Publicado em: 14 de julho de 2022
Última atualização em: 14 de julho de 2022
O bruxismo é um problema que acontece na boca do indivíduo, que faz com os dentes rangerem ou se apertarem um contra o outro durante a noite de sono. Embora pareça ser algo dolorido e que precise de força, o indivíduo geralmente não percebe, já que os movimentos são involuntários.
Por isso, se você tem bruxismo ou mesmo se você desconfia que possa ter, procure um profissional de odontologia o quanto antes. Aqui na Agenda Consulta você vai encontrar inúmeras ótimas alternativas para começar um tratamento adequado!
Para entender mais sobre causas e tratamentos do bruxismo, continue lendo!
Assim como vários problemas odontológicos, o bruxismo pode ser causado por inúmeras situações do dia a dia. Ainda não há uma causa específica para o problema, já que ele está associado a quadros de ansiedade, estresse, refluxo gástrico e também problemas genéticos e hereditários.
Por isso, é muito importante que o paciente entenda algumas das principais causas e tente fazer observações. Consultar um odontologista é fundamental, já que ele poderá avaliar os dentes e assim constatar a possível condição.
Quando o dentista observar a boca do paciente, ele vai buscar enxergar o desgaste dos dentes, trincas no esmalte dentário, sensibilidade nos músculos responsáveis pela mastigação, fraturas nos dentes e demais sintomas. Esses sintomas geralmente indicam que o paciente está com bruxismo e um tratamento precisa ser iniciado o quanto antes.
Mas, como tratar o bruxismo? Entenda a seguir!
Saiba mais sobre ortodontia: Tudo o que você precisa saber!
O bruxismo é uma condição que não tem cura. Isto é, não existe um remédio que vai combater esse problema rapidamente. No entanto, existe o controle da situação para proporcionar mais qualidade de vida ao indivíduo que sofre com bruxismo.
Um dos tratamentos indicados para tratar o problema é a produção de uma placa protetora para a boca. O dentista vai recomendar que o indivíduo utilize essa placa durante o sono. Ela ficará entre os dentes e por isso o bruxismo não vai causar lesões e problemas mais graves.
Além disso, há também outros tipos de tratamentos que visam controlar o bruxismo e assim oferecer mais qualidade de vida ao paciente. Como por exemplo, a necessidade de implantes dentários ou até mesmo a correção de dentes tortos.
Tudo isso ajuda a criar uma melhor situação interna na boca do paciente e assim garantir que ele tenha um pouco mais de qualidade de vida para conviver com o bruxismo.
Vale lembrar que o bruxismo pode ser uma condição difícil de ser identificada. Portanto, o paciente deve observar eventuais sintomas que possam surgir.
Além dos já mencionados neste artigo, o paciente precisa observar:
Procure, sempre, um profissional de odontologia para te ajudar a lidar com esse problema. Conte com a Agenda Consulta para encontrar ótimos profissionais!