Agenda Consulta

Tratamento de canal: o que é, quando é indicado e muito mais

Blog Agenda Consulta Certamente você já deve ter ouvido falar no tratamento de canal, não é mesmo? Porém, você sabe como esse tipo de tratamento funciona?  Quer saber mais sobre essa opção de tratamento que visa diminuir desconfortos dentários e promover mais qualidade de vida para os pacientes? Então acompanhe este conteúdo e tire todas as suas dúvidas!
Tratamento de canal: o que é, quando é indicado e muito mais

Publicado em: 11 de julho de 2022

Última atualização em: 15 de julho de 2022

Certamente você já deve ter ouvido falar no tratamento de canal, não é mesmo? Porém, você sabe como esse tipo de tratamento funciona? 

Quer saber mais sobre essa opção de tratamento que visa diminuir desconfortos dentários e promover mais qualidade de vida para os pacientes? Então acompanhe este conteúdo e tire todas as suas dúvidas!

O que é o tratamento de canal?

O tratamento de canal, em suma, consiste na remoção da polpa inflamada do dente, seguido de uma higienização feita no local danificado. 

Essa polpa pode ficar inflamada quando ocorrem traumas nos dentes, bem como as cáries avançam, prejudicando a estrutura do dente e indo em direção à raiz/polpa.

O tratamento é extremamente importante, uma vez que a inflamação pode avançar, provocando o aumento da dor e do desconforto, além de colocar em risco outros pontos da saúde do sujeito. Afinal, a saúde bucal impacta o bem-estar de todo o organismo.

Quanto tempo dura o tratamento de canal?

Normalmente, a sessão de tratamento de canal tende a demorar cerca de 1 hora. Porém, com os avanços tecnológicos e a inclusão de novos métodos de tratamento, existem sessões que podem durar menos tempo, sendo ainda mais interessante para o paciente.

O que é melhor extrair o dente ou fazer canal?

Depende do caso e o ideal é conversar com um dentista. Apenas o profissional terá a expertise para avaliar a estrutura do dente e da polpa do paciente, visando encontrar a melhor solução possível.

Vale ressaltar que a extração só será solicitada em últimos casos, tendo em vista que ter todos os dentes na boca é essencial para a qualidade de vida, inclusive, para a saúde bucal como um todo. Afinal, cada dente tem a sua função e faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa.

Tratamento de canal

Tratamento de canal.

O que fazer depois do tratamento de canal?

O ideal é que você deixe o “dente de repouso”. Isto é, evite consumir alimentos que possam ser muito duros ou que provoquem grande sensibilidade.

Também leve em consideração que toda a região do dente tenderá a ficar mais sensível. Por isso, faça a higienização com gentileza e paciência.

Quanto às bebidas quentes e frias, o ideal é que você retome aos poucos, pois como mencionado, a sensibilidade pode ser maior.

Sendo assim, se possível for, consuma líquidos em temperatura ambiente, pelo menos nos primeiros dias.

Vale ressaltar que o tratamento de canal não é motivo para você não poder trabalhar, não ir à academia, assim por diante. Você pode seguir a sua vida normalmente, apenas cuidando do que ingere e do que bebe.

Além disso, é muito importante que você sempre siga as recomendações do dentista, administrando os medicamentos prescritos para garantir que a recuperação seja ainda mais rápida e efetiva.

É normal sentir dor depois do tratamento de canal?

Sim. O desconforto é bastante comum e, para isso, o dentista poderá prescrever alguns medicamentos que minimizem a sensação de dor.

Além disso, como mencionamos acima, o seu dente poderá estar mais sensível depois do procedimento, por isso é muito importante colocar em prática alguns cuidados.

Com o passar do tempo, a sensação dolorosa vai diminuindo até cessar. 

Da mesma forma, é importante ter em mente que a dor sentida depois do tratamento não é absurdamente intensa. Ela é tolerável. Caso a dor esteja extremamente intensa, o ideal é conversar com o dentista para que este verifique se está tudo bem.

Quando é necessário o tratamento de canal?

Quando a cárie avança até a polpa do dente ou acontece algum trauma no dente que cause uma inflamação na parte interna. 

Em ambos os casos a polpa estará danificada e esta deverá ser removida o quanto antes, a fim de ser feita a limpeza do local para impedir que bactérias se proliferem, pois isso prejudicaria a saúde de uma forma mais perigosa.

Como saber se eu preciso de tratamento de canal?

Em um primeiro lugar, o ideal é manter as visitas regulares ao dentista. Assim, ele poderá verificar, de forma periódica, como anda a sua saúde bucal. Analisando com cuidado os seus dentes, ele poderá perceber problemas ainda em estágio inicial – e o mesmo vale para casos que precisam de tratamento de canal.

Porém, se porventura você cometer o equívoco de não visitar o dentista, o tratamento de canal poderá ser necessário quando você sentir os sintomas do problema, que podem ser:

  • Dor no dente que irradia;
  • Sensação de latejamento;
  • Inchaço na bochecha e ao redor do dente;
  • Maior sensibilidade em um dente específico;
  • Manchas escuras no dente, que podem denunciar o aparecimento de cáries.

O ideal é que você procure um especialista sempre que sentir os primeiros sintomas de dor, desconforto e sensibilidade. Assim, caso seja um quadro de cárie que necessite de tratamento de canal, você terá a possibilidade de fazer o procedimento o quanto antes.

Isso porque, tratando-se da inflamação da polpa, quanto antes o tratamento acontecer, melhor será. Caso contrário, a inflamação pode evoluir, proliferando bactérias que avançam para a corrente sanguínea e contaminam outros órgãos e tecidos do corpo, inclusive o coração.

tratamento de canal

Tratamento de canal.

O tratamento de canal dói?

O tratamento tende a não ser tão doloroso quanto você pode ter ouvido falar. Isso porque a anestesia local é aplicada, o que diminui o desconforto. Porém, por conta da inflamação, a anestesia pode não ter um efeito 100%, e é nesses casos que muitas pessoas se queixam de desconfortos no tratamento.

No entanto, as dores causadas pela inflamação e pelo avanço do problema tendem a ser muito mais intensas e, pior do que isso, crescentes. Portanto, o tratamento sempre será a melhor decisão e o melhor caminho, tendo em vista que apenas dessa forma o problema é solucionado e as dores podem vir a cessar de uma vez por todas.

Mantenha visitas regulares ao dentista

Lembre-se de sempre manter as suas visitas regulares ao dentista, a fim de garantir a integridade dos seus dentes e a sua saúde bucal. Dessa forma você poderá evitar problemas como o temido tratamento de canal.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.