Agenda Consulta

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Blog Agenda Consulta
Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Publicado em: 11 de dezembro de 2020

Última atualização em: 11 de dezembro de 2020

Muitos se questionam quando é o momento exato de fazer uma avaliação odontológica e outros apenas só vão ao profissional quando realmente apresentam algum problema bucal.

A ida ao dentista deve ser feita de forma periódica, geralmente de 6 em  6 meses, exceto se surgir algum problema. Isso deve ser feito justamente para prevenir doenças e evitar que haja a perda dos dentes de forma prematura.

Porém, muitas pessoas não conseguem ir simplesmente por questões de medo, principalmente da temida maquininha de limpeza, que faz um barulho um pouco chato, mas que é muito importante para garantir dentes mais limpos e saudáveis.

Hoje te mostraremos não somente quando você deve procurar um dentista, mas te ensinaremos locais confiáveis e como você pode se livrar do medo de ir ao profissional que garante a sua saúde bucal.

Quando fazer uma avaliação odontológica

 

O ideal é que avaliação odontológica seja feita de forma a prevenir um possível problema e não para tratar um problema. Porém, infelizmente essa é uma realidade que não acontece muito, pois a maior parte da população só costuma procurar o dentista quando apresenta algum problema nos dentes.

A avaliação odontológica deve ser feita de no máximo 6 em 6 meses, mas você pode ir ao dentista de 4 em 4 meses se puder, não tem problema algum. O importante é ir com frequência para avaliar a sua saúde bucal.

As avaliações periódicas ajudam a identificar se os seus dentes estão sendo cuidados direito no dia a dia e ajudam a prevenir problemas dentários, o que evita problemas como a extração de dentes e por isso acaba evitando também muitos outros problemas e gasto com próteses dentárias.

Os tratamentos odontológicos mais procurados atualmente são aparelhos ortodônticos, prótese dentária e implante dentário.

Motivos mais comuns de ir ao dentista e fazer uma avaliação odontológica

 

Como falamos anteriormente, a maioria das pessoas só vão ao dentista para tratar problemas, não preveni-los e isso é extremamente errado. Veja a seguir os principais problemas dentários que levam muitas pessoas aos consultórios odontológicos.

– Dor de dente

 

Esse motivo é um dos mais clássicos. Porém a dor de dente significa que já existe um problema instalado no dente, o que pode dificultar o tratamento e até ter a extração como consequência.

– Fratura dental

 

A fratura dental é a quebra do dente e isso também é comum de acontecer.

– Problemas ortodônticos

 

Problemas relacionados à distúrbios de mordidas ou dentes desalinhados são muito comuns e levam muitas pessoas aos consultórios para fazer uma avaliação odontológica.

– Problemas com o siso

 

Sendo dentes problemáticos para muitas pessoas, o siso pode provocar muita dor, crescer de modo incorreto ou viver inflamando. A melhor recomendação é a extração desse dente, já que ele não é utilizado.

Prevenção aos problemas de dente

 

A prevenção aos problemas dentários é muito importante, pois evita dor, problemas bucais e evita que você gaste dinheiro com tratamentos que muitas vezes são bem caros. Por isso a avaliação odontológica é importante.

Além disso, não basta somente ir ao dentista. É necessário também que você escove os dentes de forma correta após as refeições diárias e use o fio dental.

Em resumo

 

Não vá ao dentista apenas quando os problemas surgirem, pois pode ser tarde demais. Faça uma avaliação odontológica de forma que venha a prevenir problemas e tratar de forma eficiente algum possível problema no momento.

Na Agenda Consulta você consegue dentistas de confiança e pagando um preço muito baixo. Então, agora a falta de dinheiro não é mais uma desculpa para não cuidar dos dentes.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.