Agenda Consulta

Dente Podre: Principais sintomas e tratamentos

Blog Agenda Consulta Saiba mais sobre os sintomas e cuidados com os dentes podres.
Dente Podre: Principais sintomas e tratamentos

Publicado em: 19 de outubro de 2022

Última atualização em: 19 de outubro de 2022

Neste texto, trouxemos algumas informações importantes sobre os principais sintomas e tratamentos de dente podre. Confira!

Dentes podres infantil: Por que os dentes das crianças ficam podres?

Os dentes das crianças podem ficar podres devido à dificuldade para manter uma higienização adequada da boca. Além disso, os hábitos alimentares também podem ocasionar o aparecimento de cáries.

O que fazer quando o dente de leite estragado?

É necessário levar a criança ao dentista para que seja avaliada a situação. Dependendo da gravidade, o dente pode ser extraído ou a restauração será feita. Em casos nos quais há a inflamação mais profunda, o tratamento de canal poderá ser solicitado.

Como cuidar dos dentes podres?

É muito importante buscar auxílio profissional para que o dentista avalie a situação e prescreva o melhor tratamento possível. Além disso, cuidar com a escovação e evitar alimentos açucarados também é importante.

Quais são os sintomas de um dente podre?

Os sintomas mais comuns são:

  • Manchas escuras nos dentes.
  • Dor de dente.
  • Sensibilidade.
  • Vermelhidão na gengiva.
  • Presença de buracos nos dentes.

Possíveis tratamentos para dentes podres

Existem alguns tratamentos que podem ser colocados em prática na hora de tratar dentes podres. São eles:

Obturação dentária

Em casos nos quais os danos são mais profundos, é necessário fazer a obturação dentária. A obturação consiste no selamento do canal radicular do dente feito com um material restaurador odontológico.

Como funciona a restauração dentária

A restauração dentária não é feita na parte mais profunda do dente, como acontece no caso da obturação. Nessa situação, a aplicação do material restaurador odontológico é feito na parte externa do dente.

Esse processo é feito da seguinte forma:

  1. O dentista remove a parte “podre” do dente.
  2. Em seguida, faz o preenchimento com o material odontológico.

Como funciona as coroas dentárias?

A coroa dentária é colocada sobre o dente danificado e tratado, visando manter a forma, a força e a funcionalidade do dente. Isto é, a coroa é “encaixada” sobre o dente danificado como forma de garantir que ele não perca a sua funcionalidade na boca, depois da remoção da parte danificada do dente careado.

O que fazer quando o dente podre não tem mais conserto?

Quando não há mais o que fazer, o dentista poderá extrair o dente e sugerir a aplicação de um implante dentário.

Como evitar que um dente fique podre?

Os cuidados com a alimentação e com a higiene bucal devem ser diários. Evitar o consumo de alimentos e bebidas açucaradas, escovar os dentes corretamente e usar fio dental todos os dias é indispensável.

Além disso, as visitas regulares ao dentista também devem acontecer, a fim de prevenir o aparecimento do problema com limpezas periódicas.

O que acontece se você deixar dentes podres na boca?

O problema pode se tornar cada vez mais profundo. A inflamação se espalha pelo dente, chegando à raiz e depois à gengiva. Mais tarde, pode afetar o organismo como um todo e, por isso, os cuidados com os dentes podres devem ser postos em prática o quanto antes.

Conclusão

Os dentes podres podem causar desconforto, dor e baixa autoestima. Por isso, conte com a ajuda do Agenda Consulta para encontrar um dentista qualificado e perto de você. Conte conosco e invista na sua saúde!

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.