Agenda Consulta

Quanto tempo demora um tratamento com aparelho ortodôntico?

Blog Agenda Consulta Meus pacientes costumam fazer essa pergunta durante a consulta inicial. Os adultos estão especialmente preocupados com a quantidade de tempo que precisam para usar aparelho.
Quanto tempo demora um tratamento com aparelho ortodôntico?

Publicado em: 17 de janeiro de 2023

Última atualização em: 12 de maio de 2023

Em média, leva cerca de 24 meses para concluir um tratamento ortodôntico. Alguns pacientes requerem menos de 12 meses, mas também há pacientes que requerem até 3 anos de tratamento antes que seus dentes atinjam a posição desejada.

A ortodontia não é uma solução única e a boca de cada paciente é única. Assim, embora eu não possa lhe dizer com certeza a duração exata do tratamento para o seu caso específico, posso explicar a você os fatores que influenciam a quantidade de tempo que você precisará usar aparelho dentário.

Veja também: Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

  1. Tipo de tratamento

Os pacientes que necessitam de tratamento ortodôntico agora têm várias opções. Existem aparelhos metálicos convencionais, aparelhos cerâmicos e aparelhos transparentes. As braçadeiras metálicas são feitas de aço inoxidável, tornando este sistema muito forte e robusto. Por outro lado, os aparelhos de cerâmica e os alinhadores transparentes são mais bonitos do que os de metal.

Veja também: Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

  1. Era

Pacientes jovens (adolescentes e crianças) tendem a obter resultados mais rapidamente do que os adultos porque seus maxilares ainda estão crescendo, facilitando a manipulação dos dentes. Isso não significa que todos os adultos precisam usar aparelho por dois anos ou mais. Existem outros fatores que afetam a duração do tratamento.

Veja também: Biologia dos dentes: Entenda mais sobre esse assunto!

  1. Gravidade do Caso

Outro fator crucial é a gravidade do seu problema ortodôntico. O espaçamento/aglomeração leve pode ser corrigido em um ano ou menos, enquanto os casos graves podem levar muito mais tempo.

  1. Conformidade do paciente

Um paciente ortodôntico precisa seguir todas as instruções fornecidas por seu ortodontista para garantir um tratamento bem-sucedido. Isso inclui manter uma higiene bucal adequada, manter suas consultas odontológicas e usar seu aparelho ortodôntico conforme as instruções.

A única maneira de determinar por quanto tempo você precisará de tratamento ortodôntico é consultar um ortodontista. Tiraremos fotos e radiografias de sua boca e criaremos um plano de tratamento personalizado para você. Também discutiremos opções aceleradas para que você tenha o sorriso que sempre desejou no menor tempo possível.

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Agenda Consulta

Agenda Consulta

Economize nas suas consultas, exames, tratamentos odontológicos e medicamentos! Já ajudamos mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.