Publicado em: 17 de junho de 2022
Última atualização em: 17 de junho de 2022
Um odontograma é indispensável no dia a dia de qualquer dentista. Isso porque, por meio dele, uma série de informações podem ser acessadas, viabilizando o desenvolvimento mais adequado de uma série de tratamentos odontológicos.
Um odontograma é indispensável no dia a dia de qualquer dentista. Isso porque, por meio dele, uma série de informações podem ser acessadas, viabilizando o desenvolvimento mais adequado de uma série de tratamentos odontológicos.
Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe este texto e tire todas as suas dúvidas!
O odontograma pode ser entendido como um registro presente na documentação odontológica. Sendo assim, trata-se de um registro gráfico que representa todos os dentes e a boca de um determinado paciente.
Por meio deste documento é possível identificar os dentes, interpretando a situação da saúde do paciente e viabilizando tomadas de decisão mais assertivas durante o tratamento odontológico. Os dentes do paciente são identificados por letras, números ou pares numéricos.
Os dentes do paciente são identificados por letras, números ou pares numéricos. Tudo depende da forma que o dentista deseja identificar os dentes para, mais tarde, usar o odontograma como ferramenta de trabalho.
Esse documento digital permite que o dentista possa acessar informações importantes de uma maneira ágil e simples. Assim, otimiza-se o tempo no dia a dia da clínica.
Vale ressaltar, ainda, que no caso de crianças, o “dentograma” representa tanto a dentição primária quanto a final.
O odontograma é uma ferramenta de trabalho muito interessante. Por meio dele é possível que o dentista otimize o seu tempo e consiga tomar decisões mais assertivas e claras.
Isso porque esse documento pode ser usado para visualização fácil da condição do paciente; e pode também servir de suporte para uma equipe maior, na qual mais dentistas precisam ter acesso às informações do paciente.
Outro ponto relevante é que esse tipo de registro também protege o dentista contra processos de má fé, por exemplo. Isso porque o documento é uma prova da condição dentária do paciente, bem como dos resultados obtidos por meio do tratamento prescrito.
Além disso, podemos dizer que esse documento também faz parte do histórico clínico do paciente, uma vez que todos os tratamentos estarão ali descritos, detalhadamente.
Com esse detalhamento, os futuros profissionais que irão atender o paciente terão uma visão geral de tudo o que já foi feito quanto às intervenções odontológicas.
Além de que se torna viável saber mais sobre as condições de saúde bucal do sujeito, viabilizando a prescrição de tratamentos mais alinhados à realidade do paciente.
Sendo assim, os benefícios do odontograma não se resumem apenas à otimização de tempo e a melhora na prática do dentista. Mas sim, também desliza para a própria saúde do paciente, que terá um histórico claro de suas condições e este terá um peso importante nos seus cuidados futuros com a saúde bucal.
Resumidamente, ambos os lados ganham: o paciente e o dentista. Por isso, justamente, que esse documento é tão importante na prática clínica.
Vale ressaltar que não existe uma única técnica que deve ser colocada em prática na hora de preencher o odontograma. Porém, alguns detalhes técnicos precisam ser levados em conta se você quiser fazer o preenchimento da melhor forma possível.
Afinal, se você não preencher seguindo um padrão, pode fazer com que outros profissionais não compreendam a descrição feita no documento. Por isso, separamos algumas dicas que podem ser úteis, apenas para você ter uma visão inicial de como se usa um odontograma:
Perceba que o preenchimento é bastante simples. Tudo o que você precisa levar em conta é a “legenda” de cada processo que você pode fazer (isto é, leve em conta o significado da cor escolhida para pintar o dente).
Assim, a organização do seu documento será bem efetiva.
Lembre-se ainda de que cada sistema de odontograma costuma apresentar mais detalhes sobre o preenchimento. Nossos exemplos acima visam lhe auxiliar em um melhor entendimento sobre esse processo. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco para que possamos auxiliar melhor a sua situação!
Você sabia que, basicamente, existem dois tipos de odontogramas? Saiba mais sobre cada um deles:
Cabe ao dentista escolher o melhor tipo de odontograma para o seu trabalho, visando uma visualização mais clara e assertiva da boca do paciente em questão. Vale fazer o teste dos dois modelos para analisar qual tipo de documento é mais interessante para você, profissional dentista.
Aqui na Agenda Consulta você pode usufruir de uma ferramenta de gestão completa para a sua clínica odontológica. Dentro dessa ferramenta também oferecemos a funcionalidade de você ter um odontograma completo dos seus pacientes, com o intuito de melhorar ainda mais o seu atendimento e prestação de serviços.
Otimize o tempo da sua clínica e eleve os seus resultados investindo em um sistema completo para o seu negócio! Nosso intuito é descomplicar o seu dia a dia na clínica, sempre focando no seu crescimento e desenvolvimento.
Para saber mais, entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas! Estamos sempre à disposição para lhe ajudar.