Agenda Consulta

Consultoria Odontológica: Como funciona, benefícios e muito mais!

Blog Agenda Consulta A consultoria odontológica pode promover uma série de benefícios incríveis para a sua clínica. Embora nem todo mundo saiba como funciona essa consultoria, a verdade é que a procura por esse tipo de serviço tem aumentado.
Consultoria Odontológica: Como funciona, benefícios e muito mais!

Publicado em: 30 de junho de 2022

Última atualização em: 30 de junho de 2022

Afinal, quem não gostaria de ter a possibilidade de elevar os seus resultados com os atendimentos na clínica, não é mesmo? Sendo assim, se você quer saber mais sobre essa alternativa que pode impulsionar o seu negócio, acompanhe este conteúdo até o fim!

O que é uma consultoria odontológica?

Uma consultoria odontológica nada mais é do que uma consultoria feita por um profissional experiente, com o objetivo de apresentar a você, profissional dentista ou dono de uma clínica, os melhores caminhos para desenvolver o seu negócio.

O consultor, que possui muito conhecimento teórico e prático sobre o mercado odontológico, poderá lhe ajudar a entender melhor algumas áreas da sua empresa. Assim, ele poderá auxiliar na produtividade, gestão financeira, marketing digital, divulgação do negócio, otimização de tempo, etc.

Assim, podemos dizer, de forma sucinta, que um consultor é como se fosse um verdadeiro professor: ele lhe apresentará ferramentas e métodos que podem facilitar o dia a dia na sua clínica odontológica, elevando ainda mais os seus resultados.

Dessa forma, ele auxilia na resolução de problemas e gaps existentes na clínica, visando o desenvolvimento e crescimento do seu negócio.

Como funciona uma consultoria odontológica?

O consultor contratado terá a liberdade de analisar os processos atuais da sua clínica. Nesta etapa, ele poderá fazer uma espécie de “diagnóstico” do seu negócio, encontrando pontos que exigem mais atenção e fatores que podem ser ainda mais bem desenvolvidos.

A partir dessa análise, o consultor marcará algumas reuniões para apresentar quais ferramentas, métodos e ações podem ser colocados em prática no dia a dia da clínica, apresentando um passo a passo para lidar com os problemas encontrados.

Além disso, esse consultor será responsável por auxiliar a sua clínica durante a implementação das mudanças. Isto é, ele não apenas apresentará caminhos promissores, como também estará ao seu lado durante os passos iniciais rumo ao sucesso.

Quais os benefícios da consultoria odontológica?

Os benefícios de uma consultoria odontológica são inúmeros, e você já deve ter percebido isso ao longo do nosso conteúdo, não é mesmo?

De qualquer forma, para lhe ajudar a compreender melhor o assunto, listamos 7 vantagens de investir nesse tipo de consultoria. Continue lendo!

1. Gestão financeira mais organizada

Ao ter um plano efetivo, você terá a oportunidade de conquistar uma gestão financeira muito mais organizada para a sua clínica.

Assim, o controle de caixa, investimentos, capital de giro e orçamento para manutenção/compras estarão bem alinhados, viabilizando um controle melhor do seu fluxo financeiro.

2. Desenvolvimento de ações de relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente pode fazer toda a diferença. E esse relacionamento considera fatores como:

  • Marketing digital, com conteúdos e contatos nas redes sociais;
  • Desenvolvimento de branding, ou seja, desenvolvimento da sua marca/autoridade na sua cidade e região;
  • Atendimento ao cliente;
  • Fidelização de cliente;
  • Captura de clientes;
  • Entre outros fatores.

Por meio de uma consultoria odontológica você receberá esse tipo de amparo para garantir um relacionamento mais sadio com os seus leads.

3. Aumento da produtividade

Aumente a produtividade da sua clínica odontológica investindo em estratégias que possam gerar esse tipo de efeito.

 Assim, torna-se viável garantir um crescimento saudável para o seu negócio, abrindo mão de gargalos e atividades que podem ser delegadas – mas talvez você não tenha se dado conta.

4. Desenvolvimento de padrões de atendimento

A consultoria odontológica também ajuda você na hora de desenvolver os seus padrões de atendimento. E sabe por que isso é importante? Porque é por meio desses padrões que conseguimos desenvolver um melhor fluxo de atendimento e procedimentos.

Quando não há padrão, a ação pode acontecer de forma aleatória, atrapalhando o fluxo de atividades da sua clínica odontológica.

Sendo assim, com um consultor você poderá melhorar a eficiência e agilidade do seu atendimento.

5. Otimização de tempo e redução de custos

E por falar em melhorar a eficiência e agilidade do seu atendimento, outro ponto bastante interessante é que a consultoria odontológica pode lhe ajudar a otimizar o seu tempo como um todo.

Isso porque você aprenderá a usar métodos e ferramentas que garantam uma organização mais efetiva do seu negócio, diminuindo falhas, desperdício de tempo e, consequentemente, gastos desnecessários.

Afinal, saber administrar o tempo é um dos segredos para manter o fluxo financeiro sempre em dia, não é mesmo?

6. Crescimento saudável da clínica

A consultoria será um dos passos mais importantes da história da sua clínica. Por meio dela você poderá enxergar novos horizontes, visando um crescimento saudável, plausível, dentro dos seus limites e de acordo com as suas atribuições. 

Tudo isso sem ter que investir em métodos “mirabolantes”, por exemplo. Mas sim, investindo em estratégias reais, comprovadas e que realmente ofereçam resultados precisos.

7. Aumento de autoridade e visibilidade

Aumente a sua visibilidade e autoridade na área da odontologia com a ajuda da consultoria. Isso porque você aprenderá a criar a sua marca no mercado, impulsionando a imagem da sua clínica e captando cada vez mais clientes.

Desse modo, você poderá se tornar uma referência na sua área, de uma maneira muito efetiva.

Onde encontrar consultoria odontológica?

A Agenda Consulta pode lhe ajudar a transformar a sua clínica por meio da consultoria odontológica.

Somos especialistas no assunto e queremos oferecer a você o que há de melhor para a sua clínica decolar e se tornar uma referência na sua região.

Para saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato conosco! Estamos à disposição para tirar as suas dúvidas e lhe auxiliar nesse processo tão importante.

Conclusão

A consultoria odontológica pode ser uma excelente alternativa para quem visa crescimento e desenvolvimento. Isso porque por meio dela é possível fazer o diagnóstico do seu negócio, receber as ferramentas para lidar com os potenciais problemas e ter o auxílio na implementação dessas ferramentas.

Tudo isso com orientação e processos sob medida para o seu negócio. Dê esse passo em prol do desenvolvimento da sua clínica!

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.