Publicado em: 03 de agosto de 2022
Última atualização em: 19 de agosto de 2022
O aparelho autoligado tem se mostrado como uma excelente opção de tratamento ortodôntico. Mais confortável do que o aparelho convencional, pode garantir bem-estar e efetividade mesmo com a ausência das conhecidas “borrachinhas” coloridas.
Quer saber mais sobre esse tipo de aparelho? Então confira o conteúdo de hoje!
O tratamento com o aparelho autoligado pode ser variável. Isso se deve ao fato de que tudo depende da posição dentária do paciente. Afinal, cada caso exige um tratamento específico.
Ao mesmo tempo, estima-se que o tempo médio seja de 2 a 3 anos de uso.
O valor do aparelho autoligado fixo também pode ser variável, dependendo do local no qual você colocar. De qualquer forma, estima-se que seja possível encontrar aparelhos a partir de R$ 500.
Além disso, é importante ter em mente que o preço da manutenção pode não estar incluído neste valor. Isto é, o preço pelo trabalho mensal do dentista (de analisar e fazer a manutenção do aparelho, visando o desenvolvimento do tratamento), não se inclui neste valor citado. Converse com o profissional para fazer um bom orçamento.
O aparelho autoligado pode apresentar algumas vantagens bem interessantes, especialmente em detrimento ao uso do aparelho comum:
Por conta dessas e outras vantagens que esse tipo de aparelho vem sendo cada vez mais utilizado e procurado.
A função do aparelho autoligado é realinhar a posição dos dentes do paciente. Esse alinhamento é feito com a ajuda de um arco preso diretamente nos braquetes, formando um conjunto autoligado.
Isto é, o arco não é separado, como acontece no aparelho convencional, e por isso não precisa das borrachinhas para ter mais “força” durante a movimentação.
Tudo isso diminui a dor durante o tratamento e oferece todas as vantagens que citamos anteriormente.
Justamente o que citamos no tópico acima: a forma como o arco se prende nos dentes.
No aparelho convencional, os braquetes são colados sobre a face do dente. Em seguida, o dentista irá posicionar o arco, passando por cada braquete. Por fim, colocará as borrachinhas que manterão o arco firme e auxiliarão nos movimentos dos dentes.
Já no aparelho autoligado isso não ocorre. Trata-se de um conjunto “inteiro”, encaixado de tal forma que o arco é preso aos braquetes, extinguindo a necessidade de usar as borrachinhas e as forças por elas aplicadas.
Viu só como esse tipo de aparelho ortodôntico pode ser bem interessante? Agende uma consulta com o seu dentista e saiba mais sobre esse tratamento incrível!
Encontre o melhor dentista perto de você acessando www.agendaconsulta.com