Agenda Consulta

Retração gengival: o que ninguém te conta

Blog Agenda Consulta Saiba mais sobre a retração gengival e entenda as possíveis causas e tratamentos.
Retração gengival: o que ninguém te conta

Publicado em: 15 de agosto de 2022

Última atualização em: 19 de agosto de 2022

A retração gengival, também chamada de recessão gengival e gengiva retraída, consiste, basicamente, em uma diminuição da parte da gengiva que tem a função de cobrir a raiz do dente. 

É o caso no qual a raiz do dente começa a ficar cada vez mais aparente, criando um aspecto de dente alongado, que pode prejudicar a saúde bucal e proporcionar desconfortos para o indivíduo. Saiba mais sobre esse problema e entenda os possíveis tratamentos.

Potenciais causas da retração gengival

As causas da retração gengival não são únicas, e cada caso é um caso. Isso porque questões hereditárias, hábitos de higiene e até mesmo doenças gengivais podem estar envolvidas com o problema. Conheça algumas das potenciais causas:

1. Escovar com força

Dentre os hábitos de higiene que podem causar a recessão gengival, podemos destacar a escovação com uso de força. Muitas vezes, por conta de mitos e tabus, algumas pessoas acreditam que é necessário usar muita força para escovar os dentes, mas isso não é verdade. Essa força pode ser bastante prejudicial.

2. Doenças como gengivite

Algumas doenças bucais, como a gengivite, também podem ser o estopim do problema. Isso porque as bactérias começam a se proliferar e a danificar a gengiva do indivíduo, causando a retração.

3. Trauma na gengiva – como cortes e pancadas

Se porventura você sofreu algum acidente ou teve alguma pancada/corte na gengiva, fique atento, pois esse tipo de situação também pode resultar no aparecimento da recessão gengival.

Sinais de retração gengival

Além do aspecto mais alongado do dente, existem outros sinais que podem apresentar indícios de que está acontecendo a retração gengival. Veja:

1. Mau hálito

O mau hálito pode denunciar a presença de bactérias e doenças bucais que causam a retração gengival.

2. Sensibilidade nos dentes

Com a raiz do dente mais exposta, a sensação de dor e sensibilidade pode ser aumentada, causando desconforto.

3. Bolsas gengivais

As chamadas “bolsas gengivais”, que nada mais são do que regiões da gengiva que ficam com um aspecto de “solta” e apresentam vermelhidão e inchaço, também são um dos sintomas.

Esse espaço que se cria entre o dente e a gengiva pode ocasionar a proliferação de bactérias e, consequentemente, causar a recessão gengival. 

Tratamento para retração gengival

O tratamento varia de caso a caso. Se porventura o indivíduo estiver com alguma infecção ou inflamação que cause a retração da gengiva, a doença deverá ser tratada.

Já nos casos nos quais a retração é causada pela má higiene, as mudanças de hábitos também podem combater o problema.

O ideal é que você procure um dentista para que ele avalie o seu quadro e possa prescrever as melhores recomendações.

É necessário fazer a cirurgia?

Em alguns casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária. Por meio dela o cirurgião irá “preencher” a região que sofreu com a retração gengival, usando o enxerto feito de um pedaço de gengiva retirado, normalmente, do céu da boca.

Porém, esse tipo de cirurgia só é recomendada em casos mais graves. Se você tiver dúvidas, acesse www.agendaconsulta.com e encontre um dentista de confiança para conversar e saber mais sobre o seu tratamento.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.