Agenda Consulta

Cárie dentária: remoção seletiva do tecido cariado – Vale a pena? Do que se trata?

Blog Agenda Consulta Entenda o que é cárie, qual a importância de tratar e saiba mais sobre a remoção seletiva do tecido cariado.
Cárie dentária: remoção seletiva do tecido cariado – Vale a pena? Do que se trata?

Publicado em: 28 de julho de 2022

Última atualização em: 28 de julho de 2022

A cárie dentária é um problema grave que pode afetar muitas pessoas. Inclusive, estima-se que mais da metade dos brasileiros tenham problemas com cáries. Afinal, trata-se de um problema comum e nem por isso é menos importante. Afinal, quando algo se torna comum, é normal que haja a banalização do quadro.

Neste artigo da Agenda Consulta, você vai entender como a cárie dentária pode ser um problema e como a remoção seletiva, que é uma forma de tratamento, pode agir para conter a situação. Continue lendo.

O que é a cárie dentária

Muita gente ouve falar sobre as cáries nos dentes, só que nem sempre há um esclarecimento correto sobre o que é, de fato, a cárie. E por isso, entender melhor sobre o assunto vai te ajudar não só a perceber a importância de tratar. Mas também, a importância de cuidar e prevenir!

De maneira geral, a cárie é um problema nos dentes causado por uma bactéria que se alimenta da sacarose. Isto é, o açúcar. Logo, pessoas que consomem muito açúcar durante o dia e não fazem a higienização adequada da boca, tendem a ter mais chances de desenvolver cáries.

Algumas das bactérias que estão presentes na nossa boca vão se alimentar da sacarose (restos de açúcar) nos dentes e, com o tempo, vai se abrir um buraco na estrutura do dente e ele pode cair. Além de dores e até quadros de internação. Afinal, estamos falando de uma ação bacteriana e, você sabe: elas são invisíveis a olho nú, mas podem fazer um estrago no nosso organismo.

cárie dentária

Por que a cárie dentária é tão prejudicial

A cárie dentária é muito prejudicial por inúmeras razões diferentes. Mas principalmente pelo fato de que, se não houver um tratamento, o paciente pode perder os dentes e até ir parar na UTI por complicações em uma infecção mais grave!

Isto é, fazer o tratamento adequado e prevenir as ações bacterianas nos dentes é muito importante para manter a saúde bucal em dia. Já que os tratamentos são invasivos, dolorosos e muitas vezes caros.

Portanto, mesmo que seja um problema comum na sociedade brasileira, é possível travar a doença com higienização e informação. A sacarose não precisa ficar exposta nos dentes para que as bactérias se alimentem delas.

E no caso de contrair cáries, o que se deve fazer? Um tratamento possível é a remoção seletiva do tecido cariado. 

A seguir, entenda como acontece.

Leia mais sobre: Tratamento de canal: o que é, quando é indicado e muito mais

É seguro fazer a remoção seletiva do tecido cariado?

Esse é um dos tratamentos possíveis para as cáries. Em alguns casos (casos mais graves) a remoção do dente acontece, pois ele corre o risco de cair sozinho. No entanto, para o tratamento de remoção seletiva, o que se faz é tirar apenas uma “parte” do dente: a parte que está cariada.

Muitos estudos ainda estão sendo desenvolvidos acerca desse tipo de tratamento, já que é uma forma de não invadir tanto o dente e deixá-lo se regenerar sozinho, além de eliminar o problema.

No entanto, é fundamental buscar um dentista especialista e assim obter informações e recomendações. Conte com a Agenda Consulta para buscar o seu dentista!

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.