Agenda Consulta

5 consultas médicas essenciais para realizar durante o ano

Blog Agenda Consulta
5 consultas médicas essenciais para realizar durante o ano

Publicado em: 17 de março de 2020

Última atualização em: 17 de março de 2020

Tratar da saúde é muito importante para o ser humano e isso deve ser feito através de consultas médicas essenciais para cada quadro de tratamento e prevenção de doenças.

Ao realizar uma consulta com o médico é indicado verificar a pressão arterial do paciente, verificar o pulso e o funcionamento cardíaco.

Em certas situações, quando o médico verifica a necessidade pode solicitar exame de sangue e exame de esforço físico.

O cuidado com a saúde é importante para tratar e evitar o desenvolvimento de doenças, pois como diz o antigo ditado “prevenir é melhor do que remediar”, mas ter acesso a um bom tratamento e remédios eficazes prescritos pelo médico também é importante dependendo do quadro clínico.

5 Consultas médicas essenciais

 

Além de uma entrevista inicial com o paciente, o médico pode realizar diferentes tipos de avaliações que reúnem a inspeção, palpação e percussão, procedimento que permitem ao médico ver, sentir e escutar.

A seguir apresentaremos as cinco principais consultas e procedimentos mais necessários.

1 – Consulta e exame para o coração

 

Um dos tipos de consultas mais procuradas no consultório do clínico geral e do cardiologista são para tratar a saúde cardiovascular.

Ressaltamos que as patologias cardiovasculares são conhecidas como as que geram as principais causas de morte.

Para evitar risco de doenças e de morte é indicado a realização de exames cardíacos e check-up completo. O paciente poderá medir e tratar riscos de diabetes, hipertensão e avaliar as condições da região cardíaca.

Outros fatores como sedentarismo, má alimentação, uso de bebida alcoólica e fumo desregulado podem piorar o quadro do paciente.

2 – Consulta e exame de colesterol e glicemia

 

É fundamental que o paciente procure o médico para verificar o nível de gordura e açúcar no sangue, pois em caso de níveis desregulados pode ocasionar no surgimento de doenças tratáveis ou crônicas.

É indicado medir os níveis de colesterol e triglicérides para verificar se o paciente está em risco de desenvolver diabetes, por exemplo.

3 – Consulta para verificar a urina

 

Realizar o exame de urina é importante para o médico fazer a avaliação das condições fisiológicas do paciente.

A realização do exame de urina ajuda a verificar a presença de doenças como diabetes e condições dos rins.

4 – Consulta com o clínico geral para hemograma completo

 

Como relatamos anteriormente, a realização do exame de sangue é importante, mas além da diabetes e da saúde do coração pode ajudar o médico a verificar a saúde do próprio sangue e de outros regiões do organismo.

A partir de uma consulta com o clínico geral ou especialista na área, é possível tratar da leucemia, anemia, infecções, asma e alergias.

5 – Consulta com o urologista

 

Sabemos que muitos homens demoram para ir ao médico. A visita ao urologista pode ajudar na realização do exame PSA (Antígeno Prostático Específico) utilizado para verificar se existe algum risco de câncer de próstata e hipertrofia benigna.

Conclusão

 

Portanto, seja o paciente do sexo masculino ou feminino, é importante fazer check-up e exames preventivos anualmente. Existem outros tipos de consultas e exames que são essenciais e que devem ser procurados conforme a necessidade de cada paciente. O Site www.agendaconsulta.com, oferece várias especialidades de consultas e exames que atendem a necessidade de todos os tipos de pessoas.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.