Agenda Consulta

10 remédios para aliviar a dor de dente

Blog Agenda Consulta Conheça algumas opções de remédios para dor de dente.
10 remédios para aliviar a dor de dente

Publicado em: 05 de outubro de 2022

Última atualização em: 05 de outubro de 2022

Os remédios para aliviar a dor de dente vendido sem receita podem ser consumidos desde que você leia a bula e considere sempre a recomendação do seu médico.

No caso de dores causadas por inflamação, opções como Ibuprofeno e Naproxeno são interessantes. A seguir, damos mais detalhes sobre as alternativas ideais.

10 remédios para aliviar a dor de dente

Primeiramente, listamos 6 remédios para aliviar a dor de dente e, no próximo tópico, você verá 4 opções de remédios caseiros para testar caso você não tenha nenhum medicamento para dor de dente em casa. Acompanhe-nos.

1. Dipirona

O Dipirona é um conhecido analgésico indicado para casos de dores leves e moderadas. É possível encontrá-lo na sua versão em gotas ou comprimido. Escolha a melhor opção para você e lembre-se de ler a bula para saber a quantidade ideal, de acordo com o seu peso e condições de saúde.

2. Paracetamol

O Paracetamol também é um analgésico utilizado em diversas situações de dor. No caso das dores de dente, pode ser usado em situações leves e moderadas. Também é possível encontrá-lo em forma de solução em gotas ou comprimido.

3. Ibuprofeno

O Ibuprofeno, por sua vez, pode agir tanto como um analgésico, como também como um anti-inflamatório. Isso quer dizer que além de reduzir a dor ele será responsável por oferecer um combate à inflamação que causa o incômodo.

4. Naproxeno

O Naproxeno também é um anti-inflamatório com ação analgésica, sendo ideal para dores leves e moderadas e casos de inflamação no dente ou na gengiva.

5. Antibióticos prescritos pelo médico

Quando a dor de dente é causada por alguma infecção, o médico poderá prescrever algum antibiótico específico para tratar o caso. Porém, nessas situações, apenas o profissional da saúde é quem poderá prescrever, ou seja, não é possível comprar um antibiótico sem receita.

6. Benzocaína

A Benzocaína é um tipo de anestésico local que pode ser aplicado na região dolorosa, seja em torno do dente, ou em outra região da boca. O efeito costuma ser relativamente rápido. Leia a bula para saber mais sobre a aplicação.

Veja também: Sinais de cárie no dente – Conheça quais são

Remédios caseiros

Além de investir nas opções de remédios para aliviar a dor de dente, lembre-se de que existem alternativas caseiras que podem melhorar a situação enquanto você não vai ao dentista.

Afinal, ficar se automedicando pode ser muito ruim para a sua saúde. Por isso, optar por soluções caseiras para aliviar antes da consulta pode ser um caminho mais seguro.

Conheça algumas possibilidades:

7. Bochecho com água e sal

O bochecho com água e sal pode agir na inflamação, reduzindo-a e, consequentemente, aliviando a dor de dente.

8. Cravo-da-Índia

O cravo-da-índia também pode oferecer um efeito anti-inflamatório que acalma a sensação de dor. Basta mastigá-lo ou aplicá-lo sobre a região afetada.

9. Compressa de gelo

A compressa de gelo pode fazer com que a região dolorida “adormeça” até que o dentista possa visualizar e oferece um tratamento adequado.

10. Bochecho com chá de gengibre

O chá de gengibre também é um potente anti-inflamatório. Assim, tanto o bochecho quanto a bebida em si pode ser bem interessantes e um dos bons remédios para aliviar a dor de dente.

Veja também: Prevenção E Tratamento De Câncer Bucal

Se você está com dor de dente, agende uma consulta com um especialista para que a causa do problema seja sanada. Cuidado com a automedicação!

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.