Publicado em: 03 de novembro de 2022
Última atualização em: 03 de novembro de 2022
Conheça 15 sintomas de problemas no coração que exigem uma consulta médica, através das principais informações sobre doenças cardiovasculares mencionadas aqui nesta página.
O coração é o músculo e é muito importante que a saúdo do coração esteja em dia. As doenças cardíacas são problemas que afetam o coração e os vasos sanguíneos, conhecidos popularmente como “problemas no coração”. É um conceito amplo que engloba uma gama de doenças que podem causar deterioração da função cardíaca.
O que é especialmente perigoso em relação às doenças cardiovasculares é que você pode ter mais de uma por vez.
Veja também: O que fazer em caso de AVC
A seguir, confira alguns dos sintomas mais comuns que estão associados a problema no coração:
1 – Sentir dificuldade para respirar quando estiver deitado
2 – Sentir dores constantes e queimação
3 – Disfunção erétil
4 – Ressecamento vaginal antes do período de menopausa
5 – Tornozelos inchados
6 – Cansaço excessivo sem razão aparente
7 – Acordar para urinar mais de uma vez à noite
8 – Náuseas constantes sem causa aparente
9 – Dores no peito e formigamento no braço esquerdo
10 – Baixa tolerância a exercícios
11 – Retenção de líquido
12 – Falta de ar ao fazer esforços
13 – Dor ou desconforto na parte superior das costas
14 – Dormência na face, pernas ou braços
15 – Dores de cabeça intensas com causa desconhecida.
O coração pode bater muito rápido, muito devagar ou irregularmente. Os sintomas de arritmia cardíaca podem incluir:
Veja também: Labirintite pode causar AVC?
Defeitos cardíacos congênitos graves geralmente são notados logo após o nascimento. Os sintomas de defeitos cardíacos congênitos em crianças podem incluir:
Defeitos cardíacos congênitos menos graves geralmente não são diagnosticados até mais tarde na infância ou durante a idade adulta. Os sintomas de defeitos cardíacos congênitos que geralmente não são imediatamente fatais incluem:
Os estágios iniciais da cardiomiopatia podem não causar sintomas perceptíveis. À medida que a condição piora, os sintomas podem incluir:
O coração tem quatro válvulas — as válvulas aórtica, mitral, pulmonar e tricúspide. Eles abrem e fecham para mover o sangue através do coração. Muitas coisas podem danificar as válvulas cardíacas. Uma válvula cardíaca pode se estreitar (estenose), vazar (regurgitação ou insuficiência) ou fechar incorretamente (prolapso).
A doença cardíaca valvular também é chamada de doença valvular cardíaca. Dependendo de qual válvula não está funcionando corretamente, os sintomas da doença valvar cardíaca geralmente incluem:
A endocardite é uma infecção que afeta as válvulas cardíacas e o revestimento interno das câmaras cardíacas e válvulas cardíacas (endocárdio). Os sintomas de endocardite podem incluir:
Procure atendimento médico de emergência se tiver estes sintomas de doença cardíaca:
Os sintomas da doença arterial coronariana podem ser diferentes para homens e mulheres. Por exemplo, os homens são mais propensos a ter dor no peito. As mulheres são mais propensas a ter outros sintomas juntamente com desconforto no peito, como falta de ar, náusea e fadiga extrema.
Os sintomas da doença arterial coronariana podem incluir:
Você pode não ser diagnosticado com doença arterial coronariana até que tenha um ataque cardíaco, angina, derrame ou insuficiência cardíaca. É importante observar os sintomas cardíacos e discutir as preocupações com o seu médico. Às vezes, a doença cardíaca (cardiovascular) pode ser encontrada precocemente com exames regulares de saúde.
Para saber se tem problemas de coração é preciso se atentar aos possíveis sintomas mencionados no tópico acima, além disso, o ideal é que procure um especialista para exame de rotina mesmo que não tenha alguns desses sintomas.
Através dos exames de rotina é possível identificar quaisquer problemas precocemente, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de recuperação. O indicado é realizar um check-up a cada 6 meses.
O primeiro passo é agendar consulta com médico cardiologista, em seguida, contar-lhe sobre os sintomas que tem causado preocupação, a fim de que o profissional realize uma avaliação e indique alguns exames de rotina ou mais específicos de acordo com as suas condições de saúde.
Alguns dos exames cardiovasculares de rotina mais comuns são:
Eletrocardiograma: Um eletrocardiograma (ECG) é um teste rápido no qual adesivos são colocados no peito, braços e pernas para medir a atividade elétrica do coração. Este teste é útil para detectar anormalidades do ritmo cardíaco.
Ecocardiograma: Um ecocardiograma é um tipo de ultrassom – semelhante ao realizado na gravidez – do interior do coração. As imagens são obtidas colocando uma sonda de ultrassom sobre o tórax, barriga e pescoço para visualizar o coração de todos os ângulos.
O primeiro ecocardiograma pode demorar muito: entre 30 e 60 minutos. Felizmente, os ecocardiogramas podem detectar quase todos os defeitos cardíacos congênitos ou problemas com o funcionamento do músculo cardíaco.
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/heart-disease/symptoms-causes/syc-20353118
https://www.medicalnewstoday.com/articles/257484