Agenda Consulta

Como funciona uma clínica de odontologia infantil

Blog Agenda Consulta Saiba mais sobre como funciona uma clínica de odontologia infantil.
Como funciona uma clínica de odontologia infantil

Publicado em: 10 de outubro de 2022

Última atualização em: 10 de outubro de 2022

Para os pais, compreender como funciona uma clínica de odontologia infantil é muito importante na hora de escolher o melhor profissional para os seus filhos. Afinal, o odontopediatra possui atribuições diferentes de outros profissionais da odontologia, e conhecê-las é o primeiro passo para selecionar uma boa opção.

Neste texto, portanto, apresentamos algumas das características da odontopediatria para você saber mais. Acompanhe.

Como funciona uma clínica de odontologia infantil?

Basicamente, uma clínica de odontologia infantil apresenta diferenças no seu ambiente (físico), na sua forma de atuar, bem como nos serviços oferecidos. Entenda:

1. Atendimento alinhado às questões psicológicas das crianças

As crianças não encaram a visita ao dentista do mesmo modo que os adultos. Isso significa que, em muitos casos, elas não compreendem os motivos pelos quais são “obrigadas” a irem à consulta.

Essa dificuldade de discernimento pode acarretar no medo de dentista, na relutância às idas à clínica, entre outros comportamentos.

Por conta disso, o odontopediatra é treinado para lidar com diversos comportamentos e questões psicológicas das crianças, oferecendo a elas uma atmosfera mais acolhedora.

2. Espaço mais acolhedor e humanizado

O ambiente costuma ser mais alinhado com a realidade das crianças. Isso promove um atendimento mais acolhedor e humanizado, que permite que a criança enfrente os seus medos e sinta-se mais à vontade.

Por isso, é possível encontrar cantinhos com brinquedos, uma decoração mais infantilizada e outros detalhes que entram no universo infantil.

3. Serviços de prevenção, tratamento e educação

Quanto pensamos em como funciona uma clínica de odontologia infantil, também não podemos deixar de lado os serviços oferecidos.

Nessa clínica, o profissional pode apresentar serviços diversos, como por exemplo:

  • Serviços de prevenção, como limpeza e cuidados com a gengiva, dentes, língua, bochecha, etc.
  • Tratamento de diversas patologias que podem acometer a saúde bucal das crianças.
  • Educação odontológica, na qual o dentista oferece à criança uma série de informações importantes sobre os cuidados que ela pode ter com os dentes e até mesmo com a alimentação.
  • Prescrição e colocação de aparelhos ortodônticos.

4. Orientação para os pais em diversas situações

O dentista também pode orientar os pais com relação às dúvidas que eles podem ter.

Afinal, como sabemos, muitas crianças usam chupeta, consomem mamadeira ou chupam o dedo. Esses comportamentos e hábitos podem impactar na saúde bucal dos pequenos.

Por isso, o dentista entra como um orientador importante, capaz de oferecer apoio aos pais e auxiliá-los na busca por bons hábitos.

5. Acompanhamento desde o nascimento

O odontopediatra não acompanha apenas aquelas crianças que já têm a dentição formada. Mas sim, ele também pode analisar e avaliar a saúde bucal de recém-nascidos.

Isso quer dizer que o acompanhamento pode acontecer desde o nascimento.

Inclusive, expor a criança ao atendimento odontológico cedo pode ajudá-la a se adaptar a essa necessidade, diminuindo as chances de se desenvolver medo do dentista, por exemplo.

Portanto, se o seu filho é recém-nascido ou ainda bebê, ele também pode visitar o dentista regularmente.

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona uma clínica de odontologia infantil, chegou a hora de agendar a consulta para o seu filho. Conte com o Agenda Consulta para encontrar o melhor dentista perto de você!

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.