Agenda Consulta

Odontopediatria: Como é a odontologia para crianças?

Blog Agenda Consulta Saiba mais sobre a odontopediatria e entenda como funciona esse tipo de especialidade odontológica.
Odontopediatria: Como é a odontologia para crianças?

Publicado em: 03 de outubro de 2022

Última atualização em: 03 de outubro de 2022

odontopediatria é uma especialidade odontológica focada no atendimento e tratamento de patologias orais que possam acometer bebês e crianças.

Trata-se de uma área muito importante, que possui uma sensibilidade indispensável para o atendimento dos pequenos. Saiba mais acompanhando este texto!

Como funciona uma consulta com um odontopediatra?

A consulta com o odontopediatra costuma funcionar de forma semelhante ao que acontece com os adultos. Porém, esse profissional terá a sensibilidade de acolher e lidar com a criança de uma forma mais adequada à faixa etária de cada um.

Além disso, o dentista poderá orientar a criança e os pais quanto a fatores como:

  • Cuidados com a higiene bucal.
  • Cuidados com a alimentação.
  • Recomendações com relação ao uso de chupeta e mamadeira.
  • O que fazer em casos de sucção de dedos.
  • E demais orientações importantes.

Além disso, o dentista também oferece alguns serviços, que destacamos no último tópico deste texto. Continue lendo.

Veja também: Prevenção E Tratamento De Câncer Bucal

Por que a odontopediatria é importante?

Simplesmente porque esse profissional terá o suporte teórico e prático mais adequado para atuar com crianças e bebês. Afinal, o atendimento de um adulto costuma ser mais simples, uma vez que o indivíduo entende a importância do dentista. Já no caso das crianças, esse conhecimento da importância com os cuidados com os dentes pode não existir, além de que os pequenos podem ter medo do dentista.

Assim sendo, o profissional precisa de amparo técnico para acolher a criança e oferecer a ela o suporte adequado para as suas questões singulares. Além de, claro, oferecer serviços pertinentes à cada faixa etária.

Qual é a faixa de idade para consultar um odontopediatra?

O odontopediatra é responsável por atender desde bebês recém-nascidos (que ainda sequer têm dentes), até indivíduos que estão na adolescência, por volta dos 15 anos. Depois disso, o jovem poderá se consultar com um dentista comum.

Quais serviços são feitos pelo odontopediatra?

Os serviços oferecidos na odontopediatria são os mais diversos. Conheça alguns deles:

1. Limpeza

A limpeza periódica no dentista pode oferecer mais saúde aos dentes dos pequenos. Além disso, é durante essa limpeza e consulta de rotina que o dentista pode tirar dúvidas, orientar os pais e a criança, e assim por diante.

2. Cuidados preventivos

Os cuidados preventivos também acontecem durante as consultas. O dentista pode detectar problemas precocemente, bem como pode fazer limpezas e intervenções que auxiliem no mantimento da saúde bucal.

3. Indicação e colocação de aparelho

A indicação e colocação do aparelho ortodôntico na infância e/ou adolescência também é um trabalho da odontopediatria.

Veja mais: Tipos de aparelhos dentários: Entenda tudo!

4. Educação odontológica

A educação odontológica é muito importante para a saúde dos pequenos. Por isso, as visitas periódicas ao dentista são importantes para que o profissional oriente a criança ou o adolescente, bem como direcione os pais quanto aos cuidados com a saúde bucal.

5. Tratamento de patologias

O tratamento de patologias também é responsabilidade da odontopediatria. Assim sendo, se a criança tiver cáries, por exemplo, é este profissional que deverá oferecer o tratamento mais adequado. Da mesma forma, em casos de outras patologias, é o dentista odontopediatra que também oferecerá o suporte e as intervenções necessárias.

Por isso, se você ainda não agendou a visita ao odontopediatra, agende para o seu filho!

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.