Agenda Consulta

Ortodontia: Tudo o que você precisa saber

Na Mídia A ortodontia é uma área muito importante dentro da odontologia e que nem sempre é entendida por completo, já que há várias condições que separam ela de outras áreas.
Ortodontia: Tudo o que você precisa saber

Publicado em: 08 de julho de 2022

Última atualização em: 14 de julho de 2022

A ortodontia é uma área muito importante dentro da odontologia e que nem sempre é entendida por completo, já que há várias condições que separam ela de outras áreas. Por isso, neste artigo da Agenda Consulta, veja quando você deve procurar um ortodontista, o que eles fazem e para que serve essa área, afinal!

Continue lendo.

O que é ortodontia

A ortodontia nada mais é do que uma área dentro da odontologia. No entanto, trata-se de uma área específica para determinadas situações de tratamento que um dentista comum não interfere.

Basicamente, a função da ortodontia é fazer a correção da posição dos dentes dentro da boca de forma que eles não causem outros problemas. Muito conhecida pela correção de defeitos nas posições dos dentes, a ortodontia tem uma função muito mais profunda do que apenas estética.

Embora a ortodontia seja, sim, responsável por deixar o sorriso mais bonito, ela também auxilia no tratamento de problemas ósseos da mandíbula e até mesmo evita dores nas costas que podem ser causadas pela mastigação errada! Essa condição é chamada de Síndrome da Articulação Temporomandibular.

Assim sendo, se você está precisando de algum tratamento de odontologia, saiba que a ortodontia pode ser uma área determinante para curar determinados tipos de problemas.

Qual a função de um ortodontista?

A função de um ortodontista é, basicamente, corrigir problemas estruturais da boca. Como por exemplo, a posição dos dentes e até mesmo o estresse exagerado dos músculos na hora da mastigação.

Afinal, a mastigação errada pode estar relacionada a vários fatores e muitas vezes você nem sabe que está mastigando errado. As consequências são inúmeras, mas principalmente a dor no local e até mesmo dores em outras regiões do corpo, como nas costas.

Além disso, o ortodontista também trabalha para fazer o alinhamento dos dentes e deixar o sorriso mais bonito. Isto é, existe também uma função estética para o trabalho do ortodontista, já que o alinhamento dos dentes afeta a autoestima das pessoas.

Mas o alinhamento dos dentes não é apenas um fator estético. Afinal, os dentes posicionados de maneira errada dentro da boca podem ser mais propícios para acúmulo de bactérias e cáries. Logo, a correção feita pelo ortodontista será definitiva para evitar problemas odontológicos mais profundos.

Quais são os procedimentos de ortodontia?

Os procedimentos de ortodontia são inúmeros. Isto é, por mais que a ortodontia esteja mais ligada a fatores estéticos, saiba que não é bem por aí. Afinal, um profissional de ortodontia possui conhecimentos técnicos profundos para elaborar um tratamento que vai evitar vários outros problemas de saúde – como cáries e desgaste muscular e ósseo.

Portanto, um tratamento ortodôntico em geral pode passar por seis etapas básicas nos pacientes. Veja:

  1. Diagnóstico;
  2. Instalação do aparelho;
  3. Alinhamento;
  4. Correção;
  5. Finalização;
  6. Contenção.

Essas etapas de um tratamento ortodôntico, muitas vezes, podem durar meses e até mesmo anos. Afinal, o processo é lento, já que o objetivo é mexer diretamente na posição dos dentes dentro da boca. Logo, é preciso de calma e cuidado para que não haja movimentos errados.

Alguns pacientes podem fazer tratamentos rápidos por alguns meses. Já outros, vão ter tratamentos muito mais longos, com visitas mensais ao dentista para fazer uma análise da situação, apertar o aparelho ou mexer onde precisa ser mexido.

O resultado, em geral, será uma mordida alinhada, dentes alinhados e vários problemas evitados.

Qual é a diferença entre dentista e ortodontista?

Embora não pareça, saiba que existem diferenças entre o profissional ortodontista e dentista. Afinal, ambos possuem especializações distintas. Veja a seguir:

Dentista

Um dentista é aquele profissional que cursou odontologia e pode fazer inúmeros tipos de tratamentos bucais. Desde os relacionados à prevenção, até os relacionados à manutenção e cuidados com gengivas, mordidas e dentes.

O dentista pode não ter especializações em determinadas áreas ou pode estar cursando alguma delas. No entanto, é um profissional qualificado e formado em odontologia.

Ortodontista

Já o ortodontista é um profissional também formado em odontologia, mas com uma especialização em ortodontia. Isto é, esse profissional se especializou em determinados tipos de tratamentos e por isso ele é responsável por procedimentos ortodônticos que visa promover a organização dos dentes dentro da boca. Além disso, ele cuida também de procedimentos estéticos, alinhamento da mordida e resolução de estresse muscular causado pela mordida errada, por exemplo.

Por isso, muitas vezes, quando você agendar uma consulta com um dentista, talvez ele indique o seu caso para algum profissional parceiro que seja especialista em resolver o tipo de problema que você tem.

Afinal, cada caso é um caso e existem profissionais especializados para cada tipo de tratamento bucal. 

Quais são os tipos de ortodontia?

  • Preventiva.
  • Interceptativa.
  • Corretiva.

A seguir, entenda mais sobre cada um deles.

Preventiva

A ortodontia preventiva é aquela que trata o paciente bem como o nome já sugere. Isto é, de maneira preventiva. 

Portanto, o profissional de ortodontia que trabalha com procedimentos preventivos, vai tentar evitar ao máximo que haja extração de dentes ou mesmo outros tipos de tratamentos mais invasivos para a correção da mordida ou posição dos dentes dentro da boca.

Basicamente, o profissional vai tentar evitar que haja problemas de dentição na vida adulta, já que a prevenção deve começar ainda na fase infantil.

Interceptativa

Já a ortodontia interceptativa é aquela que visa interceptar um problema já existente. Isto é, o profissional vai trabalhar para intervir em determinada situação que esteja deixando o paciente descontente e/ou com dor. Como por exemplo, mastigação errada ou até mesmo a própria questão estética.

Corretiva

E por fim, há ainda a ortodontia corretiva. Ela é basicamente a intervenção feita com aparelho ortodôntico, que visa tratar um problema de modo que os dentes possam crescer ou se instalarem no lugar certo dentro da boca.

O aparelho pode ser tanto fixo como removível. Tudo vai depender do quadro de cada paciente, já que cada caso é um caso.

Agora que você já sabe tudo sobre ortodontia, compartilhe o artigo com mais alguém. Afinal, nem sempre essa diferença entre ambas atividades – dentista e ortodontia – é conhecida.

www.agendaconsulta.com 

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.