Agenda Consulta

Como escovar os dentes corretamente

Blog Agenda Consulta Veja o passo a passo completo de como escovar os dentes corretamente e mantenha a sua saúde bucal em dia.
Como escovar os dentes corretamente

Publicado em: 16 de setembro de 2022

Última atualização em: 16 de setembro de 2022

Saber escovar os dentes corretamente é muito importante para garantir a saúde bucal sempre em dia.

Caso contrário, corremos o risco de elevar a proliferação de bactérias na boca, ocasionando problemas de saúde como cáries, gengivite, entre outros.

Por isso, convidamos você para conhecer o passo a passo ideal para fazer uma escovação eficiente. Vamos lá?

escovar os dentes

escovar os dentes

Passo a passo para escovar os dentes corretamente

Na prática, escovar os dentes corretamente não é muito difícil. Basta você prestar um pouquinho mais de atenção durante o processo, a fim de garantir que todos os dentes recebam os cuidados essenciais.

Além disso, acompanhe as sugestões e dicas que trouxemos:

1. Use o fio dental, com atenção, em todos os dentes

Antes de fazer a escovação, de fato, use o seu fio dental para eliminar os possíveis resíduos alimentares que possam ter permanecido por entre os dentes.

Você pode fazer essa limpeza com o fio dental uma vez ao dia, especialmente na escovação feita à noite, antes de dormir.

Certifique-se de dar atenção a todos os dentes, sem forçar o fio dental contra a gengiva. O movimento precisa ser suave, a fim de garantir a proteção da saúde gengival.

2. Lave a sua escova de dentes em água corrente e aplique o creme dental

Depois de higienizar a parte entre os dentes, é hora de lavar a sua escova e preparar-se para a escovação em si. Lembre-se de não molhar a escova que já está com creme dental, ok? Apenas lave-a antes de aplicar o creme.

3. Faça movimentos como se estivesse “varrendo” da gengiva à ponta do dente

Comece “varrendo” cada dente, tanto pela face interna, quanto pela face externa. O ideal é que o movimento seja de “empurrar a sujeira” da raiz até a ponta.

4. Certifique-se de passar a escova em todas as faces dos dentes

Além de “varrer” os dentes, sempre considere fazer isso em todas as faces, evitando que algumas regiões não recebam os devidos cuidados.

5. Use movimentos circulares para finalizar a higienização e cuide da língua

Na parte de cima dos dentes, bem como em todas as suas faces, faça movimento circulares e com um pouquinho de firmeza (mas sem apertar muito).

Limpe bem cada pedacinho dos seus dentes, para mantê-los mais fortes e saudáveis.

Não se esqueça de escovar a sua língua, varrendo a sujeira de trás para frente, e as bochechas, com movimentos circulares também.

6. Faça bochechos com água para eliminar os resíduos de creme dental e sujeira

Depois de escovar todos os seus dentes durante, pelo menos, 3 minutos, certifique-se de fazer 1 ou 2 bochechos com água para eliminar a sujeira e os resíduos de creme dental. Não engula esses resíduos, ok?

7. Finalize com o enxaguante bucal ideal para você

Ao menos uma vez ao dia, finalize a higienização apostando no uso de um bom enxaguante bucal. Para isso, aplique uma pequena quantidade na tampa e leve-a à boca.

Faça bochechos por cerca de 30 segundos a 1 minuto, e finalize cuspindo o produto. Não é necessário enxaguar depois disso.

Agora você já sabe como escovar os dentes corretamente! Cuide do seu sorriso com atenção e visite regularmente um dentista.

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes

Como saber qual o melhor enxaguante bucal?

Canal dentário: 8 informações que você precisa saber

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.