Agenda Consulta

Vai Alugar Uma Sala Comercial Para Consultório Odontológico? Saiba Como Escolher A Melhor Opção

Blog Agenda Consulta Veja o que você precisa saber antes de alugar uma sala comercial para montar um consultório odontológico.
Vai Alugar Uma Sala Comercial Para Consultório Odontológico? Saiba Como Escolher A Melhor Opção

Publicado em: 29 de setembro de 2022

Última atualização em: 29 de setembro de 2022

Escolher uma sala comercial para o seu consultório odontológico exige uma pesquisa e uma análise clara do que você precisa. Afinal, a escolha do seu espaço pode fazer toda a diferença na hora de bem atender os seus clientes. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você. Continue lendo e entenda.

Como escolher uma sala comercial para consultório odontológico?

Para escolher a sua sala para consultório odontológico é preciso considerar fatores como:

1. Analise os seus custos e potenciais investimentos

Você precisa ter em mente quanto deseja investir no seu consultório, seja em aluguel ou na compra de equipamentos e móveis. Assim, torna-se possível pesquisar opções que não ultrapassem esse limite.

2. Avalie o seu público-alvo

A análise do público-alvo também deve ser feita. Você deseja atingir um público-alvo que procura por serviços premium e de alto padrão? Ou algo mais básico? Essa diferenciação pode ser bem relevante.

Veja também: 15 informações sobre franquias odontológicas

3. Considere a estética do espaço e a localização

A estética do espaço deve ser avaliada com cuidado. Embora você possa optar por uma sala mais básica, ainda assim o seu consultório odontológico precisa ser atrativo, limpo e com boa aparência. Não negligencie esse ponto.

Outro fator importante é a localização da sala. Afinal, se o seu público-alvo estiver mais no centro da cidade, como seria possível alugar uma sala em um local bem retirado? Pense nisso.

4. O tamanho do consultório precisa ser adequado para os seus equipamentos

Dependendo do tipo de tratamento que você deseja oferecer aos seus pacientes, o seu consultório odontológico precisará de um tamanho específico. Portanto, analise quais são os tratamentos e procedimentos que você deseja vender no seu espaço. Depois, pesquise todos os equipamentos que são necessários.

Em seguida, considere analisar os empreendimentos e imóveis que apresentam um tamanho adequado para que tudo seja disposto de uma forma organizada e sempre no seu devido lugar.

5. Não se esqueça de considerar a legislação

A legislação também não pode ser negligenciada. Afinal, como você estará montando um ambiente focado nos cuidados com a saúde das pessoas, o espaço precisará estar dentro de uma série de regras e exigências dos órgãos públicos.

Fique sempre de olho nas normas e em caso de dúvidas converse com o Conselho Regional da sua profissão, visando compreender quais aspectos devem ser mantidos para o conforto e a saúde dos pacientes serem sempre garantidos.

O que precisa em um consultório odontológico?

Até aqui você já pôde ter uma visão geral dos passos que podem contribuir para uma boa escolha de sala comercial para o seu negócio. Agora, pensando no que um consultório precisa ter, podemos dizer que é algo subjetivo.

Tudo depende dos serviços que você vai oferecer: extração, limpeza, restauração, tratamento de canal, etc. Verifique o que é necessário para oferecer os seus serviços e prepare o espaço adequadamente.

O que não pode faltar no consultório odontológico?

Agora, quando pensamos em itens indispensáveis, podemos destacar:

  • Cadeira confortável para sala de espera.
  • Bebedouro com água filtrada.
  • Mesa da recepção.
  • Computador e impressora para a recepção.
  • Telefone.
  • Itens decorativos.
  • Ferramentas de trabalho do dentista, de acordo com a especialidade.
  • Cadeira para o dentista.
  • Cadeira para a recepção.
  • Itens para o banheiro, como toalhas de papel (descartáveis), lixeira, porta-sabonete, etc.
  • Equipamentos de última geração.
  • Espaço para descartar os lixos contaminados.
  • Cadeira odontológica.
  • Pedal de comando.
  • Mesa de equipo.
  • Autoclave.

Pronto para montar o seu consultório? Boa sorte!

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.