Publicado em: 21 de julho de 2022
Última atualização em: 12 de agosto de 2022
Um dente aberto pode incomodar de várias maneiras. Afinal, estamos falando de uma situação que pode causar incômodos gerais do ponto de vista físico e estético. Por isso, neste artigo da Agenda Consulta, entenda tudo sobre dente aberto e como esse problema pode ser corrigido de maneira saudável.
Antes de mais nada, precisamos entender o que é dente aberto. Essa é uma condição muito comum e que pode afetar as pessoas de várias maneiras. Um dente aberto nada mais é do que um dente que está mais afastado do outro ou sem alguma parte de sua estrutura.
Isso pode ter sido causado por fatores de choque (batidas) ou até mesmo pode ser algo genético, que se consolidou dessa forma após a perda dos dentes de leite. O mais importante é sempre buscar um profissional adequado para ajudar no diagnóstico e buscar pelo tratamento mais adequado para a situação.
Um dente aberto pode causar desconfortos inúmeros para quem sofre. Desde dores até mesmo desconfortos estéticos quando os dentes abertos são os frontais. E as causas são muito variadas, podendo ser:
As cáries são muito prejudiciais para os dentes e podem levar a quadros sérios e dificultosos para tratamentos. No caso de dentes abertos causados por cárie, esses dentes podem ter sofrido perfurações devido às bactérias que deixam os dentes mais frágeis.
Outro fator que pode provocar a abertura na dentição é a fratura do local. Isto é, se você bater os dentes em algum lugar, a força do impacto pode causar fraturas que vão separar os dentes.
Nesse caso, é comum que haja sangramento na gengiva e o primeiro passo para tratar é conter o sangramento com gases.
O bruxismo é também uma causa muito comum de separação dentária. Os dentes podem se separar devido ao atrito que o bruxismo causa na boca. Inclusive, se você não sabe o que é bruxismo, leia o nosso artigo sobre o tema: Entendendo o que é bruxismo.
O dente aberto pode causar uma série de desconfortos e, por isso, tratá-lo é fundamental para garantir bem-estar e saúde.
Assim sendo, veja como pode ser feito o tratamento de dente aberto:
A restauração do canal é o primeiro tratamento mais recomendado para quem sofre com dentição aberta. Afinal de contas, essa condição pode surgir justamente por problemas no canal que eventualmente podem deixar os dentes soltos.
Leia mais sobre tratamento de canal.
Outro tipo de tratamento adequado para quem tem dentes abertos é a simples colagem do dente. No caso de fraturas ou quebras, esse tipo de tratamento é adequado. Mas vai depender de paciente para paciente, assim como qualquer tratamento.
E por fim, o preenchimento com resina é também um método interessante de tratamento. Nesse caso, o paciente pode preencher o dente menor que está aberto com resina e o resultado é como se fosse um dente natural.
Conte com Agenda Consulta para encontrar profissionais para fazer o tratamento mais adequado.
Encontre o melhor dentista perto de você acessando www.agendaconsulta.com