Agenda Consulta

Dentes de porcelana: Tudo o que você precisa saber

Blog Agenda Consulta Conheça os dentes de porcelana e saiba quais os cuidados essenciais com essas próteses.
Dentes de porcelana: Tudo o que você precisa saber

Publicado em: 20 de setembro de 2022

Última atualização em: 22 de setembro de 2022

Os dentes de porcelana têm sido cada vez mais procurado pelas pessoas, afinal, o acabamento costuma ser bastante interessante, aumentando a autoestima e a qualidade de vida do indivíduo.

Porém, há quem ainda tenha dúvidas sobre o procedimento e, pensando nisso, elaborados este conteúdo com tudo o que você precisa saber de mais importante sobre o dente de porcelana. Acompanhe e saiba mais!

O que é um dente de porcelana?

Dente de porcelana é a nomenclatura usada em próteses que são feitas com o material porcelana. É possível que o indivíduo não implante um dente inteiro de porcelana, mas sim, faça apenas a aplicação das chamadas “facetas” de porcelana, que recobrem o dente natural da pessoa. Isso significa que ele pode ser uma prótese total ou parcial, podemos assim dizer.

Qual o valor do dente de porcelana?

Como existe mais de um tipo de dente de porcelana, o valor irá variar de acordo com o modelo que será escolhido pelo paciente. Portanto, não existe um valor único, e os tratamentos com porcelana podem variar de R$ 1.300 a R$ 3.000 por dente. No entanto, converse com o seu dentista para que ele avalie o seu caso e verifique o melhor modelo de dente de porcelana para você.

Quanto tempo dura um dente de porcelana?

Tudo dependerá dos cuidados que são colocados em prática pelo paciente. Isto é, se você praticar bons hábitos de higiene bucal, o seu dente de porcelana, tendencialmente, durará mais.

Além disso, o uso da escova adequada também faz a diferença, pois é importante evitar produtos que sejam muito abrasivos e possam “arranhar” a porcelana.

Dessa maneira, você poderá ter uma estimativa de durabilidade de até 10 anos. Mas lembre-se: para que isso realmente aconteça, você deverá visitar regularmente o dentista, para sempre verificar a integridade da prótese e seguir as recomendações necessárias.

Quais os cuidados com os dentes de porcelana?

Um cuidado muito importante é o de não arranhar as suas facetas de porcelana, afinal, elas podem ser mais frágeis que um dente natural nesse sentido. Desse modo, evite mastigar alimentos que sejam extremamente duros, e também cuide na hora de escolher a escova e o creme dental. Prefira produtos que sejam mais “suaves” nesse sentido.

Lembre-se de também cuidar bem das suas gengivas, para não ocasionar o acúmulo de tártaro e bactérias que poderiam resultar em danos na saúde da estrutura do dente natural. Afinal, embora você tenha dentes de porcelana, os seus dentes naturais podem, ainda, sofrer com à má higiene, por exemplo.

Por fim, não se esqueça das visitas regulares ao dentista para analisar a integridade da prótese.

Como higienizar os dentes de porcelana?

Veja algumas dicas:

  • Use um creme dental sem álcool e adequado às necessidades de quem tem prótese de porcelana.
  • Adquira uma escova de dente macia.
  • Use o fio dental diariamente.
  • Escove os dentes sem apertar a escova contra eles, fazendo uma limpeza suave, mas eficiente.
  • Use o enxaguante bucal uma vez ao dia.

Conclusão

Os dentes de porcelana são muito bonitos e eficientes, mas exigem cuidados especiais. Visite o seu dentista regularmente e garanta a beleza dos dentes de porcelana!

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes

Como saber qual o melhor enxaguante bucal?

Canal dentário: 8 informações que você precisa saber

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.