Agenda Consulta

Pulpite: Distúrbios da boca e dos dentes – Entenda tudo sobre o assunto

Blog Agenda Consulta Entenda o que é pulpite, como ela surge e como tratar.
Pulpite: Distúrbios da boca e dos dentes – Entenda tudo sobre o assunto

Publicado em: 26 de setembro de 2022

Última atualização em: 26 de setembro de 2022

A pulpite é uma condição dentária que pode deixar o paciente com muitas dores intensas na boca. Afinal de contas, trata-se de um tipo de distúrbio que está ocorrendo na parte interna do dente, que é difícil identificar mas dói bastante.

Antes de prosseguir com o artigo da Agenda Consulta, é importante você entender que esse tipo de problema precisa de tratamento e urgente. Por isso, sempre que você tiver qualquer dor, sensação ou sintoma nos dentes, gengiva ou boca em geral, procure um dentista para um diagnóstico preciso e adequado.

Continue lendo para entender mais sobre Pulpite.

dor pulpite

Quais são os sintomas da pulpite?

Os sintomas da pulpite podem ser inúmeros, a depender do caso e da gravidade em questão. No entanto, é muito comum que a pulpite esteja relacionada, principalmente, a dor intensa no dente em que está com o problema.

Ela provoca uma dor de dente muito intensa e, por isso, o dente pode se tornar até mesmo sensível à pressão. Isto é, mastigar e até mesmo falar e encostar os dentes uns nos outros, pode ser algo terrivelmente doloroso para o paciente que está com pulpite.

Por isso, identificar a pulpite através dos sintomas não é algo tão simples, embora seja muito dolorido, já que pode começar com uma dor de dente e subir a intensidade da dor com o tempo. Procure um dentista o quanto antes assim que os primeiros sintomas de dor surgirem.

Veja também: Como curar dor de dente em 5 segundos: É possível?

Como tratar a pulpite?

Para tratar a pulpite você precisa, antes de mais nada, encontrar um profissional de saúde bucal. Ele poderá entender, diagnosticar e receitar um tratamento adequado para o seu caso. Afinal, cada caso é um caso e não existe receita e nem regra, tudo vai depender da avaliação médica.

No entanto, alguns tratamentos comuns e que podem ser implementados para tratar a pulpite, são esses aqui:

  • Remoção de cáries existentes nos dentes;
  • Tratamento com antibióticos para eliminar bactérias;
  • Tratamento de canal para situações que assim forem necessárias;
  • Restauração completa do dente que está com pulpite.

Quando a pulpite é tratada de maneira adequada, a dor pode desaparecer completamente, já que o inchaço é também eliminado. No entanto, o tempo que demora para tratar pulpite vai depender de paciente para paciente e de tratamento para tratamento.

Mas é importante deixar claro que nem sempre o tratamento de pulpite pode ser efetivo, já que existem alguns tipos de pulpite que são irreversíveis. Isto é, aqueles dentes que estão deteriorados e não podem mais ser recuperados, não podem ser tratados.

Nesse caso, a pulpite pode ser corrigida com a remoção do dente em questão ou, em alguns casos, via tratamento de canal. Tudo vai depender do diagnóstico do paciente.

Caso a pulpite seja severa e avançada, levando o paciente a ter febre, medicamentos orais (antibióticos) também podem ser prescritos pelo dentista. Afinal, nesse caso, trata-se de uma inflamação que progrediu.

Como reverter a pulpite?

Para reverter a pulpite você precisa considerar alguns aspectos importantes na identificação do problema e do tratamento. Quanto antes procurar um dentista ao sinal da primeira dor, mais chances de reverter a pulpite.

No entanto, isso não significa que o tratamento vai revertê-la na hora. Em alguns casos, inclusive, a pulpite pode ser irreversível. Quando o caso é irreversível, a pulpite pode trazer problemas ainda maiores e necessidades de tratamento ainda mais invasivos, como a remoção do dente.

De maneira geral, para reverter a pulpite o dentista poderá escolher algum método de tratamento de acordo com a necessidade do paciente, como:

  • Remoção de cáries existentes nos dentes;
  • Tratamento com antibióticos para eliminar bactérias;
  • Tratamento de canal para situações que assim forem necessárias;
  • Restauração completa do dente que está com pulpite.

Veja também: Dente quebrado: o que fazer quando isso acontece?

pulpite

Como tratar pulpite em casa?

Para tratar a pulpite em casa você precisa, antes de mais nada, procurar ajuda de um dentista. Afinal, é ele quem vai prescrever remédios quando necessários e você poderá fazer o uso deles em casa.

Além disso, você pode fazer todos os processos naturais de prevenção, como: escovar os dentes, usar fio dental e procurar um dentista de maneira rotineira. Assim, ao primeiro sinal de uma cárie, a pulpite pode ser tratada sem tanta invasão.

Como matar o nervo do dente com remédio caseiro?

O indicado é buscar ajuda de um dentista em todos os casos de dor de dente. Afinal, a dor de dente pode ser absolutamente simples ou pode indicar um problema muito mais grave, como é o caso da pulpite.

Remédios caseiros, como o cravo-da-índia, podem ajudar a controlar um pouco da dor. Mas o tratamento efetivo só poderá ser feito por um dentista.

O que fazer quando o dente está latejando?

Você deve procurar um dentista. Essa é a melhor maneira de tratar o problema de dente latejando. Afinal, pode ser apenas uma inflamação devido algum alimento diferente na sua rotina ou pode ser um problema mais grave, como uma cárie se desenvolvendo ou já em estágio avançado no interior do dente.

Nesse caso, o dente latejando pode ser, até mesmo, pulpite.

O que é bom para matar o nervo do dente?

O indicado é buscar ajuda odontológica para que haja um entendimento do que está, de fato, causando dor no nervo do dente. O Cravo-da-índia pode ajudar a eliminar a dor de dente, mas buscar ajuda profissional é fundamental.

O que fazer para aliviar a dor de dente canal?

O cravo-da-índia pode ser um remédio caseiro para ajudar a aliviar a dor. No entanto, é preciso buscar ajuda profissional para entender qual é o melhor tratamento para o seu caso. Inclusive, o dentista poderá receitar remédios para aliviar a dor e deixar a sua dor de dente menos intensa, pelo menos, por algum tempo até que o tratamento definitivo resolva o problema.

Conclusão

Como você viu, pulpite é um problema grave que pode levar até mesmo a necessidade de extração dos dentes comprometidos. Por isso, ao primeiro sinal de dor de dente, procure um dentista para entender o que pode ser essa dor e começar o tratamento o quanto antes.

Conte com Agenda Consulta para encontrar as melhores oportunidades de dentistas perto de você.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.