Agenda Consulta

Labirintite pode causar AVC?

Blog Agenda Consulta Saiba mais sobre a labirintite.
Labirintite pode causar AVC?

Publicado em: 24 de outubro de 2022

Última atualização em: 24 de outubro de 2022

Está em dúvida se a labirintite pode causar AVC? Então veja este conteúdo e venha tirar todas as suas dúvidas sobre essa temática importante.

Labirintite pode causar AVC?

Muitas pessoas têm dúvidas se a labirintite pode causar AVC ou outros problemas de saúde que venham a ser graves. É comum pesquisas como “labirintite pode levar à morte”, “labirintite pode causar pressão alta”, entre outros.

No entanto, é importante ter em mente que a labirintite não causa AVC, porém, os sintomas de AVC podem ser confundidos com um caso de labirintite. Por isso, buscar ajuda médica é importante para sanar as dúvidas.

Do mesmo modo, a labirintite não leva à morte, mas pode influenciar comportamentos nocivos no trânsito e acidentes domésticos que ocasionam o óbito. 

A pressão alta também pode apresentar sintomas parecidos com a labirintite, mas esta não causa o aumento da pressão arterial. Em caso de dúvidas, converse com o seu médico.

Veja também: O que fazer em caso de AVC

Como é a tontura de um AVC?

A tontura pode ser bastante intensa. Além disso, o indivíduo pode apresentar dificuldades para enxergar, falar, andar e se mover. Logo, toda a sua coordenação espacial pode ficar prejudicada, denunciando uma situação de AVC.

O que a labirintite causa no cérebro?

A labirintite nada mais é do que a inflamação do labirinto, situado na parte interna do nosso ouvido. Quando o labirinto está inflamado, o cérebro recebe informações alteradas do ambiente, ou seja, ele não consegue se localizar adequadamente, e é aí que surgem as tonturas.

Consequentemente, as tonturas podem ocasionar o aparecimento dos demais sintomas, como náusea, vômito, dificuldade para andar, entre outros.

A dor de cabeça pode ser proveniente tanto da inflamação em si, quanto da vista embaçada ou turva (tontura) provocada pelo caso de labirintite.

O que é labirintite, é perigoso?

Considera-se uma infecção grave do labirinto, que pode ser ocasionada por vírus ou bactérias, e exige acompanhamento médico para tratar o problema e minimizar os sintomas.

Trata-se de uma doença que infecciona/inflama o labirinto, prejudicando a percepção espacial do indivíduo e levando-o a uma série de sintomas, como tontura, náuseas, vômitos, etc.

Quais são os piores sintomas da labirintite?

Existem diversos sintomas que podem indicar um caso de labirintite. Por exemplo, a labirintite pode causar dor de cabeça por conta do mal-estar que proporciona. No entanto, é importante ter em mente que labirintite não causa desmaio. Se você desmaiou depois de uma crise de tontura, procure imediatamente o pronto-socorro.

Da mesma forma, após uma crise de sintomas de labirintite, procure o tratamento médico para minimizar os efeitos da infecção.

Outros sintomas são:

  • Tontura.
  • Náusea.
  • Sensação de cabeça oca.
  • Mal-estar geral.
  • Zumbido no ouvido.
  • Dificuldade para enxergar.
  • Etc.

Qual a melhor posição para dormir quem tem labirintite?

O ideal é que a pessoa encontre uma posição que a deixe mais confortável. Porém, talvez seja viável aguardar que a crise se minimize primeiro. Para isso, sente-se em um local confortável e tente fixar o olhar em um ponto fixo, até que a tontura passe. Depois, procure auxílio médico quando estiver com menos tontura.

Por fim, considere conversar com o seu médico para encontrar a melhor posição para você dormir, tendo em vista que cada caso é um caso.

Conclusão

Sintomas como tontura, desmaio, náusea, dificuldade para se locomover e falar, dentre outros, podem ser bastante preocupantes. Sendo assim, se você tem dúvidas se está vivenciando sintomas de labirintite ou AVC, procure um médico para que a investigação adequada seja feita.

Referências

Labyrinthitis and vestibular neuritis. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/labyrinthitis/. Acesso em 24 out. 2022.

Labyrinthitis. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/22032-labyrinthitis. Acesso em 24 out. 2022.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.