Publicado em: 28 de julho de 2022
Última atualização em: 28 de julho de 2022
A cárie dentária é um problema grave que pode afetar muitas pessoas. Inclusive, estima-se que mais da metade dos brasileiros tenham problemas com cáries. Afinal, trata-se de um problema comum e nem por isso é menos importante. Afinal, quando algo se torna comum, é normal que haja a banalização do quadro.
Neste artigo da Agenda Consulta, você vai entender como a cárie dentária pode ser um problema e como a remoção seletiva, que é uma forma de tratamento, pode agir para conter a situação. Continue lendo.
Muita gente ouve falar sobre as cáries nos dentes, só que nem sempre há um esclarecimento correto sobre o que é, de fato, a cárie. E por isso, entender melhor sobre o assunto vai te ajudar não só a perceber a importância de tratar. Mas também, a importância de cuidar e prevenir!
De maneira geral, a cárie é um problema nos dentes causado por uma bactéria que se alimenta da sacarose. Isto é, o açúcar. Logo, pessoas que consomem muito açúcar durante o dia e não fazem a higienização adequada da boca, tendem a ter mais chances de desenvolver cáries.
Algumas das bactérias que estão presentes na nossa boca vão se alimentar da sacarose (restos de açúcar) nos dentes e, com o tempo, vai se abrir um buraco na estrutura do dente e ele pode cair. Além de dores e até quadros de internação. Afinal, estamos falando de uma ação bacteriana e, você sabe: elas são invisíveis a olho nú, mas podem fazer um estrago no nosso organismo.
A cárie dentária é muito prejudicial por inúmeras razões diferentes. Mas principalmente pelo fato de que, se não houver um tratamento, o paciente pode perder os dentes e até ir parar na UTI por complicações em uma infecção mais grave!
Isto é, fazer o tratamento adequado e prevenir as ações bacterianas nos dentes é muito importante para manter a saúde bucal em dia. Já que os tratamentos são invasivos, dolorosos e muitas vezes caros.
Portanto, mesmo que seja um problema comum na sociedade brasileira, é possível travar a doença com higienização e informação. A sacarose não precisa ficar exposta nos dentes para que as bactérias se alimentem delas.
E no caso de contrair cáries, o que se deve fazer? Um tratamento possível é a remoção seletiva do tecido cariado.
A seguir, entenda como acontece.
Leia mais sobre: Tratamento de canal: o que é, quando é indicado e muito mais
Esse é um dos tratamentos possíveis para as cáries. Em alguns casos (casos mais graves) a remoção do dente acontece, pois ele corre o risco de cair sozinho. No entanto, para o tratamento de remoção seletiva, o que se faz é tirar apenas uma “parte” do dente: a parte que está cariada.
Muitos estudos ainda estão sendo desenvolvidos acerca desse tipo de tratamento, já que é uma forma de não invadir tanto o dente e deixá-lo se regenerar sozinho, além de eliminar o problema.
No entanto, é fundamental buscar um dentista especialista e assim obter informações e recomendações. Conte com a Agenda Consulta para buscar o seu dentista!