Agenda Consulta

Herpangina: Sintomas, causas e tratamento

Blog Agenda Consulta Entenda o que é herpangina e saiba mais sobre esse quadro de lesões na orofaringe.
Herpangina: Sintomas, causas e tratamento

Publicado em: 28 de setembro de 2022

Última atualização em: 29 de setembro de 2022

Você já ouviu falar em herpangina? Neste texto, você entenderá o que é essa doença, quais são os principais sintomas e outros fatores relevantes sobre a temática. Confira lendo o conteúdo até o fim.

O que é Herpangina cid?

A herpangina nada mais é do que um tipo de alteração febril que causa lesões ulcerativas e também vesiculares na região mucosa da orofaringe. A causa do problema está relacionado com numerosos vírus Coxsackie do grupo A, e também, em alguns casos, por outros enterovírus.

Costuma acometer crianças de 3 a 10 anos, mas também pode aparecer em qualquer idade. A enfermidade provoca feridas na boca e na garganta, assim como nos pés, nádegas e mãos.

As lesões apresentam uma base branca com bordas vermelhas, e podem ser bem dolorosas. Além disso, o indivíduo pode apresentar dor de cabeça, dificuldade para engolir, febre, etc.

No CID-10, a herpangina possui a classificação B08.5.

Herpangina é estomatite? Qual a diferença entre herpangina e estomatite?

Na realidade, ambas as doenças são causadas por enterovírus, e apresentam sintomas semelhantes, como febre e perda de apetite. A maior diferença entre as duas é que a Herpangina provoca lesões no palato mole, amígdalas e garganta, enquanto a estomatite pode ocasionar lesões na parte mais da frente da boca.

Herpangina tempo de contágio

O período de contágio pode durar de três a seis semanas. Durante esses dias, o vírus estará passando pelo processo de incubação, o que significa que a criança sequer apresentará sintomas de que está doente. A transmissão acontece quando a criança entra em contato com as fezes infectadas e leva a mão à boca, transmitindo o vírus para dentro do seu organismo.

Por isso é importante ficar atento e sempre orientar a criança a lavar bem as mãos, de forma periódica, além de ensiná-la que colocar a mão suja na boca pode ser perigoso – inclusive para a saúde bucal em si.

O que alivia herpangina? Herpangina tratamento

A herpangina pode ser aliviada por meio da administração de analgésicos prescritos pelo médico. Além disso, o ideal é que a criança fique repousando durante alguns dias, bem como a hidratação deve ser mantida com muita atenção. Isso porque o tratamento consiste em, justamente, ingerir bastante líquido para auxiliar na recuperação dos tecidos lesionados.

Quantos dias dura a herpangina?

A infecção causada pelo vírus pode ter uma duração de até 10 dias, depois do aparecimento dos primeiros sintomas. Sendo assim, é importante auxiliar a criança nesta fase, com paciência e atenção, uma vez que as lesões dolorosas possam ser bastante desconfortáveis para ela.

Como tratar herpangina em bebê?

Na realidade, o pediatra é quem poderá prescrever o tratamento ideal para cada caso. Isso porque pode ser possível administrar analgésicos e remédios para a febre, além disso, a ingestão de líquidos também deve acontecer com uma frequência razoável.

Veja também: Pulpite: Distúrbios da boca e dos dentes

Conclusão

A herpangina, apesar de dolorosa, não é considerada um quadro grave, mas exige atenção médica para que as lesões sejam avaliadas e a dor aliviada por meio da administração de medicamentos. Se o seu filho apresenta sinais do problema, procure um médico.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.