Agenda Consulta

5 ferramentas do Google que todo dentista precisa conhecer

Blog Agenda Consulta O Google é uma empresa que está sempre se desenvolvendo para oferecer ferramentas e sistemas gratuitos e pagos para os usuários
5 ferramentas do Google que todo dentista precisa conhecer

Publicado em: 30 de junho de 2022

Última atualização em: 30 de junho de 2022

O Google é uma empresa que está sempre se desenvolvendo para oferecer ferramentas e sistemas gratuitos e pagos para os usuários. A busca do Google é apenas uma dessas ferramentas, já que há muitas outras disponíveis para uso prático no seu dia a dia na clínica ou até mesmo em casa para organizar a sua rotina.

Portanto, se você é dentista, veja algumas ferramentas do Google que podem te ajudar de maneira gratuita e assim construir um melhor fluxo de trabalho e gestão para o seu negócio.

Continue lendo!

Ferramentas do Google que todo dentista precisa conhecer

As ferramentas do Google são inúmeras. Hoje em dia eles têm dezenas de ferramentas pagas e gratuitas que podem te ajudar a desenvolver melhor o seu negócio com ajuda da internet. Afinal, o Google é uma empresa com foco em produtos e serviços para a web.

Mas isso não significa que o seu negócio tenha que ser, necessariamente, web. Afinal, o Google está cada vez mais entendendo as necessidades das pessoas que usam a internet e assim eles criam, regularmente, novas ferramentas para uso na vida “offline”.

Se você é dentista e quer atrair mais clientes para o seu consultório, a internet certamente poderá te ajudar, já que muitas vezes o seu negócio está a uma pesquisa de distância.

Veja algumas ferramentas do Google que podem ser muito úteis no dia a dia.

  1. Google Ads
  2. Google Meu Negócio.
  3. Pesquisa Google.
  4. Docs, Planilhas e Slides.
  5. Gmail.

A seguir, entenda mais sobre cada uma delas.

1- Google Ads

O Google Ads é uma das ferramentas mais interessantes do Google – embora não seja gratuita. No entanto, você poderá usufruir de muitos benefícios do Google Ads, já que é a ferramenta oficial de anúncios do Google.

Isto é, você poderá comprar posições no Google para posicionar o seu consultório ou mesmo a sua prestação de serviço como dentista. Basta criar campanhas, inserir a verba que você quer e então a “mágica” acontece.

Mas para manter a ferramenta ativa e funcionando de maneira inteligente, é preciso rodar anúncios por algum tempo e manter a ferramenta ativa. Só assim é que o algoritmo do Google consegue encontrar padrões de pesquisa e tornar a sua campanha cada vez mais barata ao longo do tempo. Isto é, você começa a aparecer para as pessoas certas com mais performance dentro da plataforma.

2- Google Meu Negócio

Outra ótima ferramenta do Google para dentistas é o Google Meu Negócio. Esse, por sua vez, é ainda mais voltado para negócios locais – como uma clínica de dentistas. Afinal, ele serve justamente como uma espécie de “cartão de visitas” no Google. Quando alguém pesquisa sobre a sua empresa ou sobre o que você vende, esse cartão de visitas pode aparecer lá no Google.

Para criar um Google Meu Negócio para dentistas é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é preencher as informações corretamente. Mantenha o seu quadro de informações atualizado para que o Google possa oferecer sempre o melhor resultado para quem está buscando pela sua clínica.

No Google Meu Negócio você pode inserir o site da sua clínica, informações de funcionamento, telefone a um clique, imagens e o seu cliente pode tecer comentários a respeito do seu atendimento. Esse é um excelente ambiente para atrair mais pacientes e fechar mais vendas.

Capriche no seu Google Meu Negócio!

3- Pesquisa Google

Outra ferramenta que o Google disponibiliza de maneira gratuita e que você deve explorar mais para a sua clínica, é a própria pesquisa. Isto é, a pesquisa orgânica do Google. Afinal, esse é o carro-chefe do Google e conseguir aparecer nos resultados de pesquisa é algo fantástico para o seu negócio – mas que nem sempre é considerado.

Para aparecer nas pesquisas do Google você precisa trabalhar o SEO da sua clínica de dentista. SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”. Isto é, otimização para os motores de busca.

Portanto, você deve trabalhar determinadas otimizações no seu website para que ele esteja pronto para posicionar nos resultados de pesquisa. Essa é uma maneira gratuita de aparecer no Google e você não precisa pagar Google Ads, por exemplo, para aparecer.

Aproveite a pesquisa do Google para desenvolver ainda mais o seu potencial de aparecer para as pessoas certas, no momento certo, trabalhando o SEO do seu site.

4- Docs, Planilhas e Slides

Você sabia que o Google tem um arsenal completo de ferramentas para organização e gestão? Sim, eles têm ferramentas de texto, planilhas e também slides. Essas ferramentas são ótimas para trabalhar online de maneira automatizada em documentos que podem ser compartilhados com a sua equipe inteira.

Inclusive, você pode criar planilhas de controle para a clínica e deixá-las a salvo online para acessar de qualquer lugar. Isto é, você não precisa ficar carregando o arquivo pra lá e pra cá. Basta ter acesso ao link da planilha e pronto: ela está sempre disponível para trabalhar.

Mas, onde esses arquivos ficam salvos? No Google Drive! E aqui vai uma dica extra de ferramentas do Google para dentistas: o próprio Google Drive!

Trata-se de um sistema de armazenamento de arquivos online. É como se fosse um HD externo, só que online. Você pode armazenar todos os arquivos e dados do seu computador no Drive e ter acesso a eles de onde você quiser, quando você quiser. Tão simples quanto isso.

5- Gmail

E por fim, uma das ferramentas mais utilizadas do Google: o gmail! Muitas vezes isso passa despercebido, mas o gmail é também uma ferramenta gratuita do Google que te ajuda a desenvolver o seu trabalho de maneira prática e simplificada. Não precisa ficar instalando sistemas de e-mail no seu computador. Basta acessar tudo pelo gmail.

Inclusive, o Google oferece a possibilidade de você migrar a sua conta de e-mail para algo mais profissional, com um domínio que não seja @gmail.com. Isso traz uma carinha mais profissional para o e-mail.

E você, já usa ou já conhecia essas ferramentas do Google para dentistas? Use-as para melhorar o seu sistema de gestão e tenha mais tempo para focar na sua atuação como dentista.

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.