Agenda Consulta

Como ter uma clínica odontológica de sucesso?

Blog Agenda Consulta Para ter uma clínica odontológica de sucesso é necessário colocar em prática uma série de ações importantes e inovadoras.
Como ter uma clínica odontológica de sucesso?

Publicado em: 30 de junho de 2022

Última atualização em: 30 de junho de 2022

Neste texto, elencamos essas ações para que você comece, hoje mesmo, a dar os primeiros passos rumo ao sucesso do seu negócio. Confira!

Como ter uma clínica odontológica de sucesso?

São diversas as implementações que você pode colocar em prática para ter uma clínica odontológica de sucesso. Algumas são mais simples, enquanto outras necessitam de um pouco mais de tempo.

De qualquer forma, sabemos que você é ambicioso e deseja atingir resultados acima da média, não é mesmo?

Então confira nossas sugestões de hoje:

1. Foque no cliente e ofereça um atendimento acima da média

Por mais que esta dica possa parecer um pouco clichê, a verdade é que ela nunca perde a sua importância.

Sempre que você pensar em como melhorar a sua clínica, foque em melhorias para os seus clientes.

Será que é possível deixar o espaço mais confortável? Será que as ferramentas usadas garantem a satisfação dos clientes? Como é possível fazer com que as pessoas se sintam mais satisfeitas e à vontade?

Essas perguntas são essenciais na hora de oferecer um atendimento humanizado, acolhedor e realmente qualificado.

2. Esteja sempre implementando métodos tecnológicos

Busque se manter antenado quanto às mudanças e tendências tecnológicas do mercado da odontologia. Isto é, procure investir em tecnologia para que o seu consultório garanta um atendimento acima da média.

Esse tipo de investimento, embora possa parecer elevado no começo, aumenta a credibilidade do seu espaço, além de garantir resultados incríveis para os seus clientes.

3. Treine a sua equipe para oferecer tratamentos mais adequados

A sua equipe pode formar uma imagem positiva, bem como negativa, sobre a sua clínica. Sendo assim, investir em treinamento e desenvolvimento de equipe é um dos principais passos para ter uma clínica odontológica de sucesso.

Prepare o seu time para oferecer um atendimento de altíssima qualidade, que garanta que os clientes sempre queiram voltar e, além disso, busquem sempre indicar o seu serviço para amigos e conhecidos.

4. Organize o fluxo de agendamentos com uma agenda online

O fluxo de agendamentos também pode ser um termômetro para analisar se você tem ou não tem sucesso com a sua clínica odontológica.

Afinal, se você está tendo alguma dificuldade para manter os horários organizados, é provável que isso esteja provocando insatisfação nos seus pacientes.

Além disso, o fluxo de agendamentos garante que o faturamento do seu negócio seja mantido na medida certa.

Por exemplo, se você tem dificuldades para organizar as consultas de manutenção e de retorno, pode acabar deixando de cobrar valores de alguns tipos de consultas, bem como pode provocar equívocos na hora de cobrar outras.

Isso pode formar um gap financeiro importante, além de causar a insatisfação das pessoas que investem nos seus serviços.

5. Otimize toda a gestão da sua clínica

Gerir uma clínica não é algo simples. Por isso, investir em softwares completos e tecnológicos é uma forma de melhorar a sua gestão.

Essa melhoria pode garantir uma organização mais assertiva; um controle financeiro mais equilibrado; uma gestão de pessoas mais efetiva; e assim por diante.

Dentro de um software você pode ainda:

  • Ter uma agenda online;
  • Ter acesso às informações dos pacientes em poucos cliques;
  • Analisar as demandas da clínica de uma maneira rápida e eficiente;
  • Entre outros detalhes.

Tudo isso com base em plataformas que podem ser usadas tanto no celular, quanto no computador. 

Afinal, a tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de ter uma clínica odontológica de sucesso, não é mesmo? Usufrua do que há de melhor nela!

6. Invista no marketing do seu negócio

Para ter uma clínica odontológica de sucesso você precisa de clientes satisfeitos. Porém, para ter clientes satisfeitos é preciso, obviamente, atraí-los primeiro.

Por isso, investir no marketing do seu negócio é de suma importância para chamar a atenção do seu público-alvo. Dessa maneira você conseguirá ser visto e poderá falar um pouco mais sobre os serviços disponibilizados na sua clínica odontológica.

Uma forma de fazer o seu marketing é apostando nas mídias sociais. Você pode criar perfis nas redes em que o seu público está presente, criando conteúdos de valor e que sejam interessantes para as pessoas.

Tire dúvidas, mostre o resultado de procedimentos (com autorização dos pacientes, claro) e chame a atenção daqueles que possam ser seus potenciais clientes.

Lembre-se ainda de investir na possibilidade de anúncios pagos. Esses anúncios podem ser segmentados de acordo com o seu público e a sua região, o que aumenta as chances de você atingir as pessoas certas por meio das plataformas online.

7. Seja flexível com relação aos pagamentos

Por fim, lembre-se de ser flexível na hora de apresentar as opções de pagamento para as pessoas. Afinal, alguns procedimentos dentários podem ser um pouco mais “caros” para algumas pessoas, e estas acabam recorrendo ao cartão de crédito, por exemplo.

Por isso, oferecer flexibilidade de parcelamento no cartão, compra no débito, pagamento por pix e transferência, entre outras possibilidades, aumenta as chances de os clientes procurarem o seu estabelecimento.

Esteja sempre oferecendo facilidades para o seu público, inclusive com relação ao investimento que é feito nos tratamentos dentários.

Dessa forma você começará a fidelizar e conquistar ainda mais clientes, promovendo resultados incríveis para a sua clínica.

Conte com o Agenda Consulta para ter uma clínica odontológica de sucesso! 

Viu só como existem uma série de ações que podem ser colocadas em prática para ter uma clínica odontológica de sucesso?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a abrir a sua mente nesse sentido.

Lembre-se ainda de que você pode contar com a ferramenta do Agenda Consulta para elevar esses resultados da sua clínica.

Com o nosso suporte você poderá alavancar os seus resultados com uma gestão completa de agendamentos para a sua clínica. Tenha uma agenda online com tudo o que você precisa para impulsionar ainda mais os seus negócios!

Para saber mais, basta entrar em contato conosco. Estamos à disposição para tirar as suas dúvidas.

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.