Agenda Consulta

Prevenção E Tratamento De Câncer Bucal

Blog Agenda Consulta Saiba mais sobre o câncer bucal e tire as suas dúvidas.
Prevenção E Tratamento De Câncer Bucal

Publicado em: 30 de setembro de 2022

Última atualização em: 30 de setembro de 2022

câncer bucal, sem dúvidas, é uma enfermidade que assusta muitas pessoas, devido à sua complexidade. Porém, existem medidas que podem ajudar a prevenir o problema.

Neste texto, apresentamos essas ações preventivas e também descrevemos, brevemente, como funciona o tratamento para o câncer de boca. Confira!

Como prevenir o câncer bucal?

Existem algumas ações que, por mais simples que possam parecer, ajudam na hora de prevenir o câncer bucal, mantendo a saúde da boca em dia. Veja quais são:

1. Mantenha a higiene bucal sempre em dia

A higiene bucal é fundamental quando o assunto é proteger a saúde da boca como um todo, inclusive do câncer. Por isso, saber escovar os dentes corretamente é indispensável.

2. Evite fumar ou consumir bebidas alcoólicas

Tanto o cigarro, quanto o excesso de bebidas alcoólicas podem aumentar as chances de desenvolvermos câncer de boca. Afinal, tratam-se de toxinas que podem sobrecarregar a saúde do organismo como um todo.

3. Consuma alimentos saudáveis

Os alimentos saudáveis ajudam a manter a saúde como um todo. Ao mesmo tempo, podem contribuir para a desintoxicação do organismo, o que ajuda a prevenir problemas como o câncer bucal.

4. Cuide bem dos seus dentes e gengivas

Cuide dos seus dentes e gengivas com bastante atenção. Para isso, considere manter visitas regulares no dentista para que ele avalie a integridade dos dentes e gengivas. Isso porque estudos apontam que a presença de cáries e lesões na boca, quando não tratadas, podem resultar no aparecimento de câncer. Por isso, a ida ao dentista e os cuidados com a higiene são tão importantes.

5. Uso de preservativo na prática de sexo oral

A prática de sexo oral sem o uso de preservativo também pode colocar a saúde bucal em risco. Por isso, proteja-se e evite o contato íntimo sem proteção.

Sintomas do câncer bucal

Os principais sintomas de câncer bucal são:

  • Rouquidão persistente e frequente.
  • Caroços duros no pescoço, que podem ser dolorosos ou não.
  • Manchas vermelhas ou esbranquiçadas nas bochechas (parte interna), ou na língua.
  • Dor na boca, gengivas, garganta, etc.
  • Mau hálito persistente.
  • Secura na boca.
  • Lesões na cavidade oral ou fora da boca que não cicatrizam depois de 15 dias.

Qual o tratamento do câncer bucal?

Entendido os métodos e ações que ajudam a prevenir o câncer bucal, vamos agora entender quais são os possíveis tratamentos para esse tipo de caso. Veja:

  • É possível que o médico indique uma cirurgia para remover o câncer, quando for pertinente.
  • A radioterapia também é um dos tratamentos de câncer bucal.
  • Quimioterapia também oferece bons resultados para o tratamento de câncer bucal.
  • Alguns medicamentos também podem ser prescritos para a dor, por exemplo.

É muito importante buscar o auxílio médico para receber o melhor tratamento. Afinal, dependendo do tamanho e do estágio do câncer de boca, a pessoa receberá uma prescrição diferente.

Conclusão

O câncer bucal, apesar de assustador, pode ser prevenido com a implementação de atitudes e hábitos saudáveis no dia a dia. Porém, quando detectado, exige acompanhamento profissional para que o médico prescreva o melhor tratamento.

Cada caso pode requerer um tratamento específico, de acordo com as complexidades singulares de cada situação. Por isso, passar pela avaliação médica é indispensável.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.