Agenda Consulta

Dentes de leite: esperar cair ou arrancar? Entenda aqui!

Blog Agenda Consulta Entenda mais sobre os dentes de leite, cuidados e o que fazer caso eles não caiam sozinhos.
Dentes de leite: esperar cair ou arrancar? Entenda aqui!

Publicado em: 25 de julho de 2022

Última atualização em: 28 de julho de 2022

Os dentes de leite são os primeiros dentinhos de uma criança. É muito comum que, ao aparecer os primeiros dentes de leite, os pais fiquem muito felizes e a criança muito curiosa. Afinal, é algo novo que está acontecendo na região bucal e indica que a criança está crescendo.

Mas você sabe tudo sobre a fase dos dentes de leite e como acontece a troca para os dentes permanentes? Eles caem sozinhos ou devem (ou podem) ser arrancados? Neste artigo da Agenda Consulta você vai entender tudo sobre o tema. Continue lendo!

Os dentes de leite podem ser arrancados?

Os dentes de leite são fascinantes do ponto de vista biológico. Afinal, indica o desenvolvimento da criança e, logo nos seis primeiros meses, os dentinhos podem começar a aparecer. E essa jornada entre dentes de leite e dentes permanentes pode ir até os 12 anos de idade.

No entanto, quando os dentes de leite começam a ficar evidentes, começa também um processo de preparação para a arcada dentária permanente. É como se os dentes de leite fossem um “teste drive” para preparar a área e assim a boca receber os dentes permanentes.

Após um período de tempo, é comum que esses dentes começam a ficar maleáveis dentro da boca, a raíz desprende da gengiva e a queda acontece. Portanto, não há necessidade de arrancá-los, embora essa “ajudinha” possa ser dada para que o dente, de fato, caia.

O que não pode é forçar a barra. Isto é, mexer e forçar o dente de leite a cair enquanto ele ainda não estiver mole. Isso pode prejudicar o desenvolvimento dos outros dentes.

Leia mais: Dente aberto: o que é, por que ele fica assim e como cuidar.

dentes de leite

E se os dentes de leite não caírem sozinhos?

Se os dentes de leite não caírem sozinhos da boca da criança, os pais ou mesmo a criança pode dar aquela “ajudinha” para que eles caiam. Um dente de leite que já está amolecido na gengiva e que está prestes a cair, muitas vezes, precisa só de um empurrãozinho. Nesse caso, o dente pode ser removido dessa maneira.

No entanto, se os dentes de leite não estiverem se desenvolvendo para caírem de forma saudável e natural, um dentista deve ser procurado. Afinal, somente ele poderá indicar quais serão os melhores procedimentos. Cada organismo é único e não existe “regra” quanto ao desenvolvimento ou não dos dentes. 

O mais importante é não tentar arrancá-los enquanto eles ainda não estiverem “no ponto” para isso.

A importância de procurar um cirurgião dentista ainda cedo

Um cirurgião dentista não deve ser procurado apenas quando se notar um problema ou mesmo uma necessidade específica de tratamento. Isto é, você deve procurar um cirurgião dentista antes mesmo de os dentes de leite estarem na fase de cair.

Afinal, ele poderá ajudar em vários processos e análises para que os dentes cresçam saudáveis e de maneira adequada. Inclusive, observando potenciais problemas que podem vir a acontecer no futuro.

A seguir, entenda a importância do dentista em um processo de troca de dente de leite para dentes permanentes.

Leia mais: Dentadura fixa: o que é, como funciona e quanto custa

Anomalias no desenvolvimento

As anomalias no crescimento e desenvolvimento dos dentes, mandíbula, maxilar e outras partes da boca da criança podem acontecer a partir do momento em que há algo diferente no organismo. 

Por isso, o acompanhamento próximo de um cirurgião dentista é fundamental. Desta forma, ele poderá garantir determinados entendimentos e encaminhar a criança para determinados tratamentos. Isso ajuda a evitar má formação, crescimentos desalinhados e preparação inadequada para os dentes permanentes.

A partir do dente de leite que nasce o dente permanente

Para garantir a melhor saúde e desenvolvimento dos dentes permanentes, um acompanhamento dos dentes de leite é importante. Afinal, é o dente de leite que prepara a boca da criança para receber os dentes permanentes.

Se houver qualquer anomalia ou anormalidade no desenvolvimento dos dentes de leite, isso pode ser refletido, depois, nos dentes permanentes. Logo, será mais difícil de tratar e corrigir eventuais situações.

Portanto, consultar um cirurgião dentista para analisar e verificar possíveis procedimentos de prevenção de problemas é importante!

E se o dente de leite não cair sozinho?

Se o dente de leite não cair sozinho, você pode dar aquela ajudinha caso ele já esteja solto. No entanto, se ele não cair sozinho e nem ficar solto sozinho, é fundamental buscar ajuda profissional. Busque um cirurgião dentista para adequar o tratamento e buscar a melhor alternativa para que os dentes de leite sigam o seu processo natural de queda para dar lugar aos dentes naturais.

Conte com Agenda Consulta para encontrar os melhores dentistas e agende uma consulta ainda hoje!

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.