Agenda Consulta

Como realizar a prevenção ao Covid-19

Blog Agenda Consulta
Como realizar a prevenção ao Covid-19

Publicado em: 18 de setembro de 2020

Última atualização em: 18 de setembro de 2020

Atualmente o mundo vem enfrentando um inimigo invisível que vem destruindo muitas vidas e muitos sonhos, Coronavírus: como se prevenir. No entanto, há muitos estudos relacionados ao caso que estão em busca do desenvolvimento da vacina e muitas formas de como realizar a prevenção ao Covid-19 vem sendo compartilhada para diminuir a sua disseminação.

O coronavírus é uma família de vírus que possuem um alto nível de contaminação e que atacam o nosso sistema respiratório, podendo desenvolver assim uma série de infecções, que podem ser até mesmo fatais.

O Covid-19, proveniente da China, é um vírus que sofreu uma mutação e com isso passou a infectar os humanos. A primeira vez em que um vírus dessa família infectou humanos foi no ano de 1937, mas só em 1965 que esse vírus recebeu o nome de coronavírus por ter a aparência de uma coroa quando visto por meio de um microscópio.

O coronavírus possui um período de incubação de 2 a 14 dias, sendo este tempo o necessário para que os primeiros sintomas possam surgir.

Transmissão e sintomas

 

A transmissão do coronavírus acontece através de contato próximo de uma pessoa ao infectado ou por meio de apertos de mão, gotículas de saliva que são expelidas durante a fala, espirros, tosse e outros. Além disso, o vírus pode ser transmitido para uma pessoa se ela tocar em uma superfície que esteja contaminada com o vírus.

Por isso é importante manter distância entre as pessoas, evitar aglomerações e manter bons hábitos de higiene tanto pessoal quanto em nossa casa e objetos, principalmente os compartilhados como controles de TV, por exemplo.

A qualquer sinal de sintomas da contaminação pelo vírus é importante não sair de casa e ligar para o 136 e verificar quais medidas devem ser adotadas. Os sintomas do Covid-19 podem incluir:

  • Febre alta;
  • Tosse seca;
  • Coriza;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para respirar nos casos que se agravam.

Como fazer uma boa prevenção ao Covid-19

 

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina pode demorar em torno de 20 meses para ser desenvolvida e ser realmente efetiva contra o vírus. Por isso, é importante adotar as recomendações de prevenção ao vírus e manter o isolamento social. Veja a seguir como se prevenir do coronavírus.

– Faça a lavagem das mãos de forma correta e frequente. A lavagem deve ser feita nas mãos, punhos e entre os dedos, utilizando água e sabão. Caso você não tenha acesso a água e sabão, utilize álcool em gel 70%;

– Se for espirrar ou tossir, cubra a boca e nariz com um pano. Caso você não tenha um pano, utilize a parte interna do cotovelo para proteger;

– Não passe a mão nos olhos, nariz, boca e nenhuma parte do rosto sem fazer o processo de higienização das mãos;

– Mantenha uma distância mínima de 2m entre as pessoas, pois essa é uma distância segura de acordo com a OMS;

– Evite beijar, abraçar, apertar a mão ou qualquer outro contato próximo;

– Mantenha-se isolado, evite aglomerações;

– Tenha uma boa alimentação e durma bem para manter o sistema imunológico forte;

– Faça a higienização frequente de superfícies, maçanetas, brinquedos, celulares e outros. Além disso, é importante não compartilhar itens pessoais.

Conclusão

 

Pessoas que sejam do grupo de risco como os idosos acima de 60 anos e pessoas com doenças crônicas, podem ter a doença agravada, gerando até mesmo óbito. Por isso, a prevenção ao Covid-19 é extremamente importante não somente para você, mas também para as pessoas que estão ao seu redor.

Sendo assim, o isolamento social recomendo pela Organização Mundial da Saúde, se torna cada vez mais importante, já que pode evitar a propagação do vírus e consequentemente o colapso do sistema de saúde. Agora você entendeu sobre a prevenção ao COVID-19.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.