Agenda Consulta

15 Estratégias para atrair mais pacientes para a sua clínica

Blog Agenda Consulta Neste conteúdo, apresentamos 15 estratégias para atrair mais pacientes para a sua clínica e assim impulsionar ainda mais os seus resultados.
15 Estratégias para atrair mais pacientes para a sua clínica

Publicado em: 17 de junho de 2022

Última atualização em: 17 de junho de 2022

Neste conteúdo, apresentamos 15 estratégias para atrair mais pacientes para a sua clínica e assim impulsionar ainda mais os seus resultados.

Afinal, um bom marketing pode fazer toda a diferença na hora de encher a agenda de contatos e fidelizar clientes, não é mesmo?

Por isso, convidamos você para ler este texto até o fim e saber mais sobre o assunto!

15 Estratégias para atrair mais pacientes para a sua clínica

As estratégias para atrair mais pacientes para a sua clínica precisam ser colocadas em prática de uma forma recorrente. Isso significa que você deve acompanhar as métricas de crescimento e sempre investir nas técnicas que vamos apresentar a seguir.

Dessa forma você eleva a sustentabilidade da sua clínica e melhora os seus resultados. Vamos adiante!

1. Trace o seu público-alvo

Se você fosse descrever o seu público-alvo hoje, como descreveria? Você sabe a idade do seu público? O gênero? Qual o estilo de vida?

Ter esse tipo de conhecimento é o primeiro passo para investir em boas estratégias para atrair mais pacientes. Portanto, defina seu público!

2. Descubra em quais redes o seu público está:

Depois de definir o seu público, procure saber mais sobre as redes que ele frequenta. Será que eles estão mais no Facebook? No Instagram? No Pinterest? Faça uma pesquisa e encontre a rede favorita do seu público.

3. Analise a linguagem mais adequada:

O seu público possui uma linguagem específica e cabe a você reconhecer isso. Será que as pessoas preferem uma linguagem formal? Mais simples ou mais complexa? Pense sobre isso.

4. Crie conteúdos que possam ajudar os seus pacientes e potenciais pacientes:

Levando em conta a linguagem selecionada, construa conteúdos que possam ajudar os seus clientes atuais e os potenciais clientes. Isso fará com que as pessoas criem um vínculo a mais com você, além de demonstrar que você tem conhecimentos sobre a sua área de atuação.

5. Tenha uma comunicação próxima, respondendo perguntas

Nas redes sociais você pode ser mais próximo das pessoas. Assim sendo, abra caixinhas de perguntas para que os potenciais pacientes possam tirar dúvidas com você, aproximando-se do seu dia a dia profissional.

6. Construa um site com mais informações sobre o seu trabalho

O seu site institucional também faz parte das estratégias para atrair mais pacientes. Sendo assim, procure criar um site completo, com detalhes sobre a sua experiência, formação, área de atuação, etc.

Tudo isso ajudará na hora de trazer mais autoridade para o seu nome, atraindo pacientes de diversos lugares.

7. Faça anúncios pagos nas redes

Os anúncios pagos são uma das principais estratégias para atrair mais pacientes. Isso porque você pode segmentar o seu público de acordo com o público-alvo que você definiu anteriormente.

Assim, torna-se viável apresentar os anúncios certos para as pessoas certas – e na melhor hora possível!

8. Faça parcerias com outros profissionais da saúde

Você também pode fazer parcerias com outros profissionais da saúde e, até mesmo, com outras clínicas.
Por exemplo, se você tem uma clínica como dentista, pode oferecer cupons de descontos para os seus pacientes que procurarem os parceiros, e vice-versa. Todo mundo sai ganhando e os resultados são promissores!

9. Invista em um pré-atendimento de qualidade – com agendamento online

O pré-atendimento pode fazer toda a diferença na hora de atrair novos pacientes. Isto é, se você não possui um bom atendimento nesse sentido, a pessoa pode desistir de se consultar com você.

Um exemplo para melhorar esse pré-atendimento é apostando em softwares de agendamento de consulta, que viabilizem um fluxo melhor nesse primeiro contato.

10. Monte eventos sobre a sua área de atuação – pode ser online!

A sua área de atuação, certamente, tem muitos conteúdos interessantes que podem ser apresentados para o público em geral.
Sendo assim, por que não montar eventos sobre assuntos que estão em alta?

Você nem precisa se preocupar em alugar algum lugar para isso. Mas sim, pode fazer um evento online, no conforto da sua casa, pelas redes sociais.
Dessa forma, você passa a ser mais conhecido e chama a atenção de potenciais novos clientes.

11. Crie um blog para alimentar os seus leads

Assim como os conteúdos nas redes sociais são excelentes para as suas estratégias para atrair mais pacientes, o conteúdo publicado em um blog também promove bons resultados.

Além disso, você pode investir em SEO, isto é, em técnicas de otimização para os motores de busca.
Dessa forma, quando algum paciente procurar no Google por um termo relacionado ao seu trabalho, chegará ao seu site e conhecerá você!

12. Aproxime-se das pessoas pelo e-mail

Dentro do seu site ou blog você pode criar campos para captar o e-mail dos potenciais pacientes, alegando que enviará conteúdo de qualidade para eles. Assim, torna-se viável enviar e-mails informativos e que aumentem a sua autoridade, aproximando as pessoas da sua clínica.

13. Ofereça serviços diferenciados

Analise quais são os tipos de serviços em saúde que as pessoas estão procurando. Se for possível alguma formação extra para oferecê-los, invista nisso!

Trabalhe o seu diferencial como uma das estratégias para atrair mais pacientes.

14. Cuide da infraestrutura e imagem da sua clínica

A infraestrutura e a imagem da sua clínica também é muito importante. Ela precisa ter uma aparência profissional e qualificada, que torne viável o aumento da autoridade e a confiança dos pacientes para com você.

Além disso, lembre-se de criar um ambiente que seja aconchegante e confortável, para assim aumentar ainda mais a qualidade do seu atendimento.

Afinal, a gente sabe que a divulgação “boca a boca” ainda é muito importante. Sendo assim, criar um ambiente de qualidade é investir em publicidade gratuita!

15. Flexibilize as formas de pagamento

Por fim, dentre as estratégias para atrair mais pacientes, foque em oferecer formas de pagamento que sejam mais flexíveis.
Dessa maneira você aumentará as chances de atender aos mais diversos tipos de pacientes, sempre visando garantir uma facilidade no pagamento.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Boa sorte no desenvolvimento da sua clínica.

 

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.