Agenda Consulta

Como aliviar a dor de dente

Blog Agenda Consulta A melhor maneira de lidar com uma dor de dente é evitá-la em primeiro lugar
Como aliviar a dor de dente

Publicado em: 30 de novembro de 2022

Última atualização em: 30 de novembro de 2022

Desesperado por um remédio temporário para dor de dente? Se a sua dor de dente não for causada por um problema subjacente grave ou se você estiver aguardando uma consulta odontológica, poderá obter alívio da dor de dente com medicamentos de venda livre, compressas frias e outros tratamentos caseiros. 

Continue lendo para obter mais remédios caseiros para dor de dente.

Leia também: Como curar a dor de dente em 5 segundos?

Remédios caseiros para dor de dente

1. Aplique uma compressa fria.

Em geral, existem duas maneiras de parar ou atenuar a dor de dente. O primeiro envolve a redução da inflamação, enquanto o segundo se concentra na interrupção dos sinais da lesão no cérebro. 

Você pode atingir o primeiro objetivo aplicando uma compressa fria ou um saco de vegetais congelados na lateral do rosto por 20 minutos de cada vez. 

Apenas certifique-se de usar um pedaço de pano como proteção, para não danificar sua pele acidentalmente. Isso pode ajudar a aliviar o desconforto, atenuando a dor e reduzindo o inchaço.

2. Tome um anti-inflamatório.

Você também pode reduzir o inchaço e os sinais de dor contundente tomando um medicamento anti-inflamatório, como o ibuprofeno. Se você tomar ibuprofeno, tente continuar tomando a medicação a cada poucas horas, de acordo com o rótulo do produto. 

Evite tomar o medicamento uma vez e depois parar quando sentir alívio, ou é provável que a dor e a inflamação voltem. Se você não tiver ibuprofeno, pode tomar paracetamol; no entanto, embora isso ajude com a dor, não é um medicamento anti-inflamatório.

3. Enxágue com água salgada.

Além de compressas frias e medicamentos de venda livre, existem algumas maneiras naturais de parar uma dor de dente. Você pode limpar infecções e promover alívio temporário da dor enxaguando a boca com água morna e sal. 

Tratar uma dor de dente com água salgada também pode ajudar a curar feridas orais e reduzir a inflamação. Apenas certifique-se de não engolir a água salgada enquanto enxagua.

4. Use uma compressa quente.

Você pode reduzir o desconforto aplicando uma compressa quente na lateral da mandíbula. Se você não tiver uma bolsa quente, pode fazer uma enchendo uma meia limpa com arroz e amarrando uma das pontas. 

Em seguida, coloque a meia cheia de arroz no micro-ondas e aqueça por alguns minutos. O calor da embalagem ajudará a interromper os sinais de dor da boca para o cérebro.

5. Tente acupressão.

Algumas pesquisas sugerem que a acupressão pode reduzir a dor de dente, fazendo com que o corpo libere endorfinas. Existem pontos-chave específicos no corpo que se acredita estarem associados ao desconforto oral. 

Se você quiser experimentar a acupressão, considere pesquisar recursos respeitáveis ​​na Internet para obter mais informações sobre essas áreas.

6. Use saquinhos de chá de hortelã-pimenta.

Geralmente considerados seguros, os saquinhos de chá de hortelã-pimenta têm propriedades entorpecentes leves que podem aliviar a dor oral por um curto período de tempo. 

A maioria das pessoas prefere resfriar seus saquinhos de chá no freezer por alguns minutos antes de usar. Você também pode aplicar o saquinho de chá ainda morno e esperar que esfrie. Isso pode criar uma sensação agradável que pode ajudar a distrair sua mente da dor de dente.

7. Experimente o alho.

Por milhares de anos, o alho tem sido usado por suas propriedades medicinais. Além de matar bactérias potencialmente nocivas, também pode atuar como analgésico. 

Para usar alho para dor de dente, esmague um dente para criar uma pasta pegajosa e aplique na área afetada. Alternativamente, você pode mastigar um dente de alho fresco e cuspir depois.

8. Enxágue com enxaguante bucal de goiaba.

Conhecidas por suas propriedades anti-inflamatórias, as folhas de goiabeira também possuem características antimicrobianas que podem atenuar a dor e esterilizar feridas orais. Você pode mastigar folhas frescas de goiabeira ou ferver as folhas trituradas em água para fazer um enxaguante bucal.

9. Use óleo de cravo.

Usado para tratar a dor de dente ao longo da história humana, o óleo de cravo pode reduzir a inflamação e anestesiar a dor oral. Também contém eugenol, um anti-séptico natural que pode esterilizar feridas orais.

 Para tratar uma dor de dente ou sensibilidade dentária , aplique uma pequena quantidade do óleo em uma bola de algodão limpa e aplique-a na área afetada. Você pode diluir o óleo de cravo com algumas gotas de água ou adicionar óleo transportador se parecer muito potente.

10. Experimente um antisséptico bucal caseiro de tomilho.

O tomilho tem poderosas propriedades antioxidantes e antibacterianas. Para aliviar os sintomas de dor de dente, você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de tomilho à água e fazer um enxaguante bucal.

 Você também pode diluir o óleo essencial de tomilho com algumas gotas de água limpa e adicioná-lo a uma bola de algodão. Em seguida, aplique-o na área afetada.

Como acabar com a dor de dente rapidamente

Às vezes, medicamentos de venda livre e remédios caseiros não são suficientes para acabar com a dor de dente. Quando você não tem certeza do que fazer para a dor de dente, é hora de visitar um profissional. 

Sempre que a dor de dente for demais para suportar, o atendimento odontológico de emergência é garantido. Se a dor for intensa, use a linha de atendimento de emergência do seu dentista. Caso contrário, agende um exame o mais rápido possível, para obter alívio da dor e evitar maiores complicações. 

O que esperar do dentista

Para tratar sua dor de dente, um dentista primeiro revisará seu histórico médico e realizará um exame. Ele ou ela fará perguntas específicas sobre sua dor de dente, inclusive quando começou, onde está localizada, quão severa é, o que faz com que pareça pior e o que faz com que pareça melhor. 

O dentista examinará suas gengivas, dentes e quaisquer outras áreas relevantes. Raios-X e/ou outros testes podem ser necessários para determinar a causa exata do problema.

Uma vez que o dentista determine a causa, ele irá descrever as opções de tratamento disponíveis. Para cáries, você pode precisar de um enchimento. 

Como parar uma dor de dente antes que ela comece

 Você pode reduzir o risco de problemas de saúde bucal escovando bem os dentes duas vezes ao dia e usando fio dental pelo menos uma vez. Você também deve ter uma dieta saudável, evitando alimentos e bebidas açucarados ou pegajosos. 

Você deve ter cuidado para não mastigar gelo ou itens duros que possam causar uma fratura no dente. Por fim, certifique-se de agendar limpezas e exames dentários regulares, para que você possa obter tratamento para pequenos problemas dentários antes que se tornem problemas dolorosos que exijam tratamentos caros.

Aproxime-se do seu sorriso perfeito. Marque sua próxima consulta em um local da Agenda Consulta perto de você.

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Agenda Consulta

Agenda Consulta

Economize nas suas consultas, exames, tratamentos odontológicos e medicamentos! Já ajudamos mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.