Agenda Consulta

Quais os Modelos de Aparelho Ortodôntico?

Blog Agenda Consulta
Quais os Modelos de Aparelho Ortodôntico?

Publicado em: 02 de novembro de 2020

Última atualização em: 02 de novembro de 2020

Quais os Modelos de Aparelho Ortodôntico, sabemos que existem vários atualmente e que cada um deve ser usado para uma determinada finalidade e respeitando cada caso clínico, além também da disponibilidade financeira.

Cada caso ortodôntico deve ser avaliado por um dentista responsável que dirá quais são os aparelhos mais indicados para a situação e qual é  a faixa de preço de cada um deles.

Sendo assim, hoje em dia ficou muito mais fácil aderir o uso dos aparelhos ortodônticos, se tornando até mesmo um acessório utilizado não somente por questões de saúde e estética bucal, mas também como uma espécie de moda.

Está pensando em começar a usar aparelho? Não sabe quais são os modelos que existem e nem para quais situações são mais indicados? A seguir iremos esclarecer essas e outras dúvidas quanto aos aparelhos dentários.

Quais os modelos de aparelho ortodôntico existem?

– Aparelho fixo

 

O aparelho ortodôntico fixo é um dos mais utilizados. A estrutura desse aparelho é metálica e composta por bandas, fios e braquetes. Esse aparelho por ser fixo, sem dar a possibilidade de remoção, é um dos que apresentam melhores resultados no tratamento, já que o paciente não pode interferir no tratamento tirando e colocando o aparelho.

O aparelho fixo é usado para puxar os dentes, fazendo com que assim ele vá para a posição correta.

– Aparelho fixo estético

 

O aparelho fixo estético possui os mesmos componentes do aparelho fixo, a única diferença é que os materiais utilizados são diferentes e de cor transparente, o que dão uma melhor aparência ao aparelho ortodôntico.

Ele tem a função de também corrigir o posicionamento dos dentes, alinhando-os e levando para o seu correto posicionamento.

– Aparelho móvel

 

O aparelho móvel é muito utilizado em crianças que ainda não possui os dentinhos definitivos. Ele mesmo sendo móvel, para garantir bons resultados, devem ser utilizados constantemente.

Esse tipo de aparelho tem como principal objetivo manter os dentes nas posições corretas e por isso ele é muito indicado após a retirada do aparelho ortodôntico fixo.

– Aparelho expansor palatino

 

Esse tipo de aparelho é pouco conhecido, pois ele é usado em alguns casos específicos. O expansor palatino é um aparelho utilizado para resolver problemas de mordida cruzada em jovens, pois ele ajuda a aumentar a largura do céu da boca.

– Aparelho alinhador

 

O aparelho ortodôntico alinhador é um modelo que possui uma melhor aparência estética. Eles são quase invisíveis e são muito sofisticados, sendo confeccionados sob encomenda por meio de um software, o que encarece muito esse aparelho.

Como o próprio nome indica, ele serve para alinhar os dentes. Esse modelo também é o mais indicado para quem possui alguma espécie de alergia ao metal (níquel) que existe na composição de aparelhos metálicos.

– Aparelho lingual

 

Esse tipo de aparelho é utilizado para situações mais simples, sendo assim utilizado por um período mais curto. Eles possuem a mesma função de um aparelho fixo, mas o aparelho lingual possui uma melhor estética.

Os braquetes desse aparelho ficam colados na parte interna dos dentes, ficando assim escondidos e em contato com a língua.

Conclusão

 

Sabendo qual é o aparelho ortodôntico e qual é a sua finalidade, fica mais fácil de entender qual você poderá utilizar e quais as possíveis opções o dentista irá indicar para o seu caso.

Não se desespere se a princípio você não puder utilizar o aparelho que você quiser, pois com o passar do tempo durante o tratamento você terá a possibilidade de migrar para outro tipo de aparelho, caso o seu caso dentário clínico permita.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.