Agenda Consulta

Como marcar consulta pelo SUS?

Blog Agenda Consulta Veja o passo a passo simples de como agendar consulta no SUS.
Como marcar consulta pelo SUS?

Publicado em: 18 de outubro de 2022

Última atualização em: 18 de outubro de 2022

Você pode marcar consulta pelo SUS tanto pelo telefone, ligando para a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, quanto por meio do app que pode ser baixado e instalado no seu celular. Nos dois casos, é muito simples agendar a consulta, o que promove agilidade e otimização de tempo, já que você não precisará ir até o posto ou hospital fazer o agendamento.

No decorrer deste texto, você poderá encontrar informações e instruções para fazer o agendamento da sua consulta, de acordo com a sua necessidade. Confira:

Como marcar consulta pelo SUS?

Com o avanço da tecnologia, hoje é mais fácil marcar consulta pelo SUS para diferentes necessidades. Você pode agendar dentista, clínico geral e pediatra, por exemplo, (desde que haja essas opções disponíveis no momento do agendamento) por meio do uso do aplicativo disponibilizado pelo Governo.

O processo é rápido e bastante simples, e em poucos cliques você poderá fazer o agendamento da sua consulta, de acordo com as suas necessidades. Veja o passo a passo para marcar consulta pelo SUS por intermédio do app Conecte SUS:

  1. Primeiramente, você deverá acessar a loja de aplicativos do seu celular. Pesquise por “Conecte SUS”.
  2. Em seguida, baixe o app oficial que aparecer na sua tela, aguardando a instalação ser concluída.
  3. Ao instalá-lo, você deverá fazer o login com a sua conta do portal do governo, ou seja, a sua conta gov.br.
  4. Em seguida, aparecerá uma autorização para o uso dos seus dados pessoais no app. Para dar continuidade à instalação, é preciso selecionar “Autorizar”.
  5. Depois da autorização, aparecerá os Termos de Uso do app. Leia-o com atenção e se concordar com todas as informações, clique em “Aceito os termos”.
  6. Em seguida, você estará dentro do app Conecte SUS e já poderá usá-lo normalmente.
  7. Clique na opção “Agendar” que aparece na tela.
  8. Depois, clique no calendário que aparece na tela.
  9. Escolha a unidade de saúde que está cadastrada no app, selecione a data disponível e agende a sua consulta dando prosseguimento ao processo.
  10. Verifique todas as informações do agendamento e pronto! Você já terá agendado a sua consulta.

Viu só como é simples? Em poucos cliques você poderá marcar consulta pelo SUS. Apenas lembre-se de anotar a data da sua consulta, para não correr o risco de perder a data agendada.

Leia mais: 10 melhores planos odontológicos do Brasil

Agendamento via telefone

Se você não deseja marcar consulta pelo SUS usando o seu celular e o app que acabamos de descrever acima, você também pode fazer esse agendamento por telefone, na Unidade Básica de Saúde do seu bairro.

Basta fazer a pesquisa do telefone da sua UBS, ou seja, da UBS na qual a sua família e você têm cadastro. Assim, poderá selecionar o serviço que quer agendar e marcar a sua consulta por meio do telefone.

Conclusão

Agendar uma consulta no SUS pode ser relativamente simples, porém, muitas vezes o tempo de espera pode ser maior do que o esperado. Por isso, caso você queira agendar uma consulta com um profissional da saúde por um custo-benefício mais equilibrado, conte com a ajuda do Agenda Consulta!

Conectamos os melhores profissionais às pessoas, com foco em um atendimento de qualidade e preço justo.

Leia mais: Dentista gratuito ou a baixo custo: Como encontrar?

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.