Publicado em: 20 de março de 2020
Última atualização em: 20 de março de 2020
As consultas mais procuradas são aquelas mais registradas no processo de agendamento de clínicas e consultórios, porém cada tipo de consulta também depende do perfil do paciente e de sua necessidade.
Quando nos referimos à periodicidade da realização de idas ao médico e de exames, devemos sempre considerar a escolha e a condição de saúde do paciente, bem como a idade e seu histórico de saúde.
Os adultos, por exemplo, devem procurar consultas com clínico geral para a realização de exames dentro de um check-up orientado pelo médico anualmente.
Por outro lado, pessoas que apresentam doenças crônicas como a hipertensão e diabetes devem visitar o médico a cada seis meses. A ida freqüente ao médico é fundamental para pessoas obesas e usuários de bebidas e cigarro.
Dessa forma, consideramos a ida ao médico e a realização de exames como essenciais para manter a saúde em dia e o bem-estar.
Segundo dados do Ministério da Saúde e de outras instituições privadas do setor, a área mais procurada pelos pacientes é a de pediatria.
Posteriormente, temos as áreas de ginecologia (incluindo a obstetrícia), a cirurgia geral, a clínica médica, anestesiologia, cardiologia e medicina do trabalho.
Outras áreas seguem entre as mais procuradas para a marcação de consultas e tratamentos, dentre elas a ortopedia, traumatologia, oftalmologia e psiquiatria. A seguir apresentamos as dez consultas mais procuradas.
A procura por um clínico geral é importante para cuidar de qualquer dor ou mal inicial na saúde percebida pelo paciente. O clínico geral pode tratar de diferentes quadros e encaminhar o paciente para outros médicos especialistas.
Geralmente, pode solicitar a realização do Exame PSA (Antígeno Prostático Específico) para verificar se há alguma alteração no organismo através do exame de sangue.
As mulheres procuram a orientação de um ginecologista para diferentes finalidades, uma delas é a realização de preventivo, a realização de ultrassonografia e ultrassonografia de tireóide, cuja doença pode gerar queda de cabelos, sonolência e perda da saúde da pele.
Como relatamos anteriormente, a solicitação da realização do exame de sangue é fundamental para detectar doenças. Ir a um bom hematologista (médico que cuida da saúde do sangue) é importante para avaliação da saúde com uma visão geral.
A realização do hemograma completo ajuda a prevenir e tratar casos de leucemia, anemia, infecções, asmas e alergias. Também ajuda no tratamento de casos de câncer.
Além de cuidar da saúde do homem, o urologista também pode orientar tanto homens e mulheres a respeito da saúde da urina.
Nesse caso a realização do exame de urina é importante para a avaliação da condição fisiológica do paciente. Existem três tipos de exames, o tipo I, a urinocultura e o exame de urina 24 horas.
Ir ao cardiologista é importante para homens e mulheres, independente de serem fumantes ou não. Lembramos que as doenças cardiovasculares podem levar o paciente à morte, sendo importante a realização de check-up e exames cardíacos.
Problemas de saúde cardiovasculares podem estar relacionados com a falta de exercício físico, má alimentação, uso de tabaco e álcool. Depois da consulta, dependendo do perfil do paciente, o cardiologista pode solicitar a realização de eletrocardiograma, ecocardiograma e medir a pressão.
Dentre as consultas mais procuradas, marcar com o endocrinologista ou com o cardiologista é indicado para tratar o colesterol e acompanhar a glicemia.
Dessa forma, o paciente consegue monitorar o acúmulo de gordura e açúcar no sangue, assim os médicos verificação se o paciente apresenta riscos de estar propenso à diabetes.
Em caso de tratamentos mais longos, o médico solicitar acompanhar índice de colesterol, glicemia, creatinina e ácido úrico do paciente.
Depois de ir ao clínico geral, endocrinologista, cardiologista ou outro especialista, dependendo do perfil e necessidade do paciente, é indicado ir ao nutricionista verificar os hábitos alimentares e a qualidade dos alimentos ingeridos.
Ir ao dermatologista permite avaliar a saúde da pele, verificar se há indício de câncer de pele no paciente e outras doenças que podem ser tratadas.
Geralmente, o médico especialista nessa área pode solicitar exames de diagnósticos para verificar doenças e lesões na pele. Dentre os principais exames, essa área pode solicitar exames de teste de contato, biópsia, luz de Wood, teste de Tzanck, diascopia e dermatoscopia.
Atualmente, já existe a dermatoscopia digital que é indicada para prevenção do câncer de pele e utiliza a análise de uma fotografia ampliada das pintas na pele.
Pessoas com idade mais avançada ou que já possuem mais de sessenta anos podem procurar o especialista em geriatria para tratar de questões relacionadas com o avançar da idade e dessa forma ter uma melhor idade com mais saúde.
Como crescimento da população idosa no Brasil e no mundo, tem sido comum o crescimento dessa área de atuação médica.
O médico ortomolecular oferece para os seus pacientes tratamentos mais abrangentes para o corpo e para a mente, seguindo a teoria que o fortalecimento do organismo com vitaminas, proteínas e minerais podem melhorar a qualidade de vida, reforçar os tratamentos para determinadas doenças e prevenir outros males, mesmo que o paciente já esteja indo em outros especialistas, esta tem sido uma das consultas mais procuradas.
Portanto, cuidar da saúde tendo a atenção de um médico é fundamental para pessoas de todas as idades e sexo, independente do histórico e da fase de diagnóstico de determinada doença.
Além de tratar doenças, ir ao médico é indicado para prevenir doenças, melhorar o bem estar físico e mental e, sobretudo, manter a segurança do corpo livre de possíveis riscos de saúde.
As consultas mais procuradas apenas resumem as áreas médicas mais importantes e procuradas, sendo orientado que a pessoa esteja preparada para procurar outros tipos de especialistas e de exames conforme sua decisão e necessidade.