Agenda Consulta

Dente aberto: o que é, por que ele fica assim e como cuidar

Blog Agenda Consulta Entenda mais sobre a condição de dente aberto, por que acontece e como tratar.
Dente aberto: o que é, por que ele fica assim e como cuidar

Publicado em: 21 de julho de 2022

Última atualização em: 12 de agosto de 2022

Um dente aberto pode incomodar de várias maneiras. Afinal, estamos falando de uma situação que pode causar incômodos gerais do ponto de vista físico e estético. Por isso, neste artigo da Agenda Consulta, entenda tudo sobre dente aberto e como esse problema pode ser corrigido de maneira saudável.

O que é dente aberto

Antes de mais nada, precisamos entender o que é dente aberto. Essa é uma condição muito comum e que pode afetar as pessoas de várias maneiras. Um dente aberto nada mais é do que um dente que está mais afastado do outro ou sem alguma parte de sua estrutura.

Isso pode ter sido causado por fatores de choque (batidas) ou até mesmo pode ser algo genético, que se consolidou dessa forma após a perda dos dentes de leite. O mais importante é sempre buscar um profissional adequado para ajudar no diagnóstico e buscar pelo tratamento mais adequado para a situação.

dente aberto

Por que o dente abre

Um dente aberto pode causar desconfortos inúmeros para quem sofre. Desde dores até mesmo desconfortos estéticos quando os dentes abertos são os frontais. E as causas são muito variadas, podendo ser:

  • Cáries.
  • Fraturas.
  • Bruxismo.

Cáries

As cáries são muito prejudiciais para os dentes e podem levar a quadros sérios e dificultosos para tratamentos. No caso de dentes abertos causados por cárie, esses dentes podem ter sofrido perfurações devido às bactérias que deixam os dentes mais frágeis.

Fraturas

Outro fator que pode provocar a abertura na dentição é a fratura do local. Isto é, se você bater os dentes em algum lugar, a força do impacto pode causar fraturas que vão separar os dentes.

Nesse caso, é comum que haja sangramento na gengiva e o primeiro passo para tratar é conter o sangramento com gases.

Bruxismo

O bruxismo é também uma causa muito comum de separação dentária. Os dentes podem se separar devido ao atrito que o bruxismo causa na boca. Inclusive, se você não sabe o que é bruxismo, leia o nosso artigo sobre o tema: Entendendo o que é bruxismo.

Como cuidar do dente aberto

O dente aberto pode causar uma série de desconfortos e, por isso, tratá-lo é fundamental para garantir bem-estar e saúde.

Assim sendo, veja como pode ser feito o tratamento de dente aberto:

  • Restauração do canal.
  • Colagem do dente.
  • Preenchimento com resina.

Restauração do canal

A restauração do canal é o primeiro tratamento mais recomendado para quem sofre com dentição aberta. Afinal de contas, essa condição pode surgir justamente por problemas no canal que eventualmente podem deixar os dentes soltos.

Leia mais sobre tratamento de canal.

Colagem do dente

Outro tipo de tratamento adequado para quem tem dentes abertos é a simples colagem do dente. No caso de fraturas ou quebras, esse tipo de tratamento é adequado. Mas vai depender de paciente para paciente, assim como qualquer tratamento.

Preenchimento com resina

E por fim, o preenchimento com resina é também um método interessante de tratamento. Nesse caso, o paciente pode preencher o dente menor que está aberto com resina e o resultado é como se fosse um dente natural.

Conte com Agenda Consulta para encontrar profissionais para fazer o tratamento mais adequado.

Encontre o melhor dentista perto de você acessando www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.