Agenda Consulta

10 Dicas de como usar enxaguante bucal da maneira correta

Blog Agenda Consulta Veja nossas dicas de como usar o enxaguante bucal da maneira ideal.
10 Dicas de como usar enxaguante bucal da maneira correta

Publicado em: 09 de setembro de 2022

Última atualização em: 09 de setembro de 2022

Neste artigo, apresentamos para você uma série de dicas de como usar enxaguante bucal da maneira correta, visando a higienização adequada da sua boca e, assim, garantindo mais saúde bucal.

Afinal, não basta usar o produto de qualquer forma, é necessário fazer a aplicação correta, ok? Portanto, acompanhe este texto e saiba mais!

enxaguante bucal

enxaguante bucal

1. Use o fio dental antes de qualquer coisa

O fio dental é o primeiro passo. Afinal, não adianta usar apenas o enxaguante sem antes higienizar bem os seus dentes, ok? Sendo assim, considere passar o fio dental em todos os dentes, com cuidado, para higienizá-los adequadamente.

2. Escove bem todos os dentes, usando um creme dental apropriado

Use um creme dental que seja adequado para você. Por exemplo, se você sofre com sensibilidade nos dentes, considere investir em opções que auxiliem neste caso.

Depois de escolher o creme dental, aplique-o na sua escova e escove bem os dentes, sem esfregar com força, apenas com movimentos firmes e que garantam a higienização de todas as superfícies.

3. Enxágue bastante para eliminar os resíduos

Depois de escovar bem os seus dentes, enxágue a boca para eliminar todos os resíduos. Faça cerca de 2 a 3 bochechos com água para eliminar a espuma e a quantidade de creme dental que pode se manter em alguns cantinhos da boca.

4. Use uma pequena quantidade de enxaguante bucal

Em seguida, pegue o seu frasco de creme dental e despeje uma pequena quantidade na tampa. Use sempre a quantidade recomendada na embalagem, ok?

Comece a fazer os bochechos, durante cerca de 30 segundos a 1 minuto. Preste atenção neste momento: não engula o produto e garanta que o bochecho faça com que o enxaguante entre em contato com todos os dentes.

5. Elimine o produto da boca e não lave-a depois de consumi-lo

Passado o tempo de bochecho, cuspa o enxaguante na pia do banheiro e finalize apenas secando a parte externa da boca. Isto é, não aplique água nos dentes, nem faça nada que possa remover os resíduos de enxaguante.

Esses resíduos não são prejudiciais e, inclusive, ajudam a manter a boca limpa e livre de germes e bactérias.

Dicas extras de como usar enxaguante bucal da maneira correta

Além de seguir o passo a passo que descrevemos acima, considere estas outras dicas de como usar enxaguante bucal da maneira correta:

  1. Use no máximo 2 vezes ao dia, embora uma vez seja o suficiente.
  2. Prefira opções que sejam sem álcool na composição.
  3. Evite beber água logo após aplicar o enxaguante bucal.
  4. Faça bochechos que garantam que o produto alcance todos os “cantinhos” da boca.
  5. Não faça bochecho com água depois de usar o produto.

Conclusão

Viu só como é simples usar o enxaguante bucal da maneira correta? Aplicando-o diariamente você pode proteger ainda mais a saúde dos seus dentes, gengivas, língua e bochechas.

Mantenha essa higiene sempre em dia e visite o dentista regularmente, a fim de aumentar a beleza e a saúde do seu sorriso. Assim, você terá um sorriso sempre bonito, radiante e cheio de saúde. Cuide-se!

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.