Publicado em: 24 de outubro de 2022
Última atualização em: 24 de outubro de 2022
Está em dúvida se a labirintite pode causar AVC? Então veja este conteúdo e venha tirar todas as suas dúvidas sobre essa temática importante.
Muitas pessoas têm dúvidas se a labirintite pode causar AVC ou outros problemas de saúde que venham a ser graves. É comum pesquisas como “labirintite pode levar à morte”, “labirintite pode causar pressão alta”, entre outros.
No entanto, é importante ter em mente que a labirintite não causa AVC, porém, os sintomas de AVC podem ser confundidos com um caso de labirintite. Por isso, buscar ajuda médica é importante para sanar as dúvidas.
Do mesmo modo, a labirintite não leva à morte, mas pode influenciar comportamentos nocivos no trânsito e acidentes domésticos que ocasionam o óbito.
A pressão alta também pode apresentar sintomas parecidos com a labirintite, mas esta não causa o aumento da pressão arterial. Em caso de dúvidas, converse com o seu médico.
Veja também: O que fazer em caso de AVC
A tontura pode ser bastante intensa. Além disso, o indivíduo pode apresentar dificuldades para enxergar, falar, andar e se mover. Logo, toda a sua coordenação espacial pode ficar prejudicada, denunciando uma situação de AVC.
A labirintite nada mais é do que a inflamação do labirinto, situado na parte interna do nosso ouvido. Quando o labirinto está inflamado, o cérebro recebe informações alteradas do ambiente, ou seja, ele não consegue se localizar adequadamente, e é aí que surgem as tonturas.
Consequentemente, as tonturas podem ocasionar o aparecimento dos demais sintomas, como náusea, vômito, dificuldade para andar, entre outros.
A dor de cabeça pode ser proveniente tanto da inflamação em si, quanto da vista embaçada ou turva (tontura) provocada pelo caso de labirintite.
Considera-se uma infecção grave do labirinto, que pode ser ocasionada por vírus ou bactérias, e exige acompanhamento médico para tratar o problema e minimizar os sintomas.
Trata-se de uma doença que infecciona/inflama o labirinto, prejudicando a percepção espacial do indivíduo e levando-o a uma série de sintomas, como tontura, náuseas, vômitos, etc.
Existem diversos sintomas que podem indicar um caso de labirintite. Por exemplo, a labirintite pode causar dor de cabeça por conta do mal-estar que proporciona. No entanto, é importante ter em mente que labirintite não causa desmaio. Se você desmaiou depois de uma crise de tontura, procure imediatamente o pronto-socorro.
Da mesma forma, após uma crise de sintomas de labirintite, procure o tratamento médico para minimizar os efeitos da infecção.
Outros sintomas são:
O ideal é que a pessoa encontre uma posição que a deixe mais confortável. Porém, talvez seja viável aguardar que a crise se minimize primeiro. Para isso, sente-se em um local confortável e tente fixar o olhar em um ponto fixo, até que a tontura passe. Depois, procure auxílio médico quando estiver com menos tontura.
Por fim, considere conversar com o seu médico para encontrar a melhor posição para você dormir, tendo em vista que cada caso é um caso.
Sintomas como tontura, desmaio, náusea, dificuldade para se locomover e falar, dentre outros, podem ser bastante preocupantes. Sendo assim, se você tem dúvidas se está vivenciando sintomas de labirintite ou AVC, procure um médico para que a investigação adequada seja feita.
Labyrinthitis and vestibular neuritis. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/labyrinthitis/. Acesso em 24 out. 2022.
Labyrinthitis. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/22032-labyrinthitis. Acesso em 24 out. 2022.