Agenda Consulta

Marketing para Dentistas: 15 dicas que você precisa saber

Blog Agenda Consulta Ao fazer um bom marketing para dentistas, as chances de fechar mais atendimentos e vendas aumentam exponencialmente. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?
Marketing para Dentistas: 15 dicas que você precisa saber

Publicado em: 17 de junho de 2022

Última atualização em: 17 de junho de 2022

Ao fazer um bom marketing para dentistas, as chances de fechar mais atendimentos e vendas aumentam exponencialmente. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?

Por isso, neste artigo, veja algumas ideias e dicas de como fazer marketing para dentistas e comece ainda hoje a projetar a melhoria nas suas vendas.

Como fazer marketing para dentistas

  1. Comece entendendo o público-alvo.
  2. Defina uma estratégia de comunicação.
  3. Monte um website para posicionar localmente.
  4. Invista em SEO.
  5. Crie um blog.
  6. Invista em Google Ads e Facebook Ads.
  7. Trabalhe o remarketing.
  8. Use chamadas para ação nos conteúdos.
  9. Faça reaproveitamento de conteúdo.
  10. Mantenha relacionamento com os prospectos e clientes.
  11. Venda benefícios – e não apenas suas qualidades.
  12. Invista em conteúdo em vídeo.
  13. Avalie os resultados para repetir ou eliminar.
  14. Tenha foco nas ações.
  15. Respeite o código de ética.

A seguir, entenda mais sobre essas dicas e ideias.

1 – Comece entendendo o público-alvo

Entender o público-alvo é o primeiro passo para fazer marketing para dentistas. Isso porque você precisa entender com quem falar, como falar e quando falar. Saiba exatamente quem é o seu público-alvo para entender como se comunicar com ele de maneira efetiva. Não pulverize a comunicação e não queira falar com “todo mundo”.

2 – Defina uma estratégia de comunicação

Uma boa estratégia de comunicação precisa ser pensada antes mesmo de colocar a mão na massa. Afinal, comunicar certo é fundamental para fazer a sua mensagem chegar de maneira clara do “outro lado”. Crie uma estratégia de comunicação com base no seu público-alvo para que ele entenda e saiba o que você está falando.

3- Monte um website para posicionar localmente

Você tem um website? Se não tem, está na hora de começar a pensar sobre o assunto. Sabe por quê? Porque montar um website para se posicionar localmente é muito importante na estratégia de marketing para dentistas, uma vez que grande parte do seu público vai ser local.

Para posicionar o site localmente nas buscas, você precisa investir em outra frente: SEO. Entenda a seguir.

4- Invista em SEO

SEO é a otimização do site para os motores de busca, como o Google. Por isso, investir nessa frente é importantíssimo para fazer o seu site se destacar no Google e posicioná-lo nas buscas orgânicas. O SEO te ajuda a ser encontrado por pessoas que estejam procurando por dentistas na sua cidade, bairro ou proximidades.

5- Crie um blog

Dentro do website para dentista, você deve criar uma área de blog. O blog é uma fonte de tráfego muito importante para qualquer projeto de SEO, uma vez que o blog tem a capacidade de trazer tráfego de alta qualidade para dentro do site.

Com conteúdos específicos e criados para conseguir fechar mais vendas, o blog vai ajudar a conseguir leads. Dentro de uma estratégia de marketing para dentistas, o conteúdo é importantíssimo!

6- Invista em Google Ads e Facebook Ads

Além de investir em SEO para se posicionar de maneira orgânica, você também deve investir em anúncios. Seja via Google Ads ou Facebook Ads. Afinal, os anúncios podem chegar nas pessoas certas, no momento certo. Basta segmentar de maneira estratégica, além de criar anúncios criativos e que chamem atenção.

7 – Trabalhe o remarketing

Não é só do marketing para dentistas que uma estratégia se torna vencedora. É preciso investir também em remarketing! Justamente porque o remarketing é uma maneira de impactar alguém novamente por um conteúdo ou anúncio.

Por exemplo: as pessoas que visitam seu blog podem receber um anúncio no Google tempos depois, pois você pode pegá-las no remarketing.

Use chamadas para ação nos conteúdos

Não adianta criar conteúdos ou anúncios totalmente passivos. É preciso que haja um propósito claro e estratégico com as ações de marketing. E as chamadas para ação, nesse caso, devem ser levadas em consideração.

Portanto, sempre peça alguma coisa para o prospecto. Uma inscrição, um clique para chamar no WhatsApp, um e-mail, etc.

Faça reaproveitamento de conteúdo

O reaproveitamento de conteúdo é também uma maneira de fazer marketing para dentistas, além de que você pode maximizar as estratégias. Por exemplo, um conteúdo do blog pode facilmente virar um vídeo. Enquanto que um vídeo pode facilmente virar um post para Instagram. Mas sempre adapte o formato e linguagem do conteúdo para a mídia que você vai usar, ok?

Mantenha relacionamento com os prospectos e clientes

Manter o relacionamento é importantíssimo para ninguém te esquecer. Afinal, as pessoas esquecem! Por isso, estar sempre na mente delas te ajuda a fechar mais vendas no médio e longo prazo, uma vez que sempre alguém vai precisar de um dentista. E quando esse momento chegar, você será a primeira opção.

Venda benefícios – e não apenas suas qualidades

Em anúncios ou conteúdos, venda sempre benefícios do seu trabalho – e não as suas qualidades ou competências. Você pode, sim, vender qualidades. Mas em uma proporção de que os benefícios do serviço sejam mais explorados.

Por exemplo: quando a Apple vendia o iPod, eles vendiam quantas músicas o usuário poderia colocar no aparelho – e não quantos gigas de espaço o aparelho tinha.

Invista em conteúdo em vídeo

Vídeo sempre está em alta e você deve apostar nesse formato para gerar ainda mais conexão com o potencial cliente. Com um vídeo, as pessoas podem te conhecer, ouvir sua voz e perceber a sua personalidade. Isso ajuda a fechar mais serviços!

Avalie os resultados para repetir ou eliminar

Avaliar resultados é fundamental. Isto é, você precisa pegar todas as ações e medi-las para entender o que foi bem e o que foi mal. Repita o que foi bem e evite fazer o que foi mal. Testar estratégias, principalmente no digital, é importantíssimo.

Tenha foco nas ações

Não pulverize demais a sua atenção e o seu trabalho no marketing para dentistas. Isto é, tenha foco. Principalmente no começo, onde você precisa testar e medir resultados com frequência.

Respeite o código de ética

E por fim, obviamente, você deve respeitar o código de ética da sua profissão. Nunca passe por cima ou ultrapasse determinadas linhas do código de ética. Afinal, ele está lá para ser seguido, de maneira a respeitar outros profissionais e pacientes.

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.