Agenda Consulta

Prótese Dentária de Silicone – Como Funciona?

Blog Agenda Consulta Saiba mais sobre a prótese dentária de silicone e tire as suas dúvidas sobre outros assuntos relacionados ao uso de próteses.
Prótese Dentária de Silicone – Como Funciona?

Publicado em: 26 de outubro de 2020

Última atualização em: 02 de agosto de 2022

A utilização de prótese dentária de silicone vem crescendo cada vez mais por ser uma alternativa indolor e muito mais confortável em substituir dentes ausentes ou até mesmo dentaduras e pontes móveis.

A ausência total ou parcial dos dentes é um problema estético que não somente pode atrapalhar a autoestima, mas também pode causar problemas de saúde com relação aos órgãos do sistema digestivo, já que  a digestão começa na boca e os dentes são essenciais para o processo.

Por conta disso, é importante que a gente cuide de nossa boca para evitar a perda de dentes, mas caso isso venha acontecer por algum motivo, realizar a sua substituição por meio de próteses dentárias é a melhor forma de resolver o problema.

Mas quanto custa em média uma prótese dentária de silicone? Como ela funciona? É realmente mais confortável? Bom, a seguir responderemos essas e outras dúvidas sobre o assunto.

Como funciona a prótese dentária de silicone

A prótese dentária de silicone é um tipo de prótese que possui material mais maleável e flexível. Ela é uma solução um pouco mais flexível para pessoas que utilizam dentaduras e ponte móvel.

Essa prótese por ser mais macia que outros modelos, se torna mais confortável, resolvendo problemas estéticos e também de mastigação.

O material utilizado nesse tipo de prótese serve para fazer a substituição das partes rígidas de uma prótese normal, pois essas partes são as que ficam em contato com a gengiva e mucosas. Sendo assim, um material mais rígido pode machucar essas áreas, por serem mais sensíveis, por isso ocorre a substituição da parte rígida na prótese de silicone.

Quanto custa uma prótese de silicone

O valor da prótese de silicone varia bastante. Ele é dado com base em toda a avaliação dentária do paciente e as suas condições de adaptação ao material da prótese.

Geralmente esse tipo de prótese possui um valor um pouco alto, por conta do seu conforto e a sua estética. Além disso, o tipo de material usado é o que mais contribui para o encarecimento da prótese dentária.

É mais confortável? – Quando o seu uso é indicado

As próteses em silicone estão sendo cada vez mais procuradas por conta do maior conforto durante a adaptação e mastigação. No entanto, o material desse tipo de prótese se mostra mais eficiente apenas em alguns casos específicos.

A prótese de silicone é eficiente no reembasamento de forma provisória da prótese total antiga durante o processo de troca. Além da indicação provisória para troca de próteses, esse tipo é muito indicado de forma imediata após uma cirurgia de instalação de implantes dentários.

Quais são os tipos de prótese dentária?

Existem diversos tipos de prótese dentária, além da de silicone. Conheça algumas opções bastante utilizadas:

  • Implante dentário: Esses implantes, feitos de titânio, substituem as raízes dos dentes, servindo como base para a prótese que será colocada em cima. É necessário aguardar a cicatrização do implante antes de utilizar a prótese. Isso porque é preciso que o implante passe pelo processo de ósseo integração.
  • Coroa dentária: Esse tipo de prótese tem como objetivo fazer o recobrimento do dente, corrigindo forma e cor. 
  • Ponte fixa: A dentadura fixa é apoiada nos dentes adjacentes, sendo formada por um ou mais dentes que funcionam como pilares. Assim, ela ocupa e preenche o espaço deixado pelos dentes comprometidos.
  • Prótese parcial removível: Este tipo de prótese é utilizada em casos nos quais a colocação de implantes não é possível. A estrutura pode ser plástica ou metálica.

É possível, ainda, encontrar outros tipos de prótese, ainda mais se considerarmos o quanto a ciência avança a cada dia e apresenta novas opções disponíveis no mercado.

O que é prótese dentária simples?

Também chamada de “prótese unitária”, a prótese simples consiste na colocação de apenas um dente artificial. Isto é, não há a necessidade de utilizar mais próteses, mas sim, coloca-se uma única opção com a função de suprir as necessidades deixadas pelo dente comprometido.

Qual a prótese dentária mais indicada?

Depende do caso. O ideal é que um profissional qualificado possa avaliar a situação do paciente, visando oferecer a ele o tratamento mais adequado.

Hoje em dia existem muitas opções de próteses dentárias, além de haver patologias, traumas e problemas bucais que merecem atenção singular.

Assim sendo, é importante ter em mente que cada caso sempre será um caso. Dessa forma, é preciso que o dentista analise o caso do paciente para que seja possível prescrever o tratamento mais adequado. 

Apenas dessa maneira é que se elevam as chances de ter bons resultados.

Qual a prótese dentária mais natural?

Atualmente, a prótese dentária de silicone é considerada uma das mais naturais. Ela promove um acabamento muito bonito, confortável e que eleva a autoestima e o bem-estar do paciente.

Por isso, inclusive, pode ser uma das melhores opções para quem quer investir em uma prótese e garantir que o resultado seja bastante satisfatório.

Converse com o seu dentista sobre essa possibilidade ou entre em contato com a nossa equipe para que possamos lhe auxiliar na sua busca pelo profissional ideal.

Como é uma prótese dentária provisória?

A prótese dentária trata-se de um dispositivo temporário que tem como objetivo reconstituir, de forma provisória e com prazo pré-estabelecido, a estética e função em dentes que estão em tratamento.

Esse tipo de prótese pode ser usado, por exemplo, durante o processo de osseointegração que acontece quando é feito algum implante no indivíduo. Assim, a função e a estética são mantidas, até que a prótese provisória seja substituída pela definitiva.

Conclusão

Antes de indicar o uso da prótese dentária de silicone é necessário que o dentista avalie o seu quadro de forma bem detalhada para saber se as suas condições orais te permitem esse tipo de prótese.

Ela pode se adaptar bem à sua boca, assim como também pode ocorrer o contrário. Por isso, é importante essa avaliação para ter a certeza de que além de confortável, sua boca irá se adaptar bem à prótese de silicone e o seu dinheiro não será jogado fora.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.