Agenda Consulta

Qual a importância de uma boa saúde bucal?

Blog Agenda Consulta A saúde bucal é importante não apenas para a boca em si. Mas para todas as circunstâncias da sua vida. Afinal, saúde bucal é bem-estar!
Qual a importância de uma boa saúde bucal?

Publicado em: 06 de julho de 2022

Última atualização em: 07 de julho de 2022

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas não se dão conta da real importância de uma boa saúde bucal. Há ainda quem associe os cuidados com a higiene bucal apenas como algo estético ou focado na autoestima. Porém, é claro que esses cuidados vão muito além disso!

Afinal, a nossa boca pode ser a porta de entrada para uma série de problemas, quando não é bem cuidada. Por isso, a Agenda Consulta algumas informações imprescindíveis sobre o assunto para você saber mais. Confira!

importância da saúde bucal

Qual a importância de uma boa saúde bucal?

Afinal, qual a importância de uma boa saúde bucal? Abaixo listamos 7 pontos de atenção que você pode considerar para compreender melhor o assunto: 

1. Hálito agradável

Manter um hálito agradável é indispensável para que a sua imagem profissional, por exemplo, seja mantida. Afinal, é muito desconfortável conversar com alguém que possa estar com problemas de mau hálito, não é mesmo?

Sendo assim, um dos pontos importantes com relação à saúde bucal é justamente garantir um hálito mais agradável ao longo do dia.

2. Protege a saúde do coração

Existem diversos problemas de saúde bucal, como infecções e inflamações que, quando não tratadas, podem colocar outros órgãos em risco.

É o caso de problemas como endocardite bacteriana. Neste caso, bactérias presentes em doenças bucais não tratadas podem se espalhar pela corrente sanguínea, causando uma inflamação no tecido do coração e colocando a saúde do indivíduo em risco.

3. Protege contra o desenvolvimento de cáries

As cáries podem prejudicar não apenas a estética, como o bem-estar de qualquer pessoa. Em muitos casos, quando o problema avança, ele pode ocasionar dor e desconfortos que, em alguns momentos, podem atrapalhar a vida do indivíduo.

Além disso, se não houver intervenção profissional, o problema pode avançar e o dente poderá ser perdido.

4. Evita o tártaro

O tártaro nada mais é do que o endurecimento das placas bacterianas sobre o dente. Esse tipo de problema, em um primeiro momento, pode ser visto como simples e inofensivo por algumas pessoas. Porém, a verdade é que esse tipo de quadro pode evoluir, prejudicando a saúde bucal de uma forma geral.

5. Aumenta a autoestima

Sim, os cuidados com a saúde bucal também estão intimamente relacionados com a autoestima das pessoas. Afinal, quem é que não se sente bem consigo mesmo quando vê no espelho um sorriso bonito, alinhado e bem cuidado? 

Pois é! Por isso, a importância de uma boa saúde bucal se relaciona com essa sensação de autoestima e com uma autoimagem mais positiva.

saúde bucal

6. Impacta na qualidade de vida

A qualidade de vida das pessoas também é impactada pelos cuidados com a saúde bucal. Pois pare e pense: sentir incômodos, dores, ter que lidar com mau hálito ou ainda ter baixa autoestima por conta do sorriso são problemas que prejudicam o bem-estar de qualquer indivíduo, concorda?

Em contrapartida, quando os dentes e a gengiva estão saudáveis, o sorriso bonito e de acordo com o que a pessoa gostaria de ter, a qualidade de vida pode ser muito mais explorada, não é mesmo?

7. Garante a longevidade dos dentes

Os cuidados com os dentes garantem que toda a estrutura bucal se mantenha forte e saudável por muito mais tempo.

Isso significa que, na via contrária, os dentes podem perder força e sustentação, caso os cuidados bucais não aconteçam. Em muitas situações, essa perda de força e sustentação também é a mola propulsora da extração de dentes e a necessidade de uso de próteses.

Sendo assim, a importância de uma boa saúde bucal está relacionada com a longevidade do sorriso de qualquer pessoa.

Veja também quando ir ao dentista.

Como garantir uma boa saúde bucal?

Até aqui você já pôde ver uma série de informações importantes com relação à importância de uma boa saúde bucal, certo? 

Porém, quais são os cuidados importantes para garantir que a saúde bucal seja mantida? Abaixo elencamos algumas dicas simples e práticas:

1. Escove os dentes corretamente

Escove os dentes sempre depois de qualquer refeição. Lembre-se de que uma boa escovação deve durar, no mínimo, 3 minutos. Garanta uma boa higienização escovando cada dente, na frente, do lado, atrás e em direções que “expulsem” a sujeira. Também lembre-se de escovar os dentes antes e depois de dormir.

2. Use fio dental todos os dias

O uso do fio dental deve acontecer de uma a duas vezes por dia. Menos do que isso, as sujidades poderão ficar entre os dentes, causando a proliferação de bactérias.

3. Invista em enxaguantes bucais

Os enxaguantes bucais também são ótimos para garantir a higienização dos dentes, livrando-os do desenvolvimento de diversos problemas bucais.

Use-os de uma a duas vezes por dia (pode ser de manhã e de noite) e garanta um boca mais protegida, saudável e com hálito fresco.

4. Evite alimentos ricos em açúcar

Os alimentos ricos em açúcar são verdadeiros vilões da saúde bucal. Por isso, evite-os sempre que possível. E lembre-se: se consumir algum doce, procure escovar os dentes o mais rápido possível.

5. Cuidado com o cigarro

O cigarro também é um dos inimigos da saúde bucal. Sendo assim, evite o consumo deste para garantir uma proteção a mais para os seus dentes e para a boca como um todo.

6. Visite regularmente o dentista

A visita regular ao dentista pode ajudar na hora de detectar problemas que estão apenas começando. Assim, é possível investir em tratamentos rápidos e assertivos.

Ao mesmo tempo, a visita regular é importante para tirar dúvidas, higienizar profundamente os dentes, etc. Essa visita deve acontecer, no mínimo, a cada 6 meses.

7. Evite consumir álcool em excesso

O álcool pode acabar desgastando o esmalte do dente. Por isso, se for possível, evite esse consumo e tente não exagerar na quantidade consumida em momentos específicos.

Com essas dicas, certamente você conseguirá oferecer mais saúde bucal para si mesmo. Cuide-se e lembre-se: visite regularmente o dentista para garantir ainda mais saúde e bem-estar.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.