Publicado em: 30 de setembro de 2022
Última atualização em: 30 de setembro de 2022
O câncer bucal, sem dúvidas, é uma enfermidade que assusta muitas pessoas, devido à sua complexidade. Porém, existem medidas que podem ajudar a prevenir o problema.
Neste texto, apresentamos essas ações preventivas e também descrevemos, brevemente, como funciona o tratamento para o câncer de boca. Confira!
Existem algumas ações que, por mais simples que possam parecer, ajudam na hora de prevenir o câncer bucal, mantendo a saúde da boca em dia. Veja quais são:
A higiene bucal é fundamental quando o assunto é proteger a saúde da boca como um todo, inclusive do câncer. Por isso, saber escovar os dentes corretamente é indispensável.
Tanto o cigarro, quanto o excesso de bebidas alcoólicas podem aumentar as chances de desenvolvermos câncer de boca. Afinal, tratam-se de toxinas que podem sobrecarregar a saúde do organismo como um todo.
Os alimentos saudáveis ajudam a manter a saúde como um todo. Ao mesmo tempo, podem contribuir para a desintoxicação do organismo, o que ajuda a prevenir problemas como o câncer bucal.
Cuide dos seus dentes e gengivas com bastante atenção. Para isso, considere manter visitas regulares no dentista para que ele avalie a integridade dos dentes e gengivas. Isso porque estudos apontam que a presença de cáries e lesões na boca, quando não tratadas, podem resultar no aparecimento de câncer. Por isso, a ida ao dentista e os cuidados com a higiene são tão importantes.
A prática de sexo oral sem o uso de preservativo também pode colocar a saúde bucal em risco. Por isso, proteja-se e evite o contato íntimo sem proteção.
Os principais sintomas de câncer bucal são:
Entendido os métodos e ações que ajudam a prevenir o câncer bucal, vamos agora entender quais são os possíveis tratamentos para esse tipo de caso. Veja:
É muito importante buscar o auxílio médico para receber o melhor tratamento. Afinal, dependendo do tamanho e do estágio do câncer de boca, a pessoa receberá uma prescrição diferente.
O câncer bucal, apesar de assustador, pode ser prevenido com a implementação de atitudes e hábitos saudáveis no dia a dia. Porém, quando detectado, exige acompanhamento profissional para que o médico prescreva o melhor tratamento.
Cada caso pode requerer um tratamento específico, de acordo com as complexidades singulares de cada situação. Por isso, passar pela avaliação médica é indispensável.