Publicado em: 16 de maio de 2020
Última atualização em: 04 de novembro de 2022
Marcar uma consulta online se tornou uma realidade ainda mais forte recentemente. Porém, como sabemos, grande parte da população brasileira não tem acesso à planos de saúde e acreditam que o sistema de saúde público é bem precário, o que de fato é uma verdade. Porém, esses motivos não podem impedir que qualquer pessoa tenha acesso à saúde de qualidade e barata.
Dessa forma, o Agenda Consulta entra em ação para garantir que seja possível pagar um valor mais baixo e ter acesso à uma rede de saúde de qualidade sem depender de plano de saúde e muito menos do SUS. O que é ainda melhor nessa história é que além de marcar consulta online, é possível ter acesso à telemedicina.
A telemedicina, embora ainda seja pouco difundida no Brasil, é uma área da saúde que vem crescendo muito, principalmente pela possibilidade de levar saúde para lugares remotos, onde muitos médicos não querem ir.
Ela é definida como uma área da saúde que oferece suporte e diagnósticos de forma remota, ou seja, de modo online, sem a necessidade de locomoção do paciente para ir até o consultório ou clínica. Para que seja realizada de modo eficiente, ela conta com um forte apoio da área de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Apesar de ser feita a distância, a telemedicina permite que sejam realizadas interpretações de exames e emissões de laudos médicos, tudo de forma a distância.
Vale destacar que a telemedicina é legalizada e possui definição no Conselho Federal de Medicina, onde na Resolução CFM nº1.64/2002, define que essa modalidade de medicina faz uso de recursos tecnológicos para prestar assistência, educação e pesquisa em saúde.
A telemedicina é uma consulta que conta com um grande apoio de tecnologia. Ela funciona por meio de uma combinação de equipamentos digitais, softwares, plataformas, internet e um médico especialista qualificado.
A telemedicina tem sido cada vez mais difundida no Brasil e no mundo como um todo. Isso se deve ao fato de que essa prática da medicina garante uma melhor otimização de uma série de processos do ramo da saúde.
Além disso, depois da pandemia, o mundo vem passando por mudanças bastante expressivas. Como por exemplo, marcar uma consulta online se tornou uma realidade ainda mais forte.
Porém, como sabemos, grande parte da população brasileira não tem acesso a planos de saúde e acreditam que o sistema de saúde público pode ser insuficiente. Porém, esses motivos não podem impedir que qualquer pessoa tenha acesso à saúde de qualidade.
Dessa forma, o Agenda Consulta entra em ação para garantir que seja possível pagar um valor mais baixo e ter acesso a uma rede de saúde de qualidade.
Tudo isso sem depender de plano de saúde e muito menos do SUS.
Mas você sabe o que é telemedicina e como ela funciona? Sabe quais são os benefícios? Acompanhe as respostas no decorrer deste texto!
A telemedicina é definida como uma área da saúde que oferece suporte e diagnósticos de forma remota, isto é, online. Assim, não há a necessidade de o paciente se locomover até o consultório ou clínica.
Para que possa desempenhar o seu papel da melhor forma, a telemedicina conta com o auxílio da área da Tecnologia da Informação e Comunicação.
Apesar de ser feita a distância, a telemedicina permite que sejam realizadas interpretações de exames e emissões de laudos médicos, tudo de forma a distância.
Vale destacar que a telemedicina é legalizada e possui definição no Conselho Federal de Medicina, onde na Resolução CFM nº1.64/2002, define que essa modalidade de medicina faz uso de recursos tecnológicos para prestar assistência, educação e pesquisa em saúde.
Além disso, embora ainda seja pouco difundida no Brasil, trata-se de uma área da saúde que vem crescendo muito, principalmente pela possibilidade de levar saúde para lugares remotos, onde muitos médicos não podem estar presencialmente.
A consulta online funciona, até certo ponto, como uma consulta presencial. A diferença está no fato de que o médico não fará nenhum exame clínico, mas sim, apenas conversará com o paciente, acessará potenciais exames que ele possa ter feito, etc.
Assim, o processo é da seguinte forma:
Claro que a telemedicina não se resume apenas à consulta a distância. Ela também está envolvida com outros pontos importantes, como por exemplo:
Outro ponto muito importante: as consultas em telemedicina não devem acontecer em casos de urgência e emergência. Nessas circunstâncias, o mais correto é buscar o atendimento em algum hospital próximo.
A telemedicina pode proporcionar uma série de benefícios, tanto para os pacientes, quanto para os próprios médicos. Conheça algumas dessas vantagens:
Uma forma rápida e barata de atingir pessoas em locais distantes. Em poucos cliques é possível agendar uma consulta, sem ter gasto com locomoção, por exemplo.
Sabemos que o mundo é cada vez mais dinâmico e exige um posicionamento “acelerado” por conta disso. Sendo assim, a telemedicina pode ser vista como um modo prático e rápido de conseguir ir em uma consulta, principalmente para quem tem a vida mais agitada.
O paciente não precisará enfrentar filas em hospitais, clínicas e consultórios. Mas sim, terá acesso à saúde de qualidade sem nem sair de casa.
Sabemos que a mobilidade pode ser um problema em algumas circunstâncias, uma vez que os pacientes podem ter dificuldades por estarem acamados. Com a telemedicina esse problema pode ser sanado.
É possível agendar consulta online e realizá-la à distância, sem tomar muito tempo.
Mais rapidez no diagnóstico de doenças, por meio de resultados mais rápidos. E sabemos que, tratando-se de cuidados com a saúde, é indispensável que algumas medidas sejam tomadas com uma certa antecedência, a fim de manter o tratamento precoce e viabilizar uma recuperação mais efetiva.
Devido à sobrecarga de hospitais e clínicas, muitas vezes o atendimento acaba sendo de baixa qualidade, pois o médico não possui um tempo hábil para acompanhar os seus pacientes.
Com a telemedicina, a quantidade de profissionais da saúde disponível é muito maior, o que eleva a qualidade do atendimento e garante um acompanhamento muito mais humanizado.
Nesse caso, todo mundo sai ganhando: o médico com melhores condições de trabalho e o paciente com um atendimento muito mais adequado às suas necessidades.
Os termos telemedicina e telessaúde são frequentemente usados como se fossem a mesma coisa, mas tecnicamente a telemedicina é um subconjunto da telessaúde. A telessaúde também inclui usos não clínicos de tecnologia de telecomunicações, como automonitoramento, educação de provedores e pacientes e gerenciamento de registros médicos.
Isso é determinado estado a estado. Por exemplo, na Califórnia e em muitos outros estados, não é necessário que a relação médico/paciente seja estabelecida pessoalmente. No entanto, uma visita pessoal prévia é um requisito no Texas.
É claro que isso depende da aplicação específica, mas, em geral, o software de telemedicina é projetado para ser tão fácil de usar quanto outros aplicativos modernos conhecidos. Pacientes e provedores com familiaridade básica com aplicativos online devem ser capazes de descobrir rapidamente como usar um aplicativo de telessaúde.
Sim, mas apenas quando é realizado através de uma plataforma encriptada que foi concebida para o efeito.
A qualidade da telemedicina como método de prestação de cuidados de saúde é confirmada por décadas de pesquisas e demonstrações. A telemedicina tem se mostrado uma forma segura, econômica e conveniente de fornecer serviços de saúde.
Há algum tempo já é possível marcar consulta online. Porém, a telemedicina, embora esteja sendo muito utilizada em todo o mundo, é pouco difundida ainda no Brasil.
Ela é uma possível alternativa para levar mais atendimentos médicos aos locais mais distantes, de forma mais barata e também segura.
Trata-se, portanto, de uma via para promoção de mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para todas as pessoas.
Compartilhe este conteúdo e ajude-nos a entregar esse conhecimento para mais pessoas! Vamos juntos democratizar o acesso à saúde de qualidade. Conte com o Agenda Consulta para isso!
Há algum tempo já é possível marcar consulta online. Porém a telemedicina, embora esteja sendo muito utilizada em todo o mundo, é pouco difundida ainda no Brasil.
Ela é uma possível alternativa para levar mais atendimentos médicos aos locais mais distantes, de forma mais barata e também segura.