Agenda Consulta

Biologia dos dentes: Entenda mais sobre esse assunto!

Blog Agenda Consulta Saiba mais sobre a biologia e a anatomia dos dentes!
Biologia dos dentes: Entenda mais sobre esse assunto!

Publicado em: 20 de outubro de 2022

Última atualização em: 20 de outubro de 2022

Entender um pouco mais sobre a biologia dos dentes pode contribuir na hora de mantermos os cuidados adequados com a saúde bucal. Afinal, se compreendermos a função de cada dente, sua estrutura e características, poderemos monitorar o que acontece na nossa boca e, consequentemente, quando algo não vai bem.

Pensando nisso, reunimos uma série de perguntas e respostas para que você possa conhecer melhor os seus próprios dentes! Vamos adiante.

Qual o nome dos dentes?

Nós temos os dentes com as seguintes nomenclaturas:

  • Incisivos, que são os dentes frontais.
  • Caninos, que são os dentes com as pontas agudas.
  • Pré-molares, localizados ao lado dos dentes caninos e que possuem duas pontas.
  • Molares, que ficam localizados na parte mais de trás, dentro da boca.

Leia mais: Dente Podre: Principais sintomas e tratamentos

Qual a função de cada um dos dentes?

Cada dente tem uma função específica na nossa alimentação. Por isso, cuidar de cada um deles para mantê-los saudáveis e fortes é importante para a qualidade de vida. Conheça um pouco mais sobre as funções dos dentes:

  • Incisivo: Cortam os alimentos com certa facilidade. Repare que quando mordemos um biscoito ou pedaço de chocolate, o formato dos incisivos fica bem aparente.
  • Caninos: Rasgam os alimentos. Se você observar, são esses dentes “pontudinhos” que nos ajudam a rasgar pedaços de carne, por exemplo.
  • Pré-molares e molares: Esmagam e trituram os alimentos.

Perceba que na parte mais frontal nós cortamos e rasgamos o alimento, enviando-o para a parte mais interna da boca, onde ocorre a trituração por meio do auxílio oferecido pelos molares e pré-molares.

Estrutura dos dentes

Entender a estrutura dos dentes também nos ajuda a cuidar melhor deles. Veja:

  • Coroa: É a parte mais superior do dente, que encosta nos alimentos e que escovamos no dia a dia. Normalmente, é a única parte visível
  • Esmalte: Tecido duro e mineralizado que recobre todo o dente, protegendo-o e mantendo o seu aspecto branco.
  • Dentina: A dentina está localizada logo abaixo a camada de esmalte, e possui milhares de tubinhos (cavidades) que estão ligados à polpa do dente.
  • Polpa: A polpa do dente é a parte interna, que possui sensibilidade e vasos sanguíneos. É uma estrutura mais mole, protegida pela dentina e pelo esmalte do dente.
  • Raiz: A raiz do dente é a parte que prende o dente no osso. É ela quem garante a firmeza na hora de mordermos e comermos.

Quantos dentes temos na boca

Um adulto que tem todos os dentes do siso tem 32 dentes.

Quantos dentes siso temos na boca

Algumas pessoas não formam os dentes do siso, porém, o “máximo” de dente do siso que uma pessoa pode ter é quatro.

Conclusão

A biologia dos dentes pode nos ensinar muitas coisas. Por exemplo, podemos entender que quando uma cárie avança, além de prejudicar o esmalte ela também prejudica a dentina e a polpa, causando dor e desconforto. Além disso, podemos compreender melhor as funções dos dentes, ficando claro a necessidade de preservar a integridade de cada um deles.

E você? Gostou de saber mais sobre a biologia dos dentes? Comente aqui embaixo!

Veja mais: Sinais de cárie no dente – Conheça quais são

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.