Agenda Consulta

As 10 consultas médicas mais procuradas pelos brasileiros.

Na Mídia
As 10 consultas médicas mais procuradas pelos brasileiros.

Publicado em: 20 de março de 2020

Última atualização em: 20 de março de 2020

As consultas mais procuradas são aquelas mais registradas no processo de agendamento de clínicas e consultórios, porém cada tipo de consulta também depende do perfil do paciente e de sua necessidade.

Quando nos referimos à periodicidade da realização de idas ao médico e de exames, devemos sempre considerar a escolha e a condição de saúde do paciente, bem como a idade e seu histórico de saúde.

Os adultos, por exemplo, devem procurar consultas com clínico geral para a realização de exames dentro de um check-up orientado pelo médico anualmente.

Por outro lado, pessoas que apresentam doenças crônicas como a hipertensão e diabetes devem visitar o médico a cada seis meses. A ida freqüente ao médico é fundamental para pessoas obesas e usuários de bebidas e cigarro.

Dessa forma, consideramos a ida ao médico e a realização de exames como essenciais para manter a saúde em dia e o bem-estar.

As consultas mais procuradas

 

Segundo dados do Ministério da Saúde e de outras instituições privadas do setor, a área mais procurada pelos pacientes é a de pediatria.

Posteriormente, temos as áreas de ginecologia (incluindo a obstetrícia), a cirurgia geral, a clínica médica, anestesiologia, cardiologia e medicina do trabalho.

Outras áreas seguem entre as mais procuradas para a marcação de consultas e tratamentos, dentre elas a ortopedia, traumatologia, oftalmologia e psiquiatria. A seguir apresentamos as dez consultas mais procuradas.

1 – Consulta com clínico geral e exame PSA

 

A procura por um clínico geral é importante para cuidar de qualquer dor ou mal inicial na saúde percebida pelo paciente. O clínico geral pode tratar de diferentes quadros e encaminhar o paciente para outros médicos especialistas.

Geralmente, pode solicitar a realização do Exame PSA (Antígeno Prostático Específico) para verificar se há alguma alteração no organismo através do exame de sangue.

2 – Consulta no ginecologista com exame de ultrassonografia

 

As mulheres procuram a orientação de um ginecologista para diferentes finalidades, uma delas é a realização de preventivo, a realização de ultrassonografia e ultrassonografia de tireóide, cuja doença pode gerar queda de cabelos, sonolência e perda da saúde da pele.

3 – Consulta no hematologista

 

Como relatamos anteriormente, a solicitação da realização do exame de sangue é fundamental para detectar doenças. Ir a um bom hematologista (médico que cuida da saúde do sangue) é importante para avaliação da saúde com uma visão geral.

A realização do hemograma completo ajuda a prevenir e tratar casos de leucemia, anemia, infecções, asmas e alergias. Também ajuda no tratamento de casos de câncer.

4 – Consulta com o urologista

 

Além de cuidar da saúde do homem, o urologista também pode orientar tanto homens e mulheres a respeito da saúde da urina.

Nesse caso a realização do exame de urina é importante para a avaliação da condição fisiológica do paciente. Existem três tipos de exames, o tipo I, a urinocultura e o exame de urina 24 horas.

5 – Consulta com o cardiologista e exame do coração

 

Ir ao cardiologista é importante para homens e mulheres, independente de serem fumantes ou não. Lembramos que as doenças cardiovasculares podem levar o paciente à morte, sendo importante a realização de check-up e exames cardíacos.

Problemas de saúde cardiovasculares podem estar relacionados com a falta de exercício físico, má alimentação, uso de tabaco e álcool. Depois da consulta, dependendo do perfil do paciente, o cardiologista pode solicitar a realização de eletrocardiograma, ecocardiograma e medir a pressão.

6 – Ir ao endocrinologista para tratar o colesterol

 

Dentre as consultas mais procuradas, marcar com o endocrinologista ou com o cardiologista é indicado para tratar o colesterol e acompanhar a glicemia.

Dessa forma, o paciente consegue monitorar o acúmulo de gordura e açúcar no sangue, assim os médicos verificação se o paciente apresenta riscos de estar propenso à diabetes.

Em caso de tratamentos mais longos, o médico solicitar acompanhar índice de colesterol, glicemia, creatinina e ácido úrico do paciente.

7 – Consulta com o nutricionista

 

Depois de ir ao clínico geral, endocrinologista, cardiologista ou outro especialista, dependendo do perfil e necessidade do paciente, é indicado ir ao nutricionista verificar os hábitos alimentares e a qualidade dos alimentos ingeridos.

8 – Consulta com o dermatologista

 

Ir ao dermatologista permite avaliar a saúde da pele, verificar se há indício de câncer de pele no paciente e outras doenças que podem ser tratadas.

Geralmente, o médico especialista nessa área pode solicitar exames de diagnósticos para verificar doenças e lesões na pele. Dentre os principais exames, essa área pode solicitar exames de teste de contato, biópsia, luz de Wood, teste de Tzanck, diascopia e dermatoscopia.

Atualmente, já existe a dermatoscopia digital que é indicada para prevenção do câncer de pele e utiliza a análise de uma fotografia ampliada das pintas na pele.

9 – Consulta com o geriatra

 

Pessoas com idade mais avançada ou que já possuem mais de sessenta anos podem procurar o especialista em geriatria para tratar de questões relacionadas com o avançar da idade e dessa forma ter uma melhor idade com mais saúde.

Como crescimento da população idosa no Brasil e no mundo, tem sido comum o crescimento dessa área de atuação médica.

10 – Consulta com o ortomolecular

 

O médico ortomolecular oferece para os seus pacientes tratamentos mais abrangentes para o corpo e para a mente, seguindo a teoria que o fortalecimento do organismo com vitaminas, proteínas e minerais podem melhorar a qualidade de vida, reforçar os tratamentos para determinadas doenças e prevenir outros males, mesmo que o paciente já esteja indo em outros especialistas, esta tem sido uma das consultas mais procuradas.

Conclusão

 

Portanto, cuidar da saúde tendo a atenção de um médico é fundamental para pessoas de todas as idades e sexo, independente do histórico e da fase de diagnóstico de determinada doença.

Além de tratar doenças, ir ao médico é indicado para prevenir doenças, melhorar o bem estar físico e mental e, sobretudo, manter a segurança do corpo livre de possíveis riscos de saúde.

As consultas mais procuradas apenas resumem as áreas médicas mais importantes e procuradas, sendo orientado que a pessoa esteja preparada para procurar outros tipos de especialistas e de exames conforme sua decisão e necessidade.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.