Agenda Consulta

Quando Devo ir ao Psicólogo?

Blog Agenda Consulta Um psicólogo pode te ajudar a refletir melhor sobre as suas ações, sobre os seus sentimentos e emoções, mostrando como esses fatores afetam a sua vida e como você pode se tornar uma pessoa mais inteligente emocionalmente
Quando Devo ir ao Psicólogo?

Publicado em: 14 de setembro de 2020

Última atualização em: 01 de novembro de 2022

Muitas pessoas se perguntam quando devo ir ao psicólogo e acreditam que indo em um consultório de psicologia serão taxadas como problemáticas ou até mesmo loucas.

No entanto, ir ao psicólogo não significa que a pessoa está louca ou perdeu o controle de sua própria vida.

Atualmente esse estereótipo da psicologia (que diz que só pessoas loucas vão ao psicólogo) vem sendo quebrado, pois a psicologia vem sendo amplamente usada para desenvolvimento pessoal.

Porém, isso é algo que ainda faz com que muitas pessoas, que até mesmo precisam muito de ajuda, permaneçam longe de terapias.

Psicologia como um termo não é tão complexo em comparação com o que faz. A psicologia estuda principalmente a mente e o comportamento humano.

Quando devo ir ao psicólogo

A resposta é que não há hora perfeita quanto à ir ao psicólogo. Você pode ir a qualquer momento, principalmente quando sentir necessidade.

Se você se sente bem mentalmente e deseja experimentar sessões de terapia, também não há problema nenhum nisso, pois esse profissional pode te ajudar muito a alcançar o autoconhecimento, que é muito importante.

Não se prenda em um momento para ir em um consultório de psicologia, simplesmente vá, principalmente se estiver se sentindo mal emocionalmente, pois isso com certeza te ajudará muito.

Porém, caso você não se sinta confortável em se deslocar até um consultório para realizar as sessões, tente experimentar terapia online. O importante é que você busque ajuda, principalmente se acredita haver necessidade disso.

A complexidade do ser humano

O ser humano é um ser complexo. Emoções, pensamentos, sentimentos e experiências são diferentes para pessoas diferentes, mas o que conecta todos é que todos enfrentam altos e baixos em sua vida.

Perturbação emocional, saúde mental, tristeza não são sintomas físicos que podem ser vistos, mas são experimentados pelas pessoas.

Se alguém é incapaz de se controlar, suas emoções podem até fazê-lo se sentir pior. Por fim, procurar a ajuda de um psicólogo é a única maneira de voltar a viver feliz.

Estresse e ansiedade

Certas facetas da vida são estressantes, e muitas situações – de uma entrevista de emprego a problemas de relacionamento – podem fazer com que você se sinta ansioso.

Estresse e ansiedade , se deixados para apodrecer, podem levar ao isolamento social , depressão e uma série de outros problemas.

Um psicólogo pode ajudá-lo a gerenciar o estresse e a ansiedade, encontrando a fonte ou a causa de seus problemas, bem como as maneiras apropriadas de superá-los.

Depressão

Sentimentos avassaladores de desamparo ou desesperança são sinais comuns de depressão .

Enquanto algumas pessoas acreditam que você pode simplesmente “sair” da depressão, isso raramente ocorre.

A depressão é um distúrbio de saúde mental comum em que as pessoas perdem o interesse pelas coisas, experimentam fadiga e muitas vezes têm problemas para gerenciar suas emoções.

Os psicólogos podem ajudá-lo a encontrar a fonte da depressão – geralmente o primeiro passo para se sentir melhor, além de ajudar nos processos de pensamento negativo .

Benefícios da terapia

Os benefícios de realizar sessões de terapia são inúmeros e ainda bem que a cada dia que passa a visão de que quem faz sessões de terapia é uma pessoa com problemas mentais, infeliz ou problemática vem caindo por terra. Veja a seguir alguns benefícios proporcionados pela terapia.

  • Aumenta o autoconhecimento e autoconfiança;
  • Faz você refletir mais sobre suas ações e o impacto dela na sua vida e na das pessoas que te cercam;
  • Te tornar uma pessoa mais questionadora;
  • Te ajuda a lidar com sentimentos e emoções;
  • Ajuda na superação de traumas;
  • Pode fazer com que você encontre motivação e mais sentido na vida;
  • Melhora seus relacionamentos interpessoais;
  • Aumenta a empatia;
  • Melhora a timidez.

A psicologia não diz respeito apenas ao campo médico, mas também se estende a outros campos. Mas estamos aqui preocupados com a psicologia em termos médicos.

Há muitos momentos em nossa vida que não sabemos o que fazer, que podemos achar que as coisas se perderam e que tudo o que está do lado de fora é maior que a gente, porém isso não é verdade, mas pode ser muito difícil de ser enxergado no momento.

Mas se você chegou até aqui é porque muito provavelmente está considerando a possibilidade de se consultar com um psicólogo. Certo? Então pode relaxar, pois no texto de hoje te mostraremos quando você deve ir ao psicólogo buscar ajuda.

Conclusão

Ao entrar em um consultório de psicologia você não irá se deparar com um bicho de sete cabeças, você apenas estará entrando em contato com um profissional que pode te ajudar a evoluir em todos os âmbitos da sua vida, seja pessoal como também profissional.

Por isso, tente experimentar fazer sessões de terapia. No início pode parecer um pouco estranho realmente se abrir com uma pessoa que você nunca havia visto antes, mas com o tempo você vai se acostumar e vai começar a perceber os benefícios que uma terapia pode trazer à sua vida.

Cadastre-se na Agenda Consulta e conheça todos os psicólogos disponíveis para realizar sua consulta. www.agendaconsulta.com

Agenda Consulta

Agenda Consulta

Economize nas suas consultas, exames, tratamentos odontológicos e medicamentos! Já ajudamos mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.