Agenda Consulta

Mau hálito: Causas, tratamentos e muito mais!

Blog Agenda Consulta Conheça as possíveis causas do mau hálito e saiba quais cuidados você pode tomar em casa.
Mau hálito: Causas, tratamentos e muito mais!

Publicado em: 11 de agosto de 2022

Última atualização em: 19 de agosto de 2022

Sem dúvidas, o mau hálito é um problema capaz de impactar a autoestima e o bem-estar de qualquer pessoa. Afinal, o mau cheiro pode ser desagradável em situações sociais e, em casos extremos, pode fazer com que a pessoa se sinta envergonhada e comece a se isolar.

Por conta disso, fizemos este conteúdo com dicas de como acabar com mau hálito, além de apresentar informações se há remédio para mau hálito na farmácia. Confira lendo até o fim!

Mau hálito
Mau hálito

O que causa mau hálito?

São diversas as potenciais causas do mau hálito, por isso, sempre recomendamos que você converse com o seu médico ou dentista para avaliar o caso com mais precisão.

Assim sendo, tenha em mente que este conteúdo visa ser informativo, e não um diagnóstico para o seu caso, ok? Por isso, elencamos questões que podem desencadear o mau odor na boca, desde fatores de higiene até as relacionadas com doenças. Confira:

Cuidados com a escovação e higienização

Sem dúvidas, a forma como higienizamos os dentes, a língua e as bochechas, faz toda a diferença no nosso hálito. Por isso, verifique se alguns desses equívocos podem estar ocasionando o mau odor:

  • Se você não usa fio dental com frequência, pode ser que o problema do mau hálito esteja associado a esse hábito negativo. Afinal, no meio dos dentes podem permanecer restos de alimentos, que tornam a região propícia para a proliferação de bactérias que causam o mau cheiro.
  • Uma escovação inadequada também pode causar mau hálito. É o caso de escovar os dentes muito rápido, fazer movimentos inadequados ou usar cremes dentais de baixa qualidade. Uma dica para melhorar a sua escovação é fazendo-a com calma, por no mínimo 3 minutos, e tendo consciência de que “varreu” todos os dentes.
  • A falta de escovação também é um problema. Se você costuma escovar poucas vezes ao longo do dia, certifique-se de mudar esse hábito, a fim de melhorar a sua saúde bucal.
  • Um enxaguante bucal de qualidade também pode ajudar na hora de combater o mau hálito. Se você ainda não usa, considere essa possibilidade.

Doenças que causam mau hálito

Quase todo mundo sabe que o tártaro causa mau hálito, assim como outras doenças também podem desencadear esse problema.

 Por isso, ficar atento ao estado de saúde de uma maneira geral é muito importante. Veja alguns exemplos de doenças que podem causar o mau odor:

  • Gengivite;
  • Cárie;
  • Refluxo; 
  • Gastrite;
  • Sinusite.

Por isso, manter a visita periódica ao dentista e ao seu médico é importante para garantir não somente a saúde bucal, como também de todo o organismo.

Outras possíveis causas do mau hálito

Existem outros problemas que podem desencadear o mau hálito, como a má hidratação, alimentação recente com alimentos que possuem cheiro forte, boca seca, presença de placas bacterianas sobre a língua ou nas amígdalas, etc.

O que é bom para mau hálito? Como tirar mau hálito?

Saber como tirar mau hálito rápido caseiro pode ser um bom caminho, mas é preciso cautela. Isto é, cuidado para não investir em receitas caseiras que possam ser prejudiciais à saúde, como o uso de substâncias não adequadas para a saúde bucal.

Abaixo trouxemos alguns apontamentos que podem lhe ajudar:

Remédio para mau hálito

Nas farmácias, é possível encontrar alguns tipos de remédio para mau hálito. De todo modo, é muito importante evitar a automedicação e sempre conversar com o seu médico antes de investir em algum produto nesse sentido, ok?

Spray para mau hálito

Na farmácia também é possível encontrar alguns tipos de spray para mau hálito. São diversas marcas, e com diversos sabores diferentes. O processo de aplicação é simples: basta você borrifar o spray na boca e pronto.

Como tirar o mau hálito da boca caseiro

O mau hálito vindo da garganta, muitas vezes, pode estar relacionado com alguns problemas de saúde. Neste caso, a busca pelo apoio médico é fundamental.

Ao mesmo tempo, será que existe remédio caseiro para mau hálito estomacal? Bem, nesse caso, é preciso, antes de qualquer coisa, investigar para saber se o mau hálito vem do estômago ou não. Novamente, o contato com o profissional da saúde é muito importante.

Entendida a causa do problema, é possível investir em alguns tipos de chás que melhoram a digestão, por exemplo, além de evitar alimentos que possam ser gatilhos para gastrite e outros problemas estomacais.

Inclusive, em alguns casos o vinagre de maçã pode ajudar a equilibrar a acidez do estômago, diminuindo o mau hálito causado por isso.

Curar mau hálito com bicarbonato

Você sabia que é possível, em alguns casos, acabar com mau hálito com bicarbonato? Isso porque, em alguns casos, essa substância pode ajudar a eliminar bactérias que causam o mau odor. 

Para isso, basta misturar um pouquinho de bicarbonato em um copo de água e fazer o bochecho uma vez ao dia. A limpeza dos dentes poderá ser potencializada, o que melhora o hálito em muitas circunstâncias.

Tratamento para mau hálito – Procure um dentista!

O mau hálito em crianças e adultos pode ser desagradável, impactando a autoestima e o bem-estar do indivíduo.

Por isso, buscar o tratamento para mau hálito não solucionado pode ser um bom caminho. Em alguns casos são necessárias intervenções do dentista, pois como vimos, cáries e outros problemas de saúde podem ser a mola propulsora do problema.

Sendo assim, a nossa recomendação é que você procure um profissional qualificado para que ele avalie o seu caso. Afinal, cada situação exige um tratamento específico, a fim de atingir um bom resultado e eliminar o mau odor na boca.

Ao mesmo tempo, não se esqueça de manter a higiene bucal sempre em dia, visando diminuir a proliferação de bactérias e demais problemas. Assim, você terá resultados bastante promissores.

Conclusão

O mau hálito pode ser causado por uma série de fatores. Investigar a causa raiz é muito importante para que o melhor tratamento seja prescrito.

Por conta disso, um bom caminho é procurar um profissional habilitado e qualificado, ao mesmo tempo em que se investe em estratégias caseiras de cuidados com a saúde bucal. Cuide-se!

Encontre o melhor dentista perto de você acessando www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.