Agenda Consulta

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Blog Agenda Consulta Descubra se é possível clarear os dentes em casa e saiba mais sobre os cuidados para manter os dentes brancos.
Como clarear os dentes em casa? É possível?

Publicado em: 24 de agosto de 2022

Última atualização em: 24 de agosto de 2022

Pensando em clarear os dentes em casa, mas não sabe quais métodos podem funcionar? Quer ter o sorriso mais bonito e branquinho? Então veja algumas considerações que trouxemos para você saber mais! 

Separamos algumas perguntas e respostas, além de apontarmos considerações relevantes sobre o assunto. Confira e saiba mais!

Como clarear os dentes em casa?

O primeiro passo para clarear os dentes em casa é cuidar da sua escovação e higiene de maneira geral. Isso porque muitas pessoas buscam receitas “mágicas” para clarear os dentes, mas sequer cuidam da escovação.

Afinal, a forma como higienizamos os nossos dentes, e inclusive a frequência desse cuidado, faz toda a diferença no resultado do nosso sorriso.

Portanto, comece escovando bem os dentes, sem pressa, todos os dias. Considere, ainda, reduzir o consumo de alimentos muito pigmentados, como café e vinhos.

Como clarear os dentes com bicarbonato? É possível?

Vemos muitas pessoas publicando na internet que o bicarbonato de sódio é capaz de clarear os dentes. Para isso, escovam os dentes com uma mistura de pasta e bicarbonato. Ou ainda, há quem misture o bicarbonato com vinagre! Porém, esse comportamento pode danificar o esmalte do dente.

Sendo assim, você até pode usar o bicarbonato nas escovações, de vez em quando, mas com o propósito de higienizar e matar bactérias. Não espere que o bicarbonato clareie e jamais use ingredientes abrasivos ou ácidos para esse fim.

Como clarear os dentes naturalmente rapidamente?

A melhor forma de fazer o clareamento dos dentes é com ajuda de um dentista. Mas, no caso do clareamento natural, é possível colocar alguns comportamentos em prática:

  • Escovar mais vezes os dentes, massageando bem a escova por toda a superfície.
  • Usar cremes dentais de qualidade.
  • Usar o fio dental.
  • Evitar o consumo de bebidas com pigmentos, como café, vinho, entre outros.
  • Criar o hábito de usar o enxaguante bucal.

Novamente, reiteramos que não existem receitas caseiras 100% seguras para clarear os dentes. O melhor a se fazer é investir em uma boa higiene e em casos mais complicados conversar com um dentista.

Como clarear os dentes para quem usa aparelho?

No caso do aparelho, a escovação deve ser ainda mais cuidadosa. O ideal é que você faça escovações de, no mínimo, 3 minutos, de 3 a 5 vezes por dia.

Para pessoas que têm aparelho, a escovação deve ser feita com escovas especiais – aquelas menores e redondas que servem para serem usadas em torno do braquete. Além disso, a escova normal deve passar por toda a superfície do dente, e sem se esquecer de usar o fio dental.

Esse hábito pode promover um clareamento gradativo e natural, além de proteger a saúde dos dentes, gengivas, língua, etc.

Conclusão

Não há como clarear os dentes em casa com misturas químicas com vinagre e bicarbonato. Na realidade, a mistura pode até trazer o efeito de clareamento, mas a verdade é que esse tipo de procedimento pode fazer mal à saúde dental. Portanto, cuidado com as receitas que você vê por aí!

Jamais descarte o acompanhamento de um profissional qualificado. A sua saúde depende disso. 

Nos vemos em breve. Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.