Agenda Consulta

5 dicas para se proteger do Coronavírus

Blog Agenda Consulta
5 dicas para se proteger do Coronavírus

Publicado em: 11 de março de 2020

Última atualização em: 11 de março de 2020

É muito importante saber como se proteger do coronavírus, por se tratar de uma gripe emergente recém detectada na China e com grande potencial de transmissão em todo o mundo.

Estamos falando de um vírus que em dezembro de 2019 foi declarado como um novo tipo de coronavírus que, segundo investigações clínicas, surgiu no mercado de frutos do mar e de animais vivos na região de Wuhan, cidade interiorana da China.

Numa visão geral, o coronavírus possui variações estudadas desde os anos 1930.

Como se proteger do coronavírus?

 

Desde o surgimento de uma ameaça de epidemia regional e global, a OMS (Organização Mundial da Saúde) tem reunido dados e pesquisas para elevar o conhecimento a respeito desse novo coronavírus que surgiu na China.

Os esforços são para informar as populações do mundo sobre os processos de transmissão do vírus, processo de recuperação e riscos de óbitos.

A OMS tem apresentado dados para os ministérios e secretarias de saúde de cada país para que os governos conheçam mais sobre virulência, sobre os detalhes da doença e possível proporção da epidemia se espalhar pelo mundo.

Inicialmente, a proteção está ligada à higiene, ao uso de máscaras em regiões de elevada ocorrência da doença e de distribuição de material informativo, além de intensivo tratamento dos pacientes que pegaram a gripe.

Os sintomas do coronavírus

 

Segundo os médicos, especialistas e pesquisadores, os principais sintomas são febre, espirro, tosse, coriza constante e falta de ar. Em certos casos, os sintomas são parecidos com a de uma pneumonia, porém é fundamental que médicos e equipes de saúde estejam treinados para realizar o diagnóstico correto.

Dicas para se proteger

 

A seguir apresentamos cinco dicas fundamentais de como se proteger do coronavírus:

1 – Lave sempre as mãos

 

A higienização das mãos é importante principalmente com o uso de água, sabão e álcool em gel.

2 – Limite social

 

É indicado manter um metro de distância de pessoas que estejam com tosse e espirros fortes.

Sabemos que pessoas com tosse e espirro podem espalhar o vírus através de gotículas da secreção e pela própria respiração.

 3- Não toque nos olhos, nariz e boca

 

Ao espirrar, procure espirrar na região da dobra do braço ou no lenço descartável, nunca espirre nas mãos, pois o indivíduo sempre usará as mãos para tocar nas pessoas, abrir portas e usar objetos podendo espalhar o vírus.

De todo modo é importante evitar esfregar ou coçar as mucosas, seja da boca ou olhos, pois essas áreas possuem ligação direta com a corrente sanguínea.

4 – Uso de máscaras

 

As pessoas que possuem a gripe ou vivem em regiões de alto risco de virulência devem usar máscaras de proteção, porém as pessoas que estão saudáveis não devem usar máscaras sem necessidade.

5 – Procure ajuda médica

 

Em caso de febre alta e dificuldade de respirar, é importante procurar ajuda médica e atendimento rápido numa unidade de saúde.

Infelizmente as unidades de saúde no Brasil estão congestionadas de pessoas em busca de tratamento médico, esta aglomeração acaba por disseminar ainda mais a propagação do vírus.

Para não correr riscos, você agora pode contar com o Agenda Consulta, a maior plataforma online de agendamento de consultas médicas do Brasil.

Você não precisa mais sair de casa ou esperar longa horas em filas de pronto socorro ou unidades de saúde, pelo seu computador ou celular é possível agendar sua consulta, marcar exames, e ser atendido por um Profissional de saúde mais próximo de sua residência, sem aglomerações e livre dos riscos de contrair o coronavírus.

Portanto, cadastre-se agora mesmo e garanta proteção e agilidade no atendimento das pessoas que você ama!

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.