Agenda Consulta

Planejamento Ortodôntico: Tudo o que você precisa saber

Blog Agenda Consulta Por meio desse planejamento, é possível apontar quais são as etapas do tratamento, visando apresentar um prognóstico e prazos para cada correção feita com o aparelho.
Planejamento Ortodôntico: Tudo o que você precisa saber

Publicado em: 30 de junho de 2022

Última atualização em: 30 de junho de 2022

Se você é dentista, certamente conhece o planejamento ortodôntico, ou ao menos já ouviu falar sobre ele, não é mesmo?

Porém, se você ainda tem dúvidas sobre esse plano, e quer saber mais sobre como você pode implementá-lo em sua clínica, acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro de tudo!

O que é o planejamento ortodôntico?

Em linhas gerais, um planejamento ortodôntico pode ser compreendido como um modelo, um verdadeiro passo a passo, de todo o tratamento que o paciente será submetido.

Sendo assim, trata-se de um documento bem detalhado, no qual é possível ter acesso a uma série de informações sobre o tratamento recomendado para cada caso específico, além de haver dados sobre o prazo, recomendações pós-tratamento, preços e formas de pagamento, entre outros fatores.

Dessa forma, podemos dizer que este planejamento é como um verdadeiro “manual”, que auxiliará o dentista durante todo o tratamento. Além disso, esse plano também promove mais segurança e até engajamento do paciente, pois este terá uma visão mais clara do que será feito para corrigir o seu sorriso.

Assim, podemos dizer, de forma resumida, que esse planejamento tem a função de elaborar um plano com todas as etapas que serão executadas, com foco em um objetivo específico que pode ser, por exemplo, o alinhamento dos dentes.

Qual a importância e os benefícios do planejamento ortodôntico?

O planejamento ortodôntico garante que a atuação do dentista seja muito mais assertiva. Afinal, como é montado um verdadeiro passo a passo dividido em etapas, o profissional terá uma visão mais clara do que fazer em cada fase do tratamento. 

Além disso, o dentista terá um acesso facilitado às informações referentes ao diagnóstico e prognóstico do caso. Esses dados, no dia a dia, fazem toda a diferença nas tomadas de decisão do profissional.

Logo, é possível desenvolver uma rotina mais otimizada, além de aumentar a satisfação dos pacientes.

Em paralelo a isso, o próprio paciente pode ter acesso a informações importantes sobre o tratamento e, inclusive, pode visualizar mais de uma possibilidade a ser seguida. Assim, juntamente com o dentista, a pessoa pode selecionar o tratamento que mais se adequa à rotina dela. 

Consequentemente, todo mundo fica mais satisfeito e feliz com o processo de tratamento.

Etapas do planejamento ortodôntico

O cumprimento de todas as fases estabelecidas no planejamento ortodôntico é um dos principais critérios para o sucesso do tratamento. Por isso, montá-lo adequadamente é mais do que necessário. Abaixo trouxemos alguns detalhes desse planejamento. Continue lendo.

1. Diagnóstico

O diagnóstico é a primeira etapa do planejamento. Aqui, na primeira consulta, o dentista fará uma avaliação do caso do paciente e poderá solicitar alguns exames, como de raio-x.

Assim, torna-se viável ter uma visão mais clara da situação, visando elaborar um plano que considere as singularidades e especificidades de cada caso.

Fechado o diagnóstico, o dentista pode apresentar as possibilidades de tratamento adequadas ao paciente em questão.

2. Instalação do aparelho ortodôntico escolhido

Depois que paciente e dentista selecionam o melhor tratamento para o caso, o aparelho ortodôntico é instalado. Nesta etapa, o tratamento é iniciado.

3. Alinhamento e nivelamento dos dentes

Durante o tratamento em si, o nivelamento e alinhamento dos dentes são colocados em prática. Aqui, no planejamento ortodôntico, o dentista poderá descrever um tipo de prognóstico, apontando quanto tempo o paciente terá que ficar com o aparelho para essas correções iniciais serem feitas.

4. Correções importantes

Feito o alinhamento e nivelamento, o plano ortodôntico também deverá contemplar a etapa das correções que vão além do alinhamento e nivelamento. Essas correções podem estar associadas ao fechamento de espaços, correção de mordida, e assim por diante.

O profissional deverá descrever, em seu plano, quais serão as ferramentas e estratégias usadas nesta fase – que podem ser fios de aço mais grossos, uso de elásticos, etc.

5. Finalização do tratamento

Na etapa de finalização do tratamento, o dentista deverá descrever quais serão as técnicas adotadas para garantir que os dentes cheguem em suas posições corretas, a fim de garantir um resultado promissor para o paciente.

6. Contenção dentária

Por fim, a última etapa do plano equivale ao tipo de contenção que será usada para manter a efetividade do tratamento.

Como otimizar o planejamento ortodôntico com softwares para dentistas?

Até aqui você já pôde ter acesso a diversas informações sobre o planejamento ortodôntico. Inclusive, deve ter percebido que esse tipo de plano pode ser muito interessante e benéfico para a sua clínica, não é mesmo?

Mas você sabia que é possível otimizar ainda mais esse processo? Isso mesmo!

Ao invés de investir em métodos arcaicos, fazendo esse planejamento à mão, você pode apostar em um planejamento ortodôntico feito em softwares para dentistas.

Assim, é possível ter um acesso mais fácil e rápido ao plano, viabilizando uma melhor otimização da sua rotina na clínica.

Além disso, você não terá problemas com extravios e perdas, garantindo a segurança do seu paciente nesse sentido.

Com um bom software você poderá, ainda, ter acesso a imagens em forma tridimensional, além de analisar cada detalhe da boca do paciente de uma forma mais clara e assertiva. O resultado final do tratamento, portanto, será ainda mais positivo, pois você poderá acompanhar o caso com mais cuidado e considerando detalhes que, na correria do dia a dia, poderiam passar despercebidos.

Qual o melhor software de planejamento ortodôntico?

Mas afinal, qual é o software ideal para planejamento dentário? Nós temos a solução para você.

O Agenda Consulta conta com uma infinidade de ferramentas para você usar no dia a dia do seu consultório. Dentre essas ferramentas você encontra a de planejamento ortodôntico.

Com ela você poderá descrever, detalhadamente, cada etapa do tratamento do seu paciente, otimizando a sua rotina na clínica.

Além disso, poderá anexar imagens e exames, facilitando a sua avaliação e seus estudos de caso. Um verdadeiro combo para otimizar a sua rotina.

Para saber mais sobre essa ferramenta, basta entrar em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo.

www.agendaconsulta.com 

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.