Agenda Consulta

7 dicas para otimizar e ter lucro com o seu consultório médico

Blog Agenda Consulta Os gastos são grandes e o retorno às vezes não acompanha essas cobranças. Assim, é preciso investir em mudanças para conseguir otimizar e ter lucro com seu consultório médico e começar a ganhar dinheiro.
7 dicas para otimizar e ter lucro com o seu consultório médico

Publicado em: 30 de junho de 2022

Última atualização em: 30 de junho de 2022

Você sabia que existe a possibilidade de otimizar e ter lucro com o seu consultório médico de uma forma bem mais intensa, obtendo grandes resultados?

Claro, isso não é uma tarefa simples, mas saiba que hoje é algo totalmente possível, principalmente se você seguir o caminho correto.

Primeiramente, sabemos que manter um consultório médico não é uma tarefa simples. Por mais que sempre tenham pacientes novos, a manutenção do espaço exige muita dedicação.

Os gastos são grandes e o retorno às vezes não acompanha essas cobranças. Assim, é preciso investir em mudanças para conseguir otimizar e ter lucro com seu consultório médico e começar a ganhar dinheiro.

No entanto, você sabe exatamente o que fazer?

Se a sua resposta não, fique tranquilo. Até porque, separamos algumas estratégias que vão te ajudar nesse processo e tornar sua clínica mais lucrativa em pouco tempo.

Mantenha um planejamento

O planejamento é importante na manutenção de qualquer empresa e no consultório médico isso não é diferente.

Dessa forma, esse planejamento deve ser usado para definir desde como será realizado cada procedimento até mesmo os gastos.

Planejar melhorias e os ganhos do consultório ajuda a visualizar a verdadeira situação da sua empresa. Comece analisando qual o fluxo de dinheiro que entra mensalmente e quanto é gasto com as contas.

Se essa análise mostra que deveria estar sobrando mais dinheiro, então é hora de analisar com mais detalhe os gastos.

Portanto, veja os gastos menores e recorrentes, seu dinheiro provavelmente está sendo utilizado de maneira errada.

Por fim, corte os gastos desnecessários e crie metas para cada mês, assim fica mais fácil entender a situação da clínica e como solucionar o problema.

Use tecnologias

Uma maneira muito eficiente de otimizar e ter lucro com o seu consultório médico é investindo em tecnologia. Pode parecer contraditório já que isso exige mais um gasto mensal.

No entanto, a verdade é que os sistemas de gerenciamento de clínicas ajudam a otimizar o tempo dos profissionais.

Além disso, eles ainda reduzem os problemas de agendamento, permitem consulta de agenda a distância e oferecem maior conforto aos pacientes.

O uso de aplicativos de mensagem é outra ideia muito positiva para a atração de novos clientes e também manutenção dos que já são pacientes da clínica.

Por fim, o contato é mais rápido, eficiente e pode ser feito a qualquer horário, isso agrada os clientes, aumentando o seu reconhecimento, e consequentemente, ajudando a se obter maiores resultados.

Ofereça mais opções de pagamento

Oferecer diferentes meios de pagamento e até mesmo parcelamento em casos de valores mais altos é outra grande jogada. Para otimizar e ter lucro com o seu consultório médico é preciso ser flexível.

Nesse sentido, permita que seus clientes escolham o meio de pagamento que mais lhes agrada, como por exemplo, PIX, boleto bancário, transferência e até cartão de débito ou crédito.

Além disso, aceitar planos de saúde nem sempre é vantajoso, porém, dependendo do fluxo esse tipo de parceria é sim lucrativa para seu consultório, e também essencial.

Até porque, você pode vir a perder muitos pacientes devido não ofertar a possibilidade de consultas e dentre outros procedimentos via plano de saúde.

Por isso vale a pena analisar se os ganhos com plano de saúde são uma boa opção para a sua clínica ou não. O planejamento adequado vai te ajudar a entender melhor as estratégias certas para o pagamento no seu consultório.

Invista em marketing digital

Uma maneira eficiente de otimizar e ter lucro com o seu consultório médico é através do marketing digital.

Nesse sentido, saiba que a cada dia mais as pessoas realizam buscas por médicos de diversas áreas online e isso precisa ser considerado.

Então, invista em um site profissional, com seus dados, explicando os procedimentos realizados e também seus contatos. No próprio site é interessante disponibilizar um espaço para contato. 

As redes sociais são outras ferramentas positivas, por lá é possível se aproximar dos seus clientes, aumentar sua credibilidade e ainda atrair novos clientes.

Trabalhe no pós consulta

Não adianta atrair novos clientes e não fidelizar aqueles que já fazem parte da sua carteira de clientes.

Desse modo, o contato após consulta é muito importante para otimizar e ter lucro com o seu consultório médico.

Confirme consultas, ofereça consultas de retorno e envie mensagens de agradecimento e de felicitações em datas especiais. Assim, o cliente se sente mais próximo e seu consultório permanece na lembrança para um futuro tratamento.

Simplifique o contato

Ofereça diversas opções de contato, dessa maneira o cliente fica livre para usar o meio que mais tem facilidade.

Por exemplo, ainda que o uso dos telefones fixos esteja caindo em desuso, mantenha um número de contato.

Além disso, use aplicativo de mensagem, e-mail e até mesmo redes sociais para manter a comunicação.

Claro que a resposta não precisa ser imediata, mas tente ser ágil no contato. Indique um horário para atendimento e dentro desse período tenha atenção para responder todas as mensagens recebidas.

Mantenha um padrão no atendimento

Clientes de todos os setores amam padrões, nada melhor do que voltar em um local e ser tratado com a mesma excelência do primeiro momento. 

Então, crie padrão para o atendimento telefónico, por mensagem e até mesmo presencialmente.

Você e seus colaboradores não precisam agir de maneira robotizada, a ideia aqui é evitar atendimento de má qualidade ou confusões ao longo do contato.

Ter profissionalismo e seguir as dicas apresentadas com certeza vai te ajudar a otimizar e ter lucro com o seu consultório médico.

 Considerações finais

Conhecendo essas 7 dicas para otimizar e ter lucro com o seu consultório médico, o que você está esperando para potencializar agora mesmo os resultados do seu negócio.

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.